sábado, 4 de maio de 2013

A Verdade sobre o MMN – Quase TODOS perderão dinheiro.


Notícia retirada do blog:  A Industria da Decepção?


Segue tradução do artigo publicado pela perita contábil Tracy Coenen, acerca de perdas financeiras no marketing multinível
O jornal Salt Lake Tribune publicou um artigo fantástico sobre a realidade do marketing multinível, entitulado Utah Juice Companies Offer Few Prospects. Empresas de MMN como Mary Kay, Amway, Monavie e Herbalife tem afirmado que a recessão aumentou o número de distribuidores, visto que as pessoas procuram outras formas de ganhar dinheiro em época de grande desemprego.
Empresas de MMN gostam de auto entitularem-se como empresas de “vendas diretas”. Elas querem distrair a atenção do foco (recrutamento) para fingir privilegiar vendas ao consumidor final. O único problema é que as vendas a varejo são mínimas e isto ocorre por um número de razões.
-          os produtos não são únicos e nem tão bons assim
-          os produtos são superfaturados (mesmo com desconto dado nas compras pelos distribuidores)
-          consumidores em potencial tem inúmeras opções para obter o que querem comprar (vide Walmart, Target, Amazon.com e outras tradicionais lojas virtuais)
-          as pessoas não gostam do espectro de recrutamento que vem com as compras que precisam fazer (distribuidores são ensinados a captar pessoas e incitá-las a participarem de eventos para tornarem-se distribuidores)
Por que as pessoas se envolvem com MMN? O artigo no Salt Lake Tribune descreve este tipo de negócio comparando-o com um culto, e a matéria está certa.
O autor Tom Harvey analisou os números da Monavie e descobriu que os ganhos médios da Monavie em 2009, (quando a empresa providenciou, pela última vez, números compreensíveis para os distribuidores), revelou que 98.5% dos que fizeram jus a comissões, ganhou em média U$ 129 por mês, a despeito de informações no sentido de que o negócio é lucrativo.
Os U$ 129 ao mês sequer cobrem as despesas do negócio, donde se conclui que MMN não gera lucro para quase ninguém. O exemplo no artigo é típico.
No relato sobre os 11 meses em que foi distribuidora da Monavie, ela ganhou uma média de 209 dólares por mês em comissões, colocando-a nas categorias mais baixas, onde ficam os 98% de todos aqueles que recebem comissões. Entretanto, as despesas foram superiores a 520 dólares por mês, acarretando perda financeira mensal de 311 dólares.
O relato dos 11 meses está no pedido de falência feito pela ex distribuidora, no qual informa que, entre junho de 2009 a Abril 2010, ela perdeu 3418 dólares, com débitos aumentando a cada mês.
E ainda há relatos dos que não receberam comissão, porquê não se qualificaram ou não tinham patrocinados suficientes, cujo percentual é superior a 90% de todos os distribuidores.
Este é outro fator que pesa contra o sucesso como distribuidor (índice de desistência.)
Monavie e outras empresas de MMN não publicam os índices (rendimento médio e desistência) mas a Direct Selling Association (DSA) estima que a média de pessoas que desiste do mmn anualmente é de 56%. Isto significa, estatisticamente, que a empresa perde TODOS os seus distribuidores em um pouco menos do que dois anos. Considerando-se que o lucro vem das vendas aos próprios distribuidores, as empresas precisam constantemente recrutar novas forças.
Cada vez que você se vira, lá está um distribuidor ou ex distribuidor de mmn. É claro, há um incessante debate sobre se o alto índice de desistência é por escolha (as pessoas preferem desistir do negócio ou não o fazem da forma correta) ou por falha estrutural (distribuidores são fadados ao fracasso neste negócios e quando o fracasso ocorre, eles desistem).
Nota da autora – Este blog apresentou vários dados e números que atestam que, em marketing multinível, a grande maioria perderá dinheiro. Este FATO não deve ser imputado aos que desistem. Você pode ter o pensamento mais positivo, a melhor das intenções, fé, formação e o escambau. Não adianta, o MMN tem falha estrutural e este fato impede a grande maioria de lucrar. Até quem defende há bastante tempo deve ter consciência disto – é impossível não saber que MMN induz as pessoas e perderem dinheiro ou, na melhor das hipóteses, a não lucrarem.

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