terça-feira, 9 de abril de 2013

Liberdade de expressão passa por "processo de asfixia", diz deputado do PT


Paulo Pimenta propôs debate na Câmara sobre liberdade de expressão para blogueiros e veículos alternativos. Censura vem em forma de ameaças judiciais'

Em pronunciamento no Plenário da Câmara, o deputado Paulo Pimenta (PT/RS) disse que a liberdade de expressão no Brasil passa por "processo de asfixia". 

Ele quer debater o assunto na Casa e chama a atenção para as recentes perseguições contra blogueiros e sites progressistas e veículos de informação alternativa (sites, rádios e tvs comunitárias). 

Pimenta, que é jornalista, cita o caso de um dos mais importantes blogueiros progressistas do país, Luiz Carlos Azenha, que disse estar fechando o seu blog Viomundo, por ter sido condenado a pagar uma indenização de 30 mil reais, devido a suposta campanha difamatória contra o diretor de uma grande emissora de TV brasileira. 

Dia 7 comemorou-se o dia Jornalista, data criada pela Associação Brasileira de Imprensa em home nagem a Giovanni Battista Libero Badaró, jornalista assassinado em 1830 por inimigos políticos. Quase 200 anos depois, a perseguição contra os profissionais - principalmente blogueiros - ainda continua. 

Por isso, o deputado quer ouvir blogueiros progressistas, representantes de rádios comunitárias e de veículos do interior do país. "Um país que quer superar, do ponto de vista estrutural, alguns dos grandes gargalos que impedem os avanços democráticos, não pode abdicar de fazer esse debate e essa discussão", disse. 


O parlamentar ressaltou também a importância desses veículos para a comunicação, que na era digital "tem sido fundamental para fazer com que a sociedade tenha a possibilidade de acesso a uma outra visão, a um outro olhar, a uma outra leitura a respeito, não só da política nacional, mas também da política no âmbito dos estados e dos municípios", completou. 

O que disse: 
"Vamos assumir de maneira corajosa uma discussão a respeito desse tema que, do meu ponto de vista, é fundamental e urgente para a consolidação da democracia do nosso país". 

"Nós temos, por um lado, uma perseguição que se utiliza de um conservadorismo crescente de um Poder Judiciário a serviço dos interesses dos grandes veículos de comunicação". 

"Hoje é clara a ação no sentido de asfixiar a possibilidade de que esses espaços alternativos façam o debate e que possam apresentar, muitas vezes, uma versão diferenciada e alternativa dessa realidade que, tradicionalmente, os veículos de comunicação buscam vender ao povo brasileiro como verdade". 

"Receba a minha solidariedade o Azenha e, na pessoa dele, todos os blogueiros progressistas e aqueles que têm sites progressistas que têm sido vítimas da perseguição e desse tipo de ação que eu condeno e denuncio da tribuna desta Casa". 

fonte: Agencia Congresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook