segunda-feira, 18 de março de 2013

DEPENDENTES DE ÁLCOOL NO BRASIL

Apesar de não estar entre os primeiros no mundo, o consumo de álcool no Brasil preocupa. Um estudo apresentado pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), em Brasília, na Conferência Pan-americana de Políticas Públicas sobre o Álcool, calcula em 19 milhões os brasileiros dependentes de álcool e mostra que ele é a droga mais consumida no País. De acordo com a OMS, desde o início da década de 70 o consumo no Brasil cresceu 70%, colocando o País entre os 25 de maior crescimento no mundo. 

A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) destaca que entre a população pobre o álcool provoca mais problemas, pois além de comprometer a saúde afeta a renda, já baixa. Entre as medidas que a Opas pretende sugerir no final da Conferência estão o aumento de impostos e o endurecimento das medidas de restrição ao acesso e à propaganda de bebidas alcoólicas. O Brasil já tem um projeto de restrição à propaganda que deve entrar em vigor em seis meses.


A resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária prevê que a propaganda de bebidas com mais de 13 graus de teor alcoólico só poderá ser veiculada depois das 21 horas e até as 6 horas da manhã. Isso inclui bebidas como uísque e vodca, mas deixa de fora a cerveja, mais consumida no Brasil. 


As restrições incluem a proibição de associações com eventos musicais, esportivos ou com conotação de sucesso pessoal relacionada à bebida ou, ainda, de atividades saudáveis. Também terão que ficar de fora quaisquer expressões que incentivem as pessoas a experimentar a bebida.
Os latino-americanos bebem, em média, menos do que europeus, asiáticos e norte-americanos. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentados, mostram que o consumo no Brasil é de 5,3 litros por pessoa, em média, enquanto chega a 9,3 litros no grupo que inclui Estados Unidos, Canadá e Cuba. 


A OMS calcula o consumo com base na venda de bebidas fermentadas, como vinho e cerveja, e destilados, como uísque e vodca, divididos pela população acima de 15 anos. Também entra na conta uma estimativa de venda de álcool fora dos registros oficiais, pois em muitos países a produção caseira ou mesmo ilegal responde por parte considerável do consumo.


O relatório divide os continentes em áreas. O maior consumo mundial é o do grupo que reúne Rússia e Ucrânia, com consumo médio de 13,9 litros per capita/ano. O segundo grupo reúne Inglaterra, Alemanha e França, com 12,9 litros. Entre os países considerados de forma individual, Uganda é o líder, com 19,4 litros. O Brasil fica em 81º lugar. (das agências de notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook