O
Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) apontou falhas em um
contrato para modernização da Linha 11 – Coral da
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e fez questionamentos aos
responsáveis pelo projeto. O despacho do conselheiro Antonio Roque Citadini
sobre o contrato firmado em 2010 foi publicado hoje (17) no Diário
Oficial do estado. O documento previa a compra de nove trens, cada um
por R$ 33,6 milhões, em um projeto parcialmente financiado pelo Banco Mundial.
A
Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos e a CPTM têm 30 dias para
apresentar as justificativas e documentos para esclarecer os pontos levantados
pelo tribunal.
Entre
os pontos sobre os quais foram solicitadas explicações estão as sucessivas
prorrogações da vigência do contrato. “É estranha a
contagem do prazo feita pela secretaria/CPTM”, ressalta
Citadini sobre as cinco mudanças na data de entrega do projeto, inicialmente
prevista para abril de 2013 e atualmente esperada para outubro de 2018. “Por que tanta prorrogação?”,
questiona o conselheiro.
Além
disso, Citadini aponta possíveis falhas de planejamento. “A
instalação do ATC [sistema de controle automático dos trens], neste momento do
contrato, também está causando atraso. Por que essa decisão não foi tomada
desde o início? O sistema ATC pela proposta, já existia? Se, não, por que não
foi previsto?”, questiona o conselheiro.
O
tribunal também quer o detalhamento das despesas efetuadas. Citadini pede, por
exemplo, a prestação de contas do convênio feito com o Banco Mundial, que
emprestou US$ 112, 9 milhões ao governo de São Paulo para o projeto. “As prestações de contas do Convênio citado ficaram a cargo
da CPTM. Existem relatórios dessas prestações?”,
pergunta o conselheiro em seu despacho.
Citadini
quer também que a CPTM precise quais foram os serviços prestados pela empresa
contratada, a francesa Alstom, e das subcontratadas para fornecimento de peças
e serviços.
Respostas
Em
nota, a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos e a CPTM informaram
que responderão, no prazo estabelecido, aos questionamentos do TCE.
Segundo
a CPTM, os nove trens previstos no contrato estão em operação na Linha 11-Coral
desde 2014. Já a Secretaria dos Transportes Metropolitanos informou que aplicou
R$ 9,5 milhões em multas à Alstom por não cumprimento de índices de performance
estabelecidos em contrato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!
Abração
Dag Vulpi