Pesquisa aponta que um terço dos
usuários se sente mal ao acessar a rede
Testemunhar as férias, a vida
amorosa e o sucesso profissional dos amigos no Facebook pode provocar inveja e
causar sentimentos de infelicidade e solidão, segundo pesquisadores alemães.
Um estudo realizado em conjunto por
duas universidades alemãs encontrou uma inveja desenfreada no Facebook, a maior
rede social do mundo, que agora tem mais de 1 bilhão de usuários e produziu uma
plataforma inédita para comparações sociais.
Os pesquisadores descobriram que uma
em cada três pessoas sentiu-se pior e mais insatisfeita com a própria vida
depois de visitar o site. "Ficamos surpresos ao ver quantas pessoas têm
uma experiência negativa do Facebook, com a inveja fazendo-as se sentirem
sozinhas, frustradas ou com raiva", disse à Reuters a pesquisadora Hanna
Krasnova, do Instituto de Sistemas da Informação na Universidade Humboldt de
Berlim.
"Nossas observações indicam que
algumas dessas pessoas vão sair do Facebook ou...
pelo menos reduzir o uso que fazem do site", disse Krasnova, aumentando a especulação de que o Facebook poderia chegar a um ponto de saturação em alguns países.
pelo menos reduzir o uso que fazem do site", disse Krasnova, aumentando a especulação de que o Facebook poderia chegar a um ponto de saturação em alguns países.
Pesquisadores da Universidade
Humboldt e da Universidade Técnica de Darmastadt descobriram que fotos de
férias eram a maior causa de ressentimento, com mais de metade dos incidentes
de inveja provocados por imagens de viagens no Facebook.
A interação social foi a segunda
causa mais comum de inveja, com os usuários podendo comparar quantas
felicitações de aniversário receberam em relação a amigos e quantas
"curtidas" ou comentários foram feitos em suas fotos ou posts.
"O acompanhamento passivo
provoca emoções amargas, com os usuários invejando principalmente a felicidade
dos outros, o modo como os outros passam as férias e como socializam",
disseram os pesquisadores no estudo "Inveja no Facebook: Uma Ameaça Oculta
à Satisfação da Vida dos Usuários?", divulgado ontem.
A pesquisa revelou que pessoas com
trinta e poucos anos eram mais propensas a invejar a felicidade familiar. Já as
mulheres tendem a invejar mais a atratividade física.
Esses sentimentos de inveja fizeram
alguns usuários se gabarem mais sobre suas conquistas no site para aparecerem
de uma forma melhor. Os homens postavam mais conteúdo autopromocional no
Facebook para divulgar suas realizações, enquanto as mulheres destacavam sua
boa aparência e vida social.
Os pesquisadores se basearam em dois
estudos envolvendo 600 alemães. Eles disseram que os resultados devem ser os
mesmos internacionalmente, já que a inveja é um sentimento universal e impacta
o uso do Facebook em qualquer país. / REUTERS
ESTADÃO.COM
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