sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Projeto ‘Voto Consciente’ é levado para Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá


capixaba politica   Projeto ‘Voto Consciente’ é levado para Santa Leopoldina e Santa Maria de JetibáCom o objetivo de estimular jovens de 16 e 17 anos a exercer o direito de votar, de forma consciente, o juiz da 9ª Zona Eleitoral, Carlos Ernesto Campostrini Machado, deu início ao projeto Voto Consciente nos municípios de Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá. O trabalho, que tem o apoio das Secretarias de Educação dos municípios, vem sendo realizado desde junho, quando os alunos de ensino médio assistiram a palestras educativas, ministradas por advogados, funcionários da Justiça, defensores públicos, dentre outros.
Após a realização das palestras, os professores e diretores das escolas trabalharam com as turmas de ensino médio para que cada turma preparasse alguma música ou peça teatral sobre a importância do voto consciente. Cada escola elegeu o melhor trabalho, desenvolvido por uma turma.
Nesta quinta-feira, 20/08, o juiz eleitoral Carlos Ernesto Campostrini realizou dois eventos, um em cada município, para que uma banca avaliasse todos os trabalhos selecionados e elegesse uma turma em cada município. As turmas que tiveram os trabalhos eleitos pela banca virão a Vitória em novembro para visitar o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), a Assembleia Legislativa do Estado e o Palácio Anchieta.
O juiz Carlos Ernesto Campostrini afirma que o objetivo do projeto é despertar os jovens para a cidadania. “É importante que eles saibam que o voto pode mudar a realidade do nosso país. Os jovens perderam toda a nossa luta pelo direito ao voto e, agora, é preciso despertá-los para a cidadania”.
Para o diretor geral do TRE-ES, Alvimar Dias Nascimento, conscientizar os jovens sobre a importância do voto é de extrema importância. “Há pouco tempo, saiu uma pesquisa indicando que 53% dos eleitores não iriam às urnas se o voto fosse facultativo. O eleitor está abrindo mão do seu direito à cidadania porque o nosso atual modelo político não está agradando aos seus anseios. Isso acaba afetando o jovem, já que ele absorve o pensamento dos adultos e, assim, ele carrega o descontentamento desde cedo”.
Ao todo, foram visitadas 65 salas de aula, envolvendo 100% dos alunos do ensino médio de Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina. Um total de 1809 alunos foi orientado por uma equipe de seis pessoas, que desenvolveu o trabalho educativo a partir do material fornecido pelo TRE-ES. Outros municípios, como Montanha, Castelo, Muqui, Mucurici, entre outros, já aderiram ao projeto Voto Consciente, realizando palestras nas escolas sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook