quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Russomanno cai 7 pontos e está com 27%; Serra tem 19% e Haddad 18%


Perda de intenções de voto do candidato do PRB detectada pelo Ibope a menos de uma semana do 1º turno embola cenário na sucessão paulistana

O candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, perdeu fôlego na reta final da campanha e caiu sete pontos porcentuais no período de uma semana. Foi de 34% para 27%, segundo a mais recente pesquisa Ibope/Estado/TV Globo. O tucano José Serra oscilou dois ponto para cima e está com 19%. O petista Fernando Haddad se manteve com 18%.

Até a semana passada, Russomanno tinha 16 pontos porcentuais de vantagem sobre o adversário mais próximo. Agora, a distância caiu pela metade, chegando a oito pontos. A apenas cinco dias da eleição, esse movimento tornou ainda mais indefinido o quadro para o 2º turno.

Apesar de terem trocado de posição numericamente, Serra e Haddad mantêm o empate técnico registrado na pesquisa anterior do Ibope, que foi concluída no dia 25 de setembro,
O candidato petista, que disputa com Russomanno o eleitorado da periferia da cidade, um tradicional reduto do PT, não se beneficiou da queda do líder. Gabriel Chalita, do PMDB, avançou três pontos porcentuais e chegou pela primeira vez a um resultado de dois dígitos na pesquisa - passou de 7% na sondagem anterior para 10% das preferências na nova pesquisa.

A taxa de intenção de votos de Russomanno é, agora, praticamente a mesma que ele tinha antes do início da propaganda eleitoral na TV. O maior índice que ele atingiu foi de 35%, na primeira quinzena de setembro.
Na pesquisa espontânea, aquela em que os entrevistados declaram a intenção de voto antes de ler a lista de candidatos, os três principais concorrentes aparecem ainda mais próximos: Russomanno tem 24%, Serra, 17%, e Haddad, 16%. Nessa modalidade, o candidato do PRB caiu cinco pontos em relação à pesquisa anterior.

A pesquisa espontânea é a que revela o voto mais consolidado, e também o grau de apatia e desinformação do eleitorado. Nada menos que 40% dos entrevistados não apontaram espontaneamente o nome de um candidato em que estão propensos a votar no domingo. Pouco mais de um quarto desse contingente afirma que pretende votar nulo ou em branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook