A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
deve votar até a próxima quinta-feira (16) a proibição de as operadoras de
telefonia celular cobrarem por uma ligação que tenha que ser refeita por causa
de queda da chamada. Segundo a mudança proposta pela Anatel, o cliente terá um
prazo de dois minutos para refazer a ligação, para não ser cobrado.
“É evidente que nós estamos buscando uma melhor
qualidade, não queremos que as chamadas caiam. Mas precisamos colocar essas
regras”, o presidente da Anatel, João Rezende. Segundo ele, a mudança foi
sugerida pela área técnica da agência, por causa das crescentes reclamações
envolvendo quedas de chamadas.
A proposta deverá ir a consulta pública por
cerca de 15 dias e depois a Anatel dará um prazo de mais 20 ou 30 dias para as
empresas fazerem as adaptações necessárias. A alteração no regulamento de
Serviço Móvel Pessoal será decidida por deliberação entre os conselheiros. O
relator da matéria é o conselheiro Marcelo Bechara.
Na semana passada, um relatório de fiscalização
da Anatel constatou que as quedas de chamadas de clientes do plano Infinity da
operadora TIM são quatro vezes maiores que as de outros planos. No Infinity, o
usuário paga pela ligação e não pelos minutos de chamadas. O relatório foi
encaminhado ao Ministério Público do Paraná, que pediu uma nova suspensão das
vendas de linhas de celulares e internet da TIM no estado.
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