terça-feira, 9 de julho de 2013

Arqueólogos do México localizam 500 pedras gravadas de mais de 6 mil anos

Arqueólogos mexicanos identificaram aproximadamente 500 pedras gravadas em um total de 8 mil figuras que acreditam ter cerca de 6 mil anos. As pedras foram encontradas na região de Narigua, no estado de Coahuila, no Norte do país. As pesquisas foram coordenadas pelo Instituto Nacional de Antropologia e História do México (Inah).
De acordo com o instituto, as pedras foram localizadas na região do deserto branco, considerada a primeira zona arqueológica do México. Nas imagens gravadas, há referências à natureza, à caça e ao fogo. Os arqueólogos também encontraram materiais de lítica (mistura de argila natural e água), usados pelos antigos para a fabricação de utensílios.

Segundo os pesquisadores, a suspeita é que os acampamentos ficavam a céu aberto, distribuídos em vales, separados por uma serra de baixa altura e espalhados pela planície. No local, os arqueólogos encontraram a maior parte das pedras gravadas. Foi possível verificar também a existência de gravações rupestres no local.
O instituto defende o direito a visitas públicas nos sítios arqueológicos, desde que orientadas. Segundo os arqueólogos, os trabalhos de adequação ao público são fundamentais para melhorar a compreensão da sociedade à necessidade de preservar e respeitar a história.

da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook