sexta-feira, 3 de maio de 2013

Telexfree é uma Telexfria


Notícia retirada do blog:  A Industria da Decepção?




Caros leitores, o que vocês achariam de ganhar algumas dezenas de dólares por semana pra encher as caixas postais alheias de spams? “Ganhe milhares de reais em apenas um mês só postando anúncios”. Pois é, a Telexfree, através de seus divulgadores, promete isso… e muito mais, o que é de praxe à toda empresa de MMN. Pois então, a Telexfree é uma Telexfria mesmo? É um negócio da China ou um rabo de foguete? Aqueles que não conhecem muito bem o sistema de compensação da dita cuja sentem-se em suas cadeiras e saboreiem a inteiração com essa “fantástica oportunidade de negócios”. Àqueles que já sabem como funciona, junte-se a nós para contribuir por mais ângulos acerca do entendimento de mais um “negócio do século”.

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1 – A Companhia
Se formos acessar o site da Telexfree, veremos a imagem do fundador da empresa, James Merrill, um norte-americano que, segundo o seu currículo criou a Telexfree em 2002.
No entanto, segundo pesquisa feita pelo site Segredododinheiro, acessando o site registro.brficou constatado que a TelexFree é chefiada por Carlos Wanzeler
, que é também o responsável pelo registro do domínio telexfree.com.br, que tem a tiracolo o provedor de e-mail diskavontade.com.
A empresa Disk a vontade, sublinhada acima, comercializa serviços de VOIP (voz sobre IP – Voice Over Internet Protocol), assim como a Telexfree faz hoje e funciona em Vitória, no Espírito Santo. Observando o contrato da empresa Disk a Vontade vê-se claramente que Wanzeler é seu representante legal.
O site continua sua investigação comparando o CNPJ do registro com o do contrato, e descobre que são os mesmos. Assim como descobre que o e-mail de registro do domínio telexfree.com.br pertence à Disk a vontade. A entidade “Worldxchange Intermediação e Negócios LTDA” é a mesma da empresa Disk a vontade. Então a conclusão é que a empresa Disk a Vontade criou o domínio telexfree.com.br na data de 01/02/2012.
Isso tudo para o domínio telexfree.com.br; para descobrir quem abriu o domínio telexfree.com, a pesquisa foi feita no site whois.com, o qual mostra que o responsável pelo registro do domínio telexfree.com é o mesmo do site a Disk a Vontade: Carlos Wanzeler.
A partir daí começa a ficar interessante: a Disk a Vontade teria criado a Telexfree ou elas são a mesma empresa? Segundo pesquisa de nosso colega blogueiro, ao conversar com um atendente da Disk a Vontade no Brasil soube que a dita cuja apenas ofereceu suporte e consultoria na parte tecnológica na implantação da Telexfree nos Estados Unidos. Isso responde por que a Disk a Vontade registrou os domínios telexfree.com e telexfree.com.br, e lança uma intrigante dúvida no ar: por que uma empresa no EUA contrataria uma Brasileira para dar consultoria tecnológica em VOIP?
Mas tem mais: ao ler o contrato que rege o negócio, vemos que a contratada, ou seja, a empresa responsável legalmente pelo negócio, se chama Ympactus Comercial LTDA, situada no mesmo endereço da Disk a Vontade.
O item 2.1 do contrato diz o seguinte: “A TELEXFREE é a denominação de fantasia da YMPACTUS, por força de contrato de uso de marca por parte da TELEXFREE INC que também é a anunciante principal que veicula seus produtos por meio da YMPACTUS”. Isso nos leva ao seguinte fato: o contrato é celebrado entre o divulgador e a Ympactus Comercial LTDA e não com a Telexfree INC.
Pesquisando no site da SEC (Comissão de Valores Mobiliários americana), verificou-se que a empresa se chamava Commons Cents Communications e foi alterada para Telexfree em 15/02/2012. E a Commons Cents Communications não era uma empresa de marketing multinível. Isto é, ela não tem experiência em MMN, mas em tecnologia VOIP. Somado a isso ainda há a seguinte informação: James Merrill é o presidente da TelexFree.com e Carlos Wanzeler é Tesoureiro e Diretor. Ele, o mesmo proprietário da Disk a Vontade e Ympactus. Disk a Vontade, Ympactus e Telexfree na prática funcionam como um mesmo negócio, apesar de juridicamente serem entidades distintas.


2 – Sobre sistema Telexfree
2.1 – O “produto” da TelexFree
No site da TelexFree existe um menu intitulado “cliente”, na qual comercializa o produto chamado “99TelexFree” (serviço VOIP). Esse é um serviço telefônico que custa 49,99 dólares por mês e oferece:
a)      Chamadas gratuitas entre celulares sobre os portadores “Vivo-Claro-TIM” e “Oi”
b)      Chamadas gratuitas para qualquer telefone fixo do Brasil
c)      Chamadas gratuitas para telefones fixos e celulares nos EUA e Canadá
A forma de divulgação desse produto é a publicidade na internet, em sua maioria em sites gratuitos de anúncios. No site da empresa existem vários anúncios prontos (modelos) e mais de 150 sites de classificados gratuitos. O prospecto copia e cola o anúncio no site de classificados gratuitos. A TelexFree não indica qualquer informação adicional, como por exemplo, de onde são os anúncios, de quem eles são e o local no qual os recrutas irão publicá-los. Aí tem uma questão que nos deixa com a pulga atrás da orelha: esses sites de anúncios gratuitos não possuem muito fluxo de acessos, então porque cargas d’água seria interessante para a empresa que seus divulgadores utilizassem sites que darão pouco (ou quase nenhum) retorno à empresa? Já fica aqui uma pista do local em que se origina o faturamento da empresa. Falaremos mais adiante sobre isso.
2.2 – O plano de compensação da TelexFree
Os recrutas oferecem os planos da TelexFree como oportunidade de ganhar dinheiro através da publicação de spam… digo, anúncios na Internet, da venda do plano de comunicação 99TelexFree e do recrutamento de novos membros para a empresa. No mesmo segmento da Zeekrewards. Lembram da Zeek, e o doce fim que teve? Foi fechado sob a acusação de ser um esquema Ponzi. Para receber o dinheiro das comissões na conta bancária, o recruta/divulgador necessita ter um saldo de US$ 300,00 no extrato de sua conta na TelexFree. Esse bônus pode ser tanto dos anúncios, como das indicações, comissões e bônus na rede. Quando o recruta solicita a retirada, leva até 7 dias para o dinheiro estar na sua conta bancária. Pode ser solicitada 1 retirada por semana, sem cobrança de taxas pelas mesmas. Enfim, o plano de compensação da empresa e as várias formas de comissionamento podem ser vistas a seguir:
2.2.1 – Comissões do 99TelexFree – ganhos residuais
Como vimos, o 99TelexFree é um plano de comunicação VOIP oferecido pela TelexFree que custa 49.99 dólares por mês.
Usando uma matriz 5 x 5 extraída do site behindmlm, fica mais fácil perceber a estrutura de pagamento das comissões e percentuais sobre a venda do produto da empresa (rede de consumo).
A matriz 5 x 5 começa com o participante no primeiro nível; depois há o desdobramento em 5 pernas (o nível 1 do participante). Por sua vez, estas cinco pernas se ramificam em mais 5 pernas (o nível 2) e assim por diante até o 5º nível, como pode ser visto abaixo:

Cada uma das posições das posições nestas pernas é preenchida por um assinante do 99TelexFree, e a comissão ganha pelo recruta depende do local no qual o downline está na matriz:
- Nível 1 (5 downlines): US$4,99 por assinatura.
- Dos níveis 2 a 5 (3.905 posições) – 99 centavos por assinatura arrebanhada (é necessária aQUALIFICAÇÃO no plano de marketing). Mas pra ganhar esses US$0,99, além disso, na rede de consumo que vai do nível 2 até o nível  5, o dito cujo que está lá em cima (bonequinho vermelho da figura)  precisará de no mínimo 01(um) cliente em CADA nível para que possa auferir os ganhos residuais. Ou seja, os 10% (US$ 4,99) o recruta recebe por conta dos clientes diretos e ele, e a partir do NÍVEL 1 até o NÍVEL 5, ganha-se os residuais se existir um cliente em CADA nível, sendo respectivamente assim:
Ex: recruta possui  4 clientes, um no nível  1, um no nível 3, um no nível 4 e outro no nível 5, e não possui cliente no NÍVEL 2. Então, para receber os ganhos residuais desta rede de consumo, o recruta/divulgador precisará colocar UM cliente no nível 2. Ele só passará a ganhar os residuais por sua rede de consumo quando, em todos os níveis, existir pelo menos UM cliente.
2.2.2 – Comissões AdCentral, AdCentral Family e de recrutamento
Os ganhos por anúncios variam de US$ 20 a US$ 249,50 por semana, respectivamente, para os planos AdCentral e AdCentral Family (Sem a necessidade de qualificação, que se faz presentes para que o divulgador/recruta aufira comissões e bônus). Uma vez que os prospectos paguem a taxa de adesão a um desses planos – tão comum em esquemas lesivos -, estão autorizados a publicar um anúncio pré-preparado, diariamente, em um “site de anúncios grátis na Internet”.  Além disso,  US$ 50 pelo registro – Partner. Antes o valor do Partner era US$30. Para ficar claro:
• Plano ADCENTRAL (US$299,00 por ano) – recruta recebia US$ 20,00 a cada 7 anúncios postados (durante 7 dias, sendo um por dia); agora, após as mudanças de 17/09/2012, passa a ganhar um pacote de serviço no valor de US$ 49,90, que fica disponível na conta virtual do recruta (stock).
• Plano ADCENTRAL FAMILY (custo anual de US$ 1375,00 em cinco “pernas/estações”) – recruta recebia US$ 100,00 a cada 35 anúncios postados (durantes 7 dias, sendo 5 por dia); agora, passa a ganhar US$ 259,50 ( sendo este valor referente a cinco pacotes do serviço Telexfree, que também fica disponível no escritório virtual do recruta. Essas 5 pernas podem ser compradas juntas de uma só vez ou de forma parcelada (US$299 para a adesão inicial e depois 289 dólares para cada uma das quatro pernas adicionais – mudança a partir de 17/09/2012, quando o valor do adicional custava US$269).
Os planos AdCentral e AdCentral Family são válidos por 1 ano, e uma vez findado esse prazo contratual é necessária a renovação do contrato para que o prospecto continue tendo acesso às possibilidades de ganho de dinheiro oferecidas pela empresa.
E o que teoricamente pode ser feito com esses pacotes de serviços?
Em primeiro lugar, VENDER. Ao receber um pacote da Telexfree como pagamento por seu trabalho semanal (US$49,90 por cada ADCENTRAL), o divulgador poderá vendê-lo a um cliente EXTERNO, pessoa física ou jurídica, que estiver interessado no serviço, recebendo de imediato 10% do valor U$ 4,99 e 44,91 no EXTRATO de seu stock.
Ex: recruta aderiu a um plano AdCentral, fez tudo certinho durante a semana e, ao invés de receber US$ 20,00 como antes, recebe um pacote Telexfree no valor de U$ 49,90 pra tentar vender a uma “alma caridosa”.
Em segundo lugar, TRANSFERIR. O recruta que não quiser ou não conseguir vender o pacote que ganhou como pagamento pela semana de trabalho, no valor de U$ 49,90 por cada AdCentral , terá a opção de transferi-lo para outro recruta negociando o valor deste pacote, transferência essa sem nenhuma ligação com o sistema Telexfree. O pagamento ocorrerá através de transferência de valores entre stocks ou por contas bancárias das partes negociadoras.

EX: recruta possui um pacote AdCentral FAMILY e seu ganho semanal foi de 5 pacotes no valor de US$ 49,90, e não conseguiu vendê-los, mas outro recruta possui cinco clientes interessados. Se ele estiver interessado, o primeiro recruta transfere seus pacotes para o stock do segundo, por um valor menor que seu valor de face (que é de US$ 49,90), Suponhamos, US$20 por cada pacote.
Em terceiro lugar, RECOMPRAR. É a opção em que o recruta devolve os pacotes de serviço (US$49,90 cada) para a empresa, que os recompra pagando por cada um US$ 20,00 por cada PACOTE do seu serviço. E este valor será creditado imediatamente na conta do recruta. Pra esse caso fica a pergunta: por que a empresa fez esse malabarismo para no fim das contas continuar pagando a mesma coisa para o recruta? Adiante falaremos sobre isso.

Já em relação às comissões de recrutamento, a TelexFree paga US$20 pelo recrutamento de membros que comprarem o plano AdCentral ($299) e paga US$100 pelo recrutamento de membros que comprarem o plano “AdCentral Family” ($1375 = 4 x 269 + 299).

2.2.3 – Comissões Binárias
A TelexFree usa uma estrutura de compensação binária para comissionar o recrutamento de novos membros para a rede. Uma estrutura de compensação binária começa com o recruta no topo e se ramifica em duas pernas abaixo do mesmo (nível 1). Por sua vez, essas duas pernas se ramificam em mais duas pernas (nível 3)  e assim por diante:
Os dois primeiros membros recrutados na estrutura de compensação binária formam a base de dois times, divididos igualmente ao meio. Antes de 17/09/2012, obrigatoriamente deveria haver o recrutamento dos dois primeiros membros da rede para que o recruta pudesse pleitear a qualificação com o intuito de auferir as comissões binárias da TelexFree; depois, os novos membros recrutados pelos dois componentes do primeiro nível da rede também serão colocados no binário do upline.
A primeira das comissões binárias pagas pela TelexFree perfaz o valor
 de 40 centavos de dólar por semana como comissão relativa ao recrutamento de membros feita pelo recruta ou por sua equipe (independentemente de qual lado estarão).
O segundo tipo de comissão binária oferecida é baseada em novas adesões de ambos os lados do binário. Por exemplo, se o upline recrutou seis novos membros, sendo que três caíram em sua equipe direita e 3 na equipe, ele ganha US$ 60 (3 x $20) de comissão por aquele dia. Além disso,todos os divulgadores deverão possuir não só dois indicados diretos, como também um cliente de US$ 49,90 DIRETO. Este cliente direto pode ser o divulgador/recruta mesmo, e deverá adquirir o serviço através de seu login, no site da TelexFree. Ou seja, para o divulgador continuar ganhando sobre todos os pares (binários) de sua rede terá que ter debaixo si, além de dois divulgadores, um cliente ligado diretamente a ele. O cliente deverá renovar o serviço todos o meses, senão o divulgador deixará de ganhar essa comissão.

• BINÁRIO DE ADCENTRAL – valor de US$ 20,00 
• BINÁRIO DE ADICIONAIS (CICLOS DE 3) – valor de US$ 60,00

Contudo, se quatro desses membrosrecrutados caíram na equipe esquerda e apenas dois na direita, o recruta upline ganhará comissão relativa a dois pares (dois à esquerda e dois à direita) com os outros 2 restantes da equipe esquerda esperando por mais dois serem colocados na equipe direita.


2.2.4 – Bônus Team Builder

Para se tornar um Team Builder (bônus que também existia na Mister Colibri), que é um legítimo construtor de rede (recrutador), o divulgador precisa:
  • ter uma AdCentral Family ou uma AD Central Principal + 4 AD Centrais Adicionais;
  • Ter 10 AD Central Family cadastradas diretas ou indiretas na rede, 5 do lado esquerdo e 5 do lado direito;


Com isso, o recruta participará da quota de 2% que a empresa destina para ser dividida entre os Team Builders, até o limite de US$39.600. O recruta possui 60 dias contados a partir da data de cadastro para atingir a posição de Team Builder.
Com uma AD Central Family, o divulgador publica 5 anúncios por dia e ganha hoje  no mínimo US$ 100 dólares por semana ou US$ 400 dólares por mês. Quando adquiri a posição de Team Builder participa de algumas vantagens, ou privilégios do Team Builder: ele e todas as AdCentral Family vinculadas a ele passam a publicar 1 anúncio por dia e ganham 100 dólares por semana. Depois de 30 dias como Team Builder, no mês seguinte o recruta começa a ganhar 2% de participação sobre o faturamento da Telexfree até completar o valor do bônus que é de U$ 39.600 dólares. Resumindo, o Team Builder é um AdCentral Family que só precisa publicar 1 anúncio por dia para ganhar o mesmo valor que as outras AdCentral Family. O Team Builder ganha um bônus de U$ 39.600 dólares a mais que os outros AdCentral Family.
Lembrete: o recruta possui 60 dias contados a partir da data de cadastro para atingir a posição de Team Builder.
2.2.5 – Renovação anual junto à TelexFree
A associação na TelexFree perfaz o valor de $299 anualmente, sendo possível a seus membros comprarem quatro linhas por 289 dólares cada (AdCentral Family).
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3 – Mudanças no sistema de aquisição de contas TelexFree
Antes de setembro de 2012 poderia uma única pessoa comprar várias contas com apenas um CPF (geralmente o seu); hoje não é permitida a compra de mais de uma conta com o mesmo CPF, porém isso não impede que o recruta/divulgador compre contas com o CPF de terceiros e a administre. Ou seja, que compre contas com o CPF da tiavó, da vó, da mãe, do sobrinho, do papagaio etc.

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4 – Considerações sobre o plano de negócios Telexfree
Recapitulando, então, as formas de auferir os bônus de rede (ou tropa, como informalmente os recrutas chamam sua rede):
1 – US$20,00 por cada adcentral que o recruta indicar diretamente.
2 – US$100,00 por cada family indicado diretamente.
3 – US$20,00 por cada par de adcentral formado abaixo, seja por indicações diretas, indiretas, ou transbordamento.
4 – US$60,00 por cada trio de adcentral formado.
5 – Bônus residuais pelos anúncios feitos da rede.
6 – Bônus de Team builder de no máximo US$39600, que o recruta recebe quando indica 10 AdCentral Familys para sua rede.

Ao leitor que já acompanha nossas análises de sistemas de MMN deve ter matado a charada quanto à essência do modelo da Telexfree. Seu sistema oferece um produto, a tecnologia VOIP, e sua forma de divulgação é a publicidade na Internet (seria o “serviço” oferecido para a empresa).
No caso do VOIP, é um produto que possui mercado restrito, que não é usado de maneira contínua tanto por pessoas físicas quanto jurídicas. Em outras palavras, é um produto que não possui garantia/sustentabilidade, a exemplo da moeda virtual da Mister Colibrios LPs –Loyalty Points. Em relação à publicidade de internet, existem formas de ganhar dinheiro, mas dificilmente (sendo bastante conservador) que isto acontecerá utilizando a página da Telexfree. Só como exemplo, custa em torno de $0,25 a $0,30 para alguém aparecer na propaganda paga no Facebook para umas mil pessoas e conseguir uma boa visibilidade demonstrada pelos likes. Se para o Facebook, o maior site de relacionamentos no Brasil e EUA o custo é baixo, não há condições dos amantes da Telexfree competirem com a rede social de Mark Zuckerberg vendendo anúncios na net (através do próprio site da Telexfree).
Soma-se a isso o fato que a TelexFree não se responsabiliza pelos produtos e serviços anunciados em seu nome em outros sites da rede, sendo a responsabilidade do PRÓPRIO anunciante. E como fica o Código de Defesa do Consumidor nesse caso, como bem nos lembra o site NossoCariri?
Mediante o exposto como é que, através do sistema AdCentral, a empresa GARANTIA o pagamento semanal de US$20,00 para o que é essencialmente publicação de spams na Internet? Se o forte não é a venda do VOIP nem anúncios de terceiros no site da Telexfree, só existe uma maneira: dinheiro das adesões advindo do recrutamento de novos membros – US$299,00 mais US$50 do PARTNER para aderir e para renovar o contrato com o esquema. Isso caracteriza a empresa como um esquema Ponzi. Renovar o contrato para quê? Para vender anúncios ou para recrutar pessoas e auferir as comissões?
Digo garantia, pois agora a TelexFree não mais pagará seus membros em dinheiro conforme tinha prometido no começo. Em vez de pagar $20 dólares semanais ela vai dar uma linha VoIP que vale $49,90, só que o participante terá de vender ou transferir essa linha para outro divulgador com o intuito de fazer dinheiro. Exatamente como aconteceu com os LPs da Mister Colibri. Claramente uma transferência de responsabilidades e dos riscos da atividade para o recruta. Senão conseguir vender ou transferir a linha, a TelexFree PODE recomprar o produto, pagando até mesmo menos do que os US$20. Não é necessário ser expert aqui para perceber recrutas começarão a micar com as linhas na mão, pois como ela mesma disse no novo contrato:
não se garantindo, porém, o ‘valor de face’ do produto, negociando o valor em razão do volume, da demanda e/ou de seus estoques.
Então, a qualquer momento, a TelexFree pode simplesmente se recusar a recomprar essas contas 99TELEXFREE, ou então, ela pode estabelecer o valor que quiser para essa recompra. Por exemplo, se ela disser “a partir de agora o valor de recompra das contas 99TELEXFREE é US$ 1,00 (um dólar), nenhum recruta poderá dizer que não sabia disso, pois isso está previsto no contrato.
Olhe só leitor: não bastasse o que foi exposto acima, além disso, o potencial destrutivo do esquema é maximizado ainda mais quando o plano de marketing da empresa permitiu que em parte de seu momento de expansão uma pessoa só fosse dona de várias estações com um ÚNICO CPF (no caso o seu); hoje ainda uma pessoa pode comandar várias estações ao mesmo tempo, mas aí utilizando-se de CPFs alheios. Com todas essas características começa a fazer sentido o fato que várias pessoas na rede já ouviram relatos de pessoas que venderam carros, casas, papagaio, cachorro e até a mãe pra entrar ou permanecer no esquema.
Portanto, martelando o ponto crucial: se o recruta não ganha dinheiro com venda de produtos, ganha como? A resposta é: RECRUTANDO pessoas. O bônus Team Builder é mais outro exemplo crasso dessa conclusão. O Team Builder ganha mais dinheiro postando menos anúncios do que um AdFamily normal. Ou seja, na prática o “produto” aí é meramente o invólucro para um sistema que não vive da venda de produtos, que precisa de novas adesões para o pagamento das comissões prometidas no sistema de marketing (esquema PONZI). O que importa mesmo nisso tudo é a venda da oportunidade, e não a venda do produto. É uma engrenagem que se movimenta basicamente graças aos seus participantes, e não através fontes de receitas externas, advindas da venda de anúncios e serviços ligados à tecnologia VOIP.
Senão vejamos: cada conta AdCentral abastece o sistema com $299/289, enquanto paga $1040 por ano – 1 anúncio por semana a 20 dólares = 52 (semanas) x 20 = 1040. Ou seja, se o que parece dar dinheiro mesmo é recrutar pessoas, é primordial para a Telexfree que cada recruta traga pelo menos no período de um ano mais 3 pessoas para pelo menos cobrir o pagamento da comissão anual de 1040 relativo ao pagamento dos anúncios. Ou compre mais estações utilizando outros CPFs. E o pagamento das outras comissões que a Telexfree deve pagar ao recruta em caso de recrutamento de novo membro, virá donde? Uma taça de mousse de chocolate para quem descobrir…
Prezado leitor, preste atenção: a Telexfree incentiva o recrutamento através das adesões e a compra de outras 4 posições para o sistema; paga 20 dólares para quem recrutar um incauto para o plano AdCentral; paga 100 dólares a quem recrutar para o AdCentral Family; paga dois tipos de comissões binárias aos seus participantes que se qualificarem recrutando dois outros incautos para a rede;  e paga bônus aos recrutas por formarem uma grande rede (TROPA). Agora, imaginemos quando chegar o momento em que os antigos membros pararem de renovar a associação e que diminua a quantidade de novos membros a entrarem no sistema: como é que a Telexfree será capaz de se sustentar e pagar as 20 pratas semanais (comissão do modo AdCentral) se o que sustenta o esquema são as novas adesões e não a venda do VOIP e uma possível receita com anúncios de terceiros no site da empresa? Seu destino será o chão, como é praxe aos esquemas Ponzis. Responsáveis pela empresa serão procurados, serão processados, talvez antes disso fugirão com um boa grana nas mãos. O último esquema Ponzi mais disseminado em que fatos como esses ocorreram foi a Mister Colibri. Talvez os próximos serão a Telexfree e a Lyoness.
TelexFree possui a configuração de um Ponzi camuflado. Mal camuflado, por sinal.

5 – Aplicação do teste de Taylor
Utilizando o teste de Taylor, que nos fornece um termômetro para detecção das características estruturais de sistemas fraudulentos e lesivos a distribuidores/consumidores (nesse caso não necessariamente ilegais), verificaremos sob mais um ângulo o sistema de distribuição multinível da TelexFree possui as características lesivas (quer dizer, a situação da empresa pode estar regular, mas mesmo assim seu sistema é nocivo aos seus distribuidores/consumidores, mesmo para aqueles que queiram levar à sério o “negócio”). Esse modelo é utilizado primordialmente para identificar pirâmides com produtos, mas também pode ser utilizado para análise de pirâmides financeiras.
1. Afirmação: o recrutamento de participantes é ilimitado em uma interminável rede de motivados recrutadores que são incitados a recrutarem novos recrutadores ad infinitum.
Pergunta: o recrutamento ilimitado é permitido, incentivado, e existem aqueles que são recrutados, autorizados e incitados por incentivos (sobreposições, adiantamentos, compras etc.) para recrutar distribuidores que se transformarão em recrutadores adicionais, que por sua vez também são autorizados e motivados a continuarem recrutando mais recrutadores indefinidamente, de forma que o efeito é uma rede infinita de recrutadores que recrutam novos recrutadores?
Comentário: a consequência mais gritante dessa “bandeira” é a de que se um determinado mercado está saturado (saturação de fato), o programa deve mudar para outro local ou introduzir novos produtos ou divisões para continuar. A oportunidade para cada pessoa nova ganhar dinheiro se torna cada vez menor quando esta cadeia infinita ou pirâmide de participantes continua se expandindo. Nem precisamos comentar o fato da TelexFree possuir essa característica.
2. Afirmação: o avanço em uma hierarquia de vários níveis de “distribuidores” é conseguido através do recrutamento, e não por compromisso.
Pergunta“Um participante avança em posição (e renda potencial) numa hierarquia de níveis múltiplos de “distribuidores”, recrutando outros distribuidores abaixo dele, que por sua vez avançam recrutando outros distribuidores abaixo deles, etc?
Comentário: o resultado é o compromisso para com o recrutamento, com o objetivo de ascender aos níveis superiores de pagamento da hierarquia de distribuição. Se a única maneira pela qual um recruta pode ganhar significativamente no esquema é através do recrutamento como forma de avançar a níveis mais elevados do plano de compensações, temos aí fortes indícios de um sistema em pirâmide. Quanto à TelexFree, é só notar quantos AdFamilys o recruta tem que ter na sua rede para ser um Team Builder.
3. Afirmação: Exigências do tipo “Pagando para jogar” são satisfeitas por contínuas “compras incentivadas*.
Pergunta: “Distribuidores” são encorajados a fazer aquisições significativas quando recrutados? Isto é, eles são encorajados a fazer investimentos significativos em “compras incentivadas”, a fim de tirar partido das vantagens da “oportunidade de negócio”, e depois continuam a qualificação para a progressão – ou estacionamento – na empresa de MMN?
Comentário: cuidado com a quantidade mínima de compras de produtos ou serviços ao longo do tempo – em que você precisa “pagar para jogar o jogo” – para se beneficiar de comissões ou avançar no plano de marketing da empresa. Seja cauteloso quando lhe é pedido para continuar comprando produtos, em vez de fazer compras pontuais quando necessário. Tais “pagamentos para jogar” ou “incentivos” podem ser exigências disfarçadas de compras em uma pirâmide baseada em produtos, ou um sistema sofisticado para munir de “investimentos” uma pirâmide na forma de compras de produtos. Poucos ganham comissão suficiente para cobrir o custo dessas despesas. Telexfree incentivava na primeira fase de sua expansão a possibilidade de comprar várias estações com apenas um CPF. Agora é possível ainda um recruta administrar uma rede composta por CPF de terceiros.
4. Afirmação: a empresa paga as comissões e/ou bônus a mais de cinco níveis de “distribuidores”.
Pergunta: será que a companhia paga as comissões e gratificações a distribuidores em uma hierarquia de mais níveis do que está funcionalmente justificado, i.e., mais de cinco níveis?
Comentário: até mesmo na maioria das corporações com organizações de vendas extensas, o mercado do mundo inteiro pode ser coberto em cinco níveis de gerência de vendas: filial, distrito, vendas regionais, nacionais e internacionais. Pagar as comissões e bônus em mais de cinco níveis em um programa MMN enriquece principalmente aqueles que estão na parte superior da pirâmide, às custas das pessoas da parte inferior. Você seria sensato ao evitar qualquer programa que paga mais do que cinco níveis na hierarquia de distribuição. Sistemas de compensação deste tipo são particularmente exploradores, principalmente quando os pagamentos estão numa hierarquia de organizações diluídas de grupos participantes, e não apenas os indivíduos – criando uma taxa de perda extraordinariamente elevada, exceto para aqueles no topo de uma “mega-pirâmide das pirâmides”. Mais outra característica presente no sistema da TelexFree
5. Afirmação: o pagamento da companhia (ou seja, comissões) das vendas ligadas a cada participante upline iguala ou excede o pagamento feito pela venda de produtos, desincentivando a venda a varejo e incentivando excessivamente o recrutamento, o que provoca uma concentração extrema da distribuição dos rendimentos no topo da pirâmide.
Perguntaserá que um distribuidor que compra produtos para revenda recebe menos do que o pagamento total (em comissões, prêmios, etc) que a empresa de MMN paga aos participantes uplines que pouco ou nada tinham a ver com a venda?
Comentário: se assim for, os pagamentos da empresa para o distribuidor sobre a venda do produto a varejo seriam lamentavelmente pequenos, enquanto que aqueles no topo (uplines) abocanham ainda mais a pequena comissão de vendas de centenas ou mesmo milhares de distribuidores downlines. Esta comissão é grande para uplines, mas para vendedores a varejo downlines é mínima. Conselho: evitar qualquer empresa de MMN em que o montante reservado para participantes que realmente vendam produtos para fora da rede de distribuidores seja menos da metade dos pagamentos da empresa para distribuidores.
Hehehe. Essa 5ª característica está presente em seu sistema e também nem é necessário comentá-la.
Portanto, sob mais esse ângulo, percebe-se que o esquema é lesivo. Ponzis são explicitamente assim mesmo.
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6 – Ministério Público investiga a TelexFree (Acre e Mato Grosso)
E leitor, o cerco está começando a se fechar sobre o esquemaO Ministério Público de Mato Grosso abriu inquérito civil para apurar a atuação da TelexFree. Consoante a promotora Fernanda Pawelek, da 1ª Promotoria Cível de Lucas do Rio Verde, o sistema oferece “risco aos interesses econômicos” dos participantes e pode esconder um esquema do tipo “pirâmide”.
E a promotora continua a crítica ao esquema, agora levando em consideração a forma de ganho mais descarada que indica que o negócio do esquema é só mesmo recrutar: os ganhos por conta da formação de equipes de divulgadores:
Não há relação entre o que se ganha e o que se produz (…) fica evidente que a pirâmide, a qual hoje pode dar lucros a alguns, poderá desmoronar na medida em que os investidores pequenos deixem de investir“, afirma.
Em relação à página oficial da TelexFree na internet, Pawelek destacou o pequeno espaço reservado aos serviços de telefonia oferecidos pela empresa.
Não há informações acerca do serviço, como funciona, forma de pagamento, sendo que estas só podem ser obtidas se o contrato de prestação de serviços for localizado.
Já o Ministério Público do estado do Acre também está investigando a TelexFree. Na portaria (1) – INQUÉRITO CIVIL N.º 01/2013, Nº DO MP: 06.2013.00000003-9, consta o conteúdo doInquérito Civil da TelexFreeCita o Diário Oficial, em consonância com a investigação levada a cabo no Mato Grosso:
CONSIDERANDO que chegou ao conhecimento do Ministério Público notícia de que, no Estado do Acre, a empresa TELEXFREE encontra-se atuando fortemente no mercado consumidor de modo a atrair consumidores/ investidores que, por meio de investimento financeiro, sob a promessa de lucro fácil e garantido, mediante contrato, deverão, em seguida, postar anúncios da empresa na rede mundial de computadores, formando equipes para tanto, em troca de bonificação; (…) observa-se que inexiste qualquer ênfase no serviço VOIP, posto que a atividade realmente predominante consiste na captação de recursos financeiros por meio de evidente formação de pirâmide, o que descaracteriza o marketing multinível.

CONSIDERANDO que não há relação entre o que se ganha e o que se produz, e que fica evidente que a pirâmide, a qual hoje pode dar lucros a alguns, poderá desmoronar na medida em que os investidores pequenos deixem de investir; CONSIDERANDO os riscos de prejuízos econômicos aos quais estão os consumidores sujeitos e que é clarividente a promessa enganosa e arriscada de lucro fácil e de vida afortunada;

RESOLVE: Instaurar INQUÉRITO CIVIL, a fim de investigar o fato acima descrito.
Além do Ministério Público, também superintendências da Polícia Federalespalhadas pelo Brasil, estão investigando o esquema.
Por tudo isso, conselho para o caro leitor que ainda pensa em entrar na TelexFree: caia fora do esquema!

6 comentários:

  1. Obrigado pelas informações, gostei muito dos comentários. Como faço para me cadastrar? Negócio muito interessante.

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    1. Boa noite meu caro.

      Caso você realmente queira se cadastrar o link é esse aí abaixo:

      http://www.telexfree.com/ad/

      É só copiar o endereço.

      Abraço

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    2. Cadastre-se em www.telexfree.com/o13h12

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    3. se alguem quiser se cadastrar é só colocar www.telexfree.com/pabloroberto em seguida ir em cadastro e não esquecer de marcar a opsção ADCENTRAL FAMILY. qualquer duvida entrar em contato hotmail: pablo.calimpotigua@hotmail.com rumo ao sucesso

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  2. Eu gostaria que saisse logo o resultado das investigações para ver se dar um fim nessa história, mais como tudo no Brasil é lento então é melhor esperar sentado!

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  3. Um vídeo que exemplifica bem tudo isso:

    http://tubaraosurfista.blogspot.com.br/2013/06/telexfria-venha-perder-dinheiro-voce.html

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Dag Vulpi

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