Douglas
Corrêa
O
comércio varejista do Rio de Janeiro no Natal registrou um aumento de 2% nas
vendas em relação ao ano passado. O levantamento é do Centro de Estudos do
Clube de Diretores Lojistas (CDLRio), que ouviu 500 estabelecimentos
comerciais.
A
crise financeira que atinge o estado e a concorrência causada por camelôs
prejudicaram os lojistas. No Natal de 2016, o faturamento aumentou 1%.
Os
produtos mais vendidos foram roupas, calçados, brinquedos, bolsas e acessórios,
celulares, perfumaria/beleza e bijuterias. A forma de pagamento mais utilizada
foi o cartão de crédito parcelado, cartão de débito, crediário e cartão de loja
parcelado.
De
acordo com o presidente do Clube de Diretores Lojistas do Rio, Aldo Gonçalves,
as vendas do Natal correspondem a cerca de 30% do faturamento anual da maioria
dos segmentos do comércio.
“Pode-se
dizer que elas garantem o fôlego do setor para enfrentar os três primeiros
meses do ano, período de desaquecimento da atividade comercial que coincide com
pesados custos fixos do consumidor como pagamentos de impostos, matrículas e o
material escolar. E o resultado de 2% nas vendas do Natal foi preocupante
quando se considera todo esse cenário”.
Salários
atrasados prejudicam consumidores e lojistas
Gonçalves
disse ainda que o comerciante fez a sua parte. Comprou produtos desejados com
preço e quantidades adequadas. Investiu no treinamento de equipe para vender
mais e conquistar novos clientes. Além disso, realizou todo o tipo de promoção,
liquidação e descontos para estimular as vendas.
“Mas
todas essas ações não foram suficientes. Os motivos desse desempenho foram a
crise financeira do estado, com pagamento do funcionalismo atrasado, desordem
urbana com os camelôs invadindo a cidade, o recrudescimento da violência e o
desemprego. Tudo isso desestimulou o consumidor e influenciou bastante no
movimento”, avaliou.
a corrupçao acabou com o RJ.
ResponderExcluirPan americano,olimpiadas e copa do mundo...fizeram a festa