A mortalidade
provocada pelo vírus da aids caiu 13% na última década no País. O dado foi
apresentado pelo Ministério
da Saúde nesta quarta-feira (28) no lançamento da campanha de prevenção às
DST e aids para o carnaval de 2015. Entretanto, os índices de contaminação pelo
HIV ainda continuam crescendo na população jovem.
Chioro
apresentou a campanha de prevenção à aids de 2015. Foto: Renan Carvalhais –
Gabinete Digital/PR.
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Via Gabinete
Digital/PR.
Por essa
razão, a campanha de prevenção do governo para o carnaval deste ano é
direcionada, sobretudo, ao público jovem e tem como slogan a expressão #partiuteste.
O foco da estratégia é a prevenção combinada, aliando a importância do uso da
camisinha, com a conscientização da necessidade do indivíduo saber se foi
contaminado e, desse modo, iniciar rapidamente o tratamento.
De acordo com a Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP) divulgada pela Pasta nesta quarta-feira, 94% dos brasileiros sabem que a camisinha é melhor forma de prevenção à aids e DSTs. Apesar disso, 45% da população sexualmente ativa do País não usou preservativo em suas últimas relações sexuais casuais.
Para o ministro Arthur Chioro, é fundamental reforçar a estratégia de distribuição de preservativos no Brasil. No entanto, o ministro enfatiza que o governo atua em outras frentes no combate à epidemia de aids e DST, mais compatíveis com a nova realidade da sociedade brasileira, em que houve aumento do número de relações sexuais casuais.
“Nós não podemos lidar na sociedade brasileira usando a camisinha como a única arma de prevenção à aids e às DST. Nós precisamos ousar com outras estratégias. Precisamos contar com uma mudança de comportamento significativo da população de 15 a 64 anos, sobretudo entre a população mais jovem, que é o aumento significativo do número de parceiros casuais”, afirmou Chioro.
Nesse sentido, Chioro destacou que além dos investimentos focados na informação e no sexo seguro – atualmente, 120 milhões de preservativos estão disponíveis no País – o Ministério da Saúde também está concentrando esforços em outras estratégias de prevenção, como a ampliação de testes rápidos e de medicamentos antirretrovirais. De acordo com o ministro, o tratamento contra o HIV distribuído hoje pelo SUS é uma referência internacional, por ser seguro, gratuito e eficaz.
De acordo com a Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP) divulgada pela Pasta nesta quarta-feira, 94% dos brasileiros sabem que a camisinha é melhor forma de prevenção à aids e DSTs. Apesar disso, 45% da população sexualmente ativa do País não usou preservativo em suas últimas relações sexuais casuais.
Para o ministro Arthur Chioro, é fundamental reforçar a estratégia de distribuição de preservativos no Brasil. No entanto, o ministro enfatiza que o governo atua em outras frentes no combate à epidemia de aids e DST, mais compatíveis com a nova realidade da sociedade brasileira, em que houve aumento do número de relações sexuais casuais.
“Nós não podemos lidar na sociedade brasileira usando a camisinha como a única arma de prevenção à aids e às DST. Nós precisamos ousar com outras estratégias. Precisamos contar com uma mudança de comportamento significativo da população de 15 a 64 anos, sobretudo entre a população mais jovem, que é o aumento significativo do número de parceiros casuais”, afirmou Chioro.
Nesse sentido, Chioro destacou que além dos investimentos focados na informação e no sexo seguro – atualmente, 120 milhões de preservativos estão disponíveis no País – o Ministério da Saúde também está concentrando esforços em outras estratégias de prevenção, como a ampliação de testes rápidos e de medicamentos antirretrovirais. De acordo com o ministro, o tratamento contra o HIV distribuído hoje pelo SUS é uma referência internacional, por ser seguro, gratuito e eficaz.
Segundo dados
do ministério, só em 2014 foram distribuídos 6,4 milhões de testes rápidos para
o HIV, número 26% maior que os 4,7 milhões distribuídos em 2013. Das cerca de
734 mil pessoas que vivem com HIV e aids no Brasil atualmente, 80% já foram
diagnosticadas. Dessas, 400 mil realizam tratamento gratuitamente pelo SUS.
A campanha
A campanha
A mensagem
geral da campanha de carnaval deste ano com o slogan a #partiuteste é informar
a população jovem para se prevenir contra o vírus da aids, usar camisinha,
fazer o teste e, se der positivo, começar o tratamento imediatamente,
reforçando o conceito da prevenção combinada.
Nessa lógica, o ministro Arthur Chioro destacou que “a campanha quer chegar a todas as tribos, dialogar com a juventude e alcançar de forma consistente, sobretudo, as cidades onde há uma grande concentração de jovens.”
Ao todo, para a campanha está prevista a distribuição de 129 mil cartazes em quatro versões – segmentados para a população jovem, travesti e jovem gay – um spot de rádio, 315 mil folderes explicativos da prevenção combinada e um vídeo para TV.
Nas cidades com maior concentração de foliões (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Olinda, Florianópolis, Ouro Preto, Diamantina, São João Del Rei e Alfenas) haverá reforço das estratégias de comunicação da campanha, focada na população jovem.
Além disso, o ministro anunciou que a campanha será estendida, com adaptações para festas populares – como o São João e outros eventos ao longo do ano, reforçando a campanha de prevenção e teste não somente no carnaval.
Cenário brasileiro
Nessa lógica, o ministro Arthur Chioro destacou que “a campanha quer chegar a todas as tribos, dialogar com a juventude e alcançar de forma consistente, sobretudo, as cidades onde há uma grande concentração de jovens.”
Ao todo, para a campanha está prevista a distribuição de 129 mil cartazes em quatro versões – segmentados para a população jovem, travesti e jovem gay – um spot de rádio, 315 mil folderes explicativos da prevenção combinada e um vídeo para TV.
Nas cidades com maior concentração de foliões (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Olinda, Florianópolis, Ouro Preto, Diamantina, São João Del Rei e Alfenas) haverá reforço das estratégias de comunicação da campanha, focada na população jovem.
Além disso, o ministro anunciou que a campanha será estendida, com adaptações para festas populares – como o São João e outros eventos ao longo do ano, reforçando a campanha de prevenção e teste não somente no carnaval.
Cenário brasileiro
Desde os anos
80, foram notificados 757 mil casos de aids no Brasil. Segundo o Ministério da
Saúde, a epidemia no Brasil está estabilizada, com taxa de detecção em torno de
20,4 casos, a cada 100 mil habitantes. Isso representa cerca de 39 mil casos de
aids novos ao ano. Além disso, o índice de mortalidade por aids caiu 13% nos
últimos 10 anos, passando de 6,4 casos de mortes por 100 mil habitantes em
2003, para 5,7 casos em 2013.
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