Um grupo de 28 organizações européias
vai começar a testar e avaliar cientificamente o impacto de oito sistemas
avançados de assistência à segurança, eficiência e conforto do motorista.
Carros
inteligentes
Um grupo de 28 organizações européias
vai começar a testar e avaliar cientificamente o impacto de oito sistemas
avançados de assistência à segurança, eficiência e conforto dos motoristas.
Todos os sistemas avaliados já estão
em um nível de desenvolvimento que permite sua incorporação imediata em
veículos de linha.
Serão testados, entre outros, sistemas
de controle lateral e longitudinal, sistemas que emitem alertas para o
motorista sobre o risco de colisões laterais e frontais.
Sistemas de bordo avançados, como o
CSW (Curve Speed Warning: alerta de velocidade nas curvas),
"consultores" de eficiência de combustível e a interação
homem-máquina dos sistemas de navegação também serão testados.
Benefícios
na prática
Começando no início de 2010, nada
menos do que 1.000 veículos de várias marcas europeias, equipados com os
diversos sistemas inteligentes, serão testados em um período de um ano.
Esses veículos inteligentes permitirão
a coleta de dados que deverão fornecer respostas sobre os impactos que esses
sistemas têm de fato sobre a segurança, a eficiência e o conforto do motorista.
Será
que vale a pena?
"Este será o primeiro teste
operacional em grande escala desse tipo já feito, e o primeiro a incluir várias
marcas de automóveis," afirmou Aria Etemad, coordenadora do Projeto
EuroFOT (European Field Operational Test: teste operacional de campo europeu),
durante o anúncio da campanha de testes.
O objetivo do projeto EuroFOT é
fornecer indicações baseadas em dados científicos sobre os benefícios reais
desses sistemas inteligentes que estão aos poucos sendo inseridos nos carros
por vários fabricantes.
Os resultados dos testes de campo
deverão contribuir para embasar melhor as decisões tanto dos fabricantes quanto
dos compradores de automóveis, que poderão avaliar se vale a pena pagar mais
por esses assistentes.
Novas
tecnologias automotivas
Veja a lista de todas as tecnologias
que serão avaliadas durante o EuroFOT:
ACC - Adaptive Cruise Control
O Controle Adaptativo de Cruzeiro
utiliza sensores para monitorar continuamente a distância de outros veículos,
ajustando a velocidade para garantir que o veículo não se aproxime
demasiadamente do veículo à frente. O condutor aciona o controle de cruzeiro definindo
a velocidade máxima desejada e selecionando a distância a ser mantida em
relação aos veículos à frente.
FCW - Forward Collision Warning
O Alerta de Colisão ajudará a evitar
as colisões traseiras ou minimizar os efeitos destes tipos de colisões. Um
radar monitora continuamente a área à frente do veículo. Se o carro se
aproximar demasiadamente de outro veículo, o motorista é alertado através de
sinais sonoros e visuais. Se o risco de uma colisão aumentar apesar dos avisos,
os freios são acionados levemente para aumentar a eficiência da frenagem pelo
motorista. Quando uma colisão é iminente e o motorista não mostrar reação, o
carro automaticamente usa os freios para reduzir o impacto do acidente.
SRS - Speed Regulation System
O Sistema de Controle de Velocidade
tem como objetivo manter o automóvel em uma velocidade constante, selecionada
pelo motorista.
BLIS - Blind Spot Information System
O Sistema de Monitoramento do Ponto
Cego usa pequenas câmeras em cada espelho lateral para detectar quando um carro
ou moto entrou no ponto cego do motorista. Uma luz de aviso indica que um outro
veículo se encontra nessa posição. O sistema é capaz de reconhecer e ignorar a
própria sombra do carro e também funciona à noite.
LDW - Lane Departure Warning
O Alerta de Mudança de Faixa ajuda o
motorista a manter sua posição numa determinada faixa da estrada ou rua,
emitindo alertas se o veículo cruzar as faixas da pista de forma
não-intencional. O acionamento da seta desativa automaticamente o aviso, que só
é emitido acima de uma determinada velocidade.
CSW - Curve Speed Warning
O Alerta de Velocidade nas Curvas foi
desenvolvido para ajudar os motoristas a identificar situações potencialmente
perigosas quando se entra em uma curva na estrada com velocidade excessiva, alertando
o motorista com uma antecedência suficiente para permitir-lhe reagir
adequadamente. A velocidade recomendada é calculada a partir de mapas da
estrada em conjunto com fatores como as condições do tempo e o atrito das rodas
contra o asfalto.
Safe HMI - Human-Machine Interaction
É um conjunto de tecnologias que visa
facilitar o acesso das informações do veículo, podendo incluir displays transparentes
instalados no para-brisas, semelhantes aos usados em aviões, até câmeras
montadas em óculos, além da revisão dos métodos de apresentação das informações
em telas e outros mostradores e comunicações por voz.
FEA - Fuel Efficiency Advisor
O Consultor de Eficiência de
Combustível monitora a forma de dirigir do motorista, informando os melhores
momentos para a troca de marcas e níveis de aceleração, além de alertar para as
revisões, trocas de óleo etc.
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Dag Vulpi