quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Estudantes capixabas promovem 14ª edição da Feira de Miniempresas da Junior Achievement


Você já imaginou como seria um grupo de estudantes do Ensino Médio criando e administrando uma empresa? Pois é exatamente isso o que fazem os cerca de 600 jovens inseridos no Programa Miniempresas, da Junior Achievement do Espírito Santo (JAES). Para mostrar o desenvolvimento do seu trabalho, os alunos vão promover a 14ª Feira de Miniempresas, que será realizada no dia 29 de setembro, no Shopping Mestre Álvaro (próximo a Praça de Alimentação), entre 10 e 22 horas. Estarão à venda os produtos criados e confeccionados pelos próprios estudantes.
Para iniciar a miniempresa, os alunos fazem pesquisa de mercado para identificar um produto e orçam a matéria-prima. Então eles começam a fabricar a mercadoria para partir para as vendas. Porém, antes de realizar a pesquisa, os jovens fazem um brainstorming (tempestade de idéias) para escolher as melhores sugestões de produtos. Depois de filtradas, as idéias passam pela pesquisa, que indica qual o melhor produto a ser comercializado, o que terá maior aceitação. Nessa edição do programa, os produtos vão desde aromatizador de ambientes, Jogos Educativos até bolsas ecológicas e Caneta feita com Bambu.

Em 2011, o valor arrecadado com a venda de 24 produtos de todas as Miniempresas foi de aproximadamente R$ 7 mil durante a Feira, valor recorde.
“Nosso objetivo é mostrar para os jovens como funciona uma empresa no dia-a-dia e despertar o espírito empreendedor de cada um deles. Na miniempresa, eles são os responsáveis por tomar decisões sobre margem de lucro, definir estratégias de marketing, logística de distribuição, cotação de preço de matéria prima e fazer reuniões de diretoria”, explica a diretora executiva da JAES, Andressa Abreu.  

Sobre a Junior Achievement
Fundada em 1919, nos Estados Unidos, a Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo do mundo. Atualmente está presente em 123 países e, no Brasil, possui unidades em todos os Estados e no Distrito Federal.

No Brasil, já foram 2 milhões e 600 mil alunos beneficiados e 100 mil voluntários envolvidos. As atividades da Junior Achievement se desenvolvem através de programas educativos criteriosamente formulados, aplicados junto aos jovens através de parcerias com escolas e voluntários dispostos a compartilhar suas experiências e conhecimentos com estudantes de diferentes faixas etárias. Globalmente, 10 milhões de jovens ao ano participam dos programas da Junior Achievement, consolidando a formação de uma cultura empreendedora ao redor do mundo, dentro de uma perspectiva ética e responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook