quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Apresentado em Vitória, programa da ONU que beneficiará moradores de São Pedro


noticias da grande vitoria  sa1 Apresentado em Vitória, programa da ONU que beneficiará moradores de São PedroNa manhã desta terça-feira (18), aconteceu a apresentação do Programa Conjunto da ONU,Segurança com Cidadania, programa piloto na área de Segurança Cidadã no Brasil e está sendo desenvolvido na região de São Pedro, em Vitória – reuniu jornalistas Capixabas na Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória.
Fome e miséria, educação básica, igualdade entre sexos e valorização da mulher, redução da mortalidade infantil, melhoria de saúde das gestantes, AIDS, malária e outras doenças, além de qualidade de vida e respeito ao meio ambiente foram assuntos também discutidos na reunião.
De acordo com a consultora da ONU, Marialina Antolini, a segurança vai muito além do que enxergamos. “Quando falamos em segurança, pensamos logo em polícia ou justiça, mas o programa tem uma proposta muito maior, muito mais ampla comparado ao que associamos. Queremos alcançar também a saúde, a educação, mobilidade urbana para criar realmente espaços seguros”, afirmou Antolini.
A reunião também teve em pauta uma proposta inicial de um curso para a imprensa que está sendo planejado pelo Programa. O objetivo é entender melhor a demanda da imprensa capixaba para adaptação da oficina à realidade local.
O histórico das atividades realizadas, assim como informações sobre o conceito de segurança cidadã, dos territórios integrantes do programa e documentos de referência podem ser encontrados no sitewww.segurancacomcidadania.org que será lançado no próximo dia 21 de setembro, como parte das comemorações para o dia Internacional da Paz.
O Programa
Prevenir a violência, criando ambientes mais seguros e saudáveis para meninos e meninas, entre 10 e 24 anos. As ações estão sendo realizadas em áreas geográficas específicas, escolhidas por meio de um edital público, que recebeu mais de 82 inscrições de várias regiões metropolitanas do país. São elas:
Bairro Itinga, em Lauro de Freitas (BA);
Região Nacional, em Contagem (MG);
Região Administrativa VII – São Pedro, em Vitória (ES).
Financiado pelo Fundo para o Alcance dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, o Programa Segurança com Cidadania é composto por seis agências do Sistema ONU: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN- HABITAT) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O Programa conta ainda com a parceria do Governo Federal, através do Ministério da Justiça. Em Vitória, a Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, da Prefeitura de Vitória, é parceira do Programa.
Alguns pontos positivos do Programa em São Pedro – Vitória
De acordo com dados do IBGE a redução da violência e da criminalidade no território não acompanhou os investimentos. A população ainda convive com situações de alta vulnerabilidade e diversas formas de violências. A região apresenta índices significativos relacionados à violência letal, especialmente entre jovens de 15 a 24 anos, e violência contra a mulher.
A aproximação entre polícia comunidade é um dos focos de trabalho do Programa Conjunto Segurança com Cidadania. No mês de setembro, a ONU-Habitat, agência das Nações Unidas que trabalha os assentamentos humanos, reuniu policias militares, guardas civis, moradores da região e técnicos da prefeitura em uma oficina a relação à polícia – comunidade.
Outra parte dele é o chamado Mérito Juvenil: um programa internacional de autodesenvolvimento e despertar de habilidades, incentivando e desafiando jovens a fazerem a diferença em suas próprias vidas, suas comunidades e no mundo. O Programa está sendo desenvolvido na região de São Pedro como uma ação do Programa Conjunto Segurança com Cidadania, através do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC). A ONG Cebrades é a responsável pela execução das ações em Vitória.
Existe também o Plano Integral Local de Convivência e Segurança Cidadã, que é um plano ousado, com projetos, metas, indicadores e objetivos a serem colocados em prática até 2016. O plano envolveu muita gente: moradores da região, técnicos de diversas secretarias da Prefeitura, inclusive aqueles que trabalham em São Pedro, membros governo do estado e do governo federal, policiais militares e civis, guardas municipais, entre outros. Foram jovens, idosos, mulheres, homens, que trabalham ou moram em São Pedro, que frequentam a região, que atuam em projetos sociais, culturais ou esportivos na área.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) envolverá adolescentes da região de São Pedro em oficinas para trabalhar a palavra, o sentido e a significação das formas de expressão. Além da oficina para trabalhar a palavra, o projeto realizará uma oficina audiovisual para a produção de um vídeo carta, que apresentará sonhos e anseios dos jovens locais para o desenvolvimento da região, e eventos culturais, com apresentações de bandas locais, batalha de MCs, grafitagem, sarau, exibição de vídeos, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook