Plataforma
vai usar agências de checagem de notícias que forem denunciadas,
A
seis meses das eleições, o Facebook anunciou que iniciará na próxima semana, no
Brasil, um programa de verificação de notícias em parceria com as agências de
checagem Lupa e Aos Fatos.
Segundo
a plataforma, os dois serviços, ligados à International Fact-Checking Network
(IFCN), rede de checadores organizada pelo instituto Poynter (EUA), terão
acesso às notícias denunciadas como falsas pelos usuários.
Aquelas
que as agências confirmarem como falsas "terão sua distribuição orgânica
reduzida de forma significativa", não podendo mais ser impulsionadas, diz
o Facebook.
E
"páginas que repetidamente compartilharem notícias falsas terão todo o seu
alcance diminuído", não podendo mais comprar anúncio para aumentar suas
audiências.
Nos
EUA, segundo a plataforma, um programa semelhante teria reduzido "em até
80%" a distribuição daquelas notícias confirmadas como falsas pelos checadores.
Responsável
no Facebook por parcerias com veículos de mídia latino-americanos, Cláudia
Gurfinkel afirma que o programa "é mais um passo" nos esforços da
plataforma para combater "fake news".
Cristina
Tardáguila, diretora da Agência Lupa, que publica uma coluna na, afirma ter
entrado no programa "acreditando fortemente no impacto que ele terá, ainda
mais num ano eleitoral".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!
Abração
Dag Vulpi