Na manhã desta terça-feira (18), aconteceu a apresentação do Programa Conjunto da ONU,Segurança com Cidadania, programa piloto na área de Segurança Cidadã no Brasil e está sendo desenvolvido na região de São Pedro, em Vitória – reuniu jornalistas Capixabas na Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória.
Fome e miséria, educação básica, igualdade entre sexos e valorização da mulher, redução da mortalidade infantil, melhoria de saúde das gestantes, AIDS, malária e outras doenças, além de qualidade de vida e respeito ao meio ambiente foram assuntos também discutidos na reunião.
De acordo com a consultora da ONU, Marialina Antolini, a segurança vai muito além do que enxergamos. “Quando falamos em segurança, pensamos logo em polícia ou justiça, mas o programa tem uma proposta muito maior, muito mais ampla comparado ao que associamos. Queremos alcançar também a saúde, a educação, mobilidade urbana para criar realmente espaços seguros”, afirmou Antolini.
A reunião também teve em pauta uma proposta inicial de um curso para a imprensa que está sendo planejado pelo Programa. O objetivo é entender melhor a demanda da imprensa capixaba para adaptação da oficina à realidade local.
O histórico das atividades realizadas, assim como informações sobre o conceito de segurança cidadã, dos territórios integrantes do programa e documentos de referência podem ser encontrados no sitewww.segurancacomcidadania.org que será lançado no próximo dia 21 de setembro, como parte das comemorações para o dia Internacional da Paz.
O Programa
Prevenir a violência, criando ambientes mais seguros e saudáveis para meninos e meninas, entre 10 e 24 anos. As ações estão sendo realizadas em áreas geográficas específicas, escolhidas por meio de um edital público, que recebeu mais de 82 inscrições de várias regiões metropolitanas do país. São elas:
Bairro Itinga, em Lauro de Freitas (BA);
Região Nacional, em Contagem (MG);
Região Administrativa VII – São Pedro, em Vitória (ES).
Financiado pelo Fundo para o Alcance dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, o Programa Segurança com Cidadania é composto por seis agências do Sistema ONU: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN- HABITAT) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O Programa conta ainda com a parceria do Governo Federal, através do Ministério da Justiça. Em Vitória, a Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, da Prefeitura de Vitória, é parceira do Programa.
Alguns pontos positivos do Programa em São Pedro – Vitória
De acordo com dados do IBGE a redução da violência e da criminalidade no território não acompanhou os investimentos. A população ainda convive com situações de alta vulnerabilidade e diversas formas de violências. A região apresenta índices significativos relacionados à violência letal, especialmente entre jovens de 15 a 24 anos, e violência contra a mulher.
A aproximação entre polícia comunidade é um dos focos de trabalho do Programa Conjunto Segurança com Cidadania. No mês de setembro, a ONU-Habitat, agência das Nações Unidas que trabalha os assentamentos humanos, reuniu policias militares, guardas civis, moradores da região e técnicos da prefeitura em uma oficina a relação à polícia – comunidade.
Outra parte dele é o chamado Mérito Juvenil: um programa internacional de autodesenvolvimento e despertar de habilidades, incentivando e desafiando jovens a fazerem a diferença em suas próprias vidas, suas comunidades e no mundo. O Programa está sendo desenvolvido na região de São Pedro como uma ação do Programa Conjunto Segurança com Cidadania, através do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC). A ONG Cebrades é a responsável pela execução das ações em Vitória.
Existe também o Plano Integral Local de Convivência e Segurança Cidadã, que é um plano ousado, com projetos, metas, indicadores e objetivos a serem colocados em prática até 2016. O plano envolveu muita gente: moradores da região, técnicos de diversas secretarias da Prefeitura, inclusive aqueles que trabalham em São Pedro, membros governo do estado e do governo federal, policiais militares e civis, guardas municipais, entre outros. Foram jovens, idosos, mulheres, homens, que trabalham ou moram em São Pedro, que frequentam a região, que atuam em projetos sociais, culturais ou esportivos na área.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) envolverá adolescentes da região de São Pedro em oficinas para trabalhar a palavra, o sentido e a significação das formas de expressão. Além da oficina para trabalhar a palavra, o projeto realizará uma oficina audiovisual para a produção de um vídeo carta, que apresentará sonhos e anseios dos jovens locais para o desenvolvimento da região, e eventos culturais, com apresentações de bandas locais, batalha de MCs, grafitagem, sarau, exibição de vídeos, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!
Abração
Dag Vulpi