terça-feira, 2 de outubro de 2012

Críticas e alfinetadas marcam o debate dos candidatos a prefeito de Vitória


A gestão atual e a administração anterior foram alvos de críticas dos seis concorrentes
Candidatos participaram de debate na manhã 
desta terça-feira, em Vitória Foto: Chico Guedes - GZ
O debate dos candidatos a prefeito de Vitória, promovido pela Rádio CBN Vitória e pelo Jornal A Gazeta, nesta terça-feira (02), foi marcado por ataques entre os concorrentes. No esperado confronto dos que almejam a prefeitura da Capital capixaba, a gestão atual e a administração anterior foram alvos de críticas dos candidatos.

A saúde pública foi um dos temas discutidos entre os candidatos a prefeito. A candidata Iriny Lopes (PT) questionou a Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) quais são os projetos dele para a área. A petista destacou que a saúde pública de Vitória é considerada a melhor das capitais brasileiras. Enquanto na última administração de Luiz Paulo os médicos tiveram reajuste de apenas 10% e os demais funcionários não tiveram aumento.

Luiz Paulo contra-atacou a petista e disse que estão fazendo terrorismo com os funcionários públicos da prefeitura ao falar do reajuste de salários. Iriny, por sua vez, disse que faz debate político e não terrorismo.O tucano afirmou que Vitória tem um bom serviço de atenção básica, que começou durante a sua administração. No entanto, cabe a prefeitura fazer avanços. Ele prometeu, caso seja eleito, construir uma nova policlínica na região continental do município, em Goiabeiras. 

O candidato Montalvani Lima (PRTB) disparou críticas a Luciano Rezende (PPS) afirmando que, em seu mandato de vereador, ele prejudicou o setor produtivo. O deputado estadual afirmou que fez uma cruzada sozinho em Vitória para combater as irregularidades, entre elas o aumento abusivo do IPTU. 

Luciano Rezende ainda alfinetou Montalvani. Segundo ele, o empresário não conhece as atividades que ele fez na época em que foi vereador, pois estava enriquecendo em outros Estados. Montalvani, por outro lado, disse que está no Espírito Santo desde 1990 e que, inclusive, assistiu ao primeiro pronunciamento do candidato do PPS quando foi eleito vereador. Na última alfinetada, o deputado estadual pediu para Montalvani concluir a obra de uma praça de Jardim Camburi, realizada por sua empresa.

O candidato do PSDC, Edson Ribeiro, perguntou a Iriny Lopes se o fato de a candidata não usar o nome do partido e a estrela vermelha do PT na sua campanha eleitoral está relacionado ao mensalão. Ela disse que não está escondendo nada e que a sua história a credencia a disputar a prefeitura de cabeça erguida. A deputada federal falou que o candidato perdeu a oportunidade de fazer uma pergunta sobre as suas propostas.

Reveja como foi o debate, bloco a bloco:
Luiz Paulo questionou Gustavo de Biase (PSOL) sobre a forma como candidato pretende reduzir a burocracia na prefeitura. Gustavo de Biase  afirmou que, além da burocracia, é preciso combater a corrupção. Para isso, ele disse que vai otimizar os serviços e ampliar o portal da transparência.

Os candidatos a prefeito de Vitória afirmaram estar confiantes para o pleito de domingo. Luiz Paulo Vellozo Lucas acredita que está bem avaliado pelos eleitores. "Percorri a cidade inteira e constatei duas coisas importantes para mim. Primeiro que a população não avalia bem a atual administração. Segundo que tem uma memória positiva da primeira vez que fui prefeito de Vitória. As mensagens pedindo para que eu volte me deram muita energia", disse.

Para Luciano Rezende, a expectativa é de que ele esteja no segundo turno. "Todas as pesquisas confirmam a virada eleitoral em Vitória. O segundo turno já está garantido com muita folga. Nós estamos trabalhando muito para consolidar esse processo que todos estão vendo a caminho do segundo turno", afirmou.

A candidata Iriny Lopes tem a certeza de que haverá um virada na última semana das eleições. "A nossa campanha está sendo multiplicada porque as pessoas nas ruas nos abraçam com carinho, com expectativa e com confiança. Eu estou feliz com essa reta final de campanha e acho que ela ainda vai trazer muitas surpresas", destacou.

Edson Ribeiro também acredita que a última semana reserva mudanças no cenário eleitoral. "Eu acho que, no dia 7 de outubro, as pessoas vão perceber que as ruas são diferentes do que as pesquisas mostram hoje. Esse debate, mais uma vez, contribuiu para as pessoas perceberem as ideias de cada um", disse.

O candidato Gustavo de Biase ressaltou que vai continuar a fazer uma campanha sem ataques na reta final das eleições. "Esse foi mais um debate no qual a campanha do PSOL apresentou somente propostas, sem ataques. Essa é a nossa forma de fazer política e vamos continuar assim até o final. Espero que o eleitor escolha pela mudança verdadeira no dia 7 de outubro", falou.

Para Montalvani Lima, a sua participação nas eleições trouxeram contribuição para o município. "A minha visão técnica e as propostas que eu apresento estão trazendo uma clareza ao debate. Os próprios concorrentes estão se posicionando com relação a elas. Eu fico muito feliz de estar dando a minha contribuição, já que eu vivo nessa sociedade e quero o melhor para o nosso povo", frisou.

Nesta quarta-feira (03) estarão frente a frente os candidatos a prefeitura da Serra. Na quinta-feira (04) acontece o debate entre os candidatos a prefeitura de Vila Velha no auditório da Rede Gazeta.
Fonte: Rádio CBN Vitória (93,5 FM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook