quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Destacando Texto Com Tags HTML

Às vezes, estamos, por exemplo, compondo uma prova e queremos ao invés dos recursos de formatação convencional, como Negrito, Itálico e Sublinhado, destacar partes do texto, realçá-lo, como em utilizando uma caneta marca-texto. A Tag <MARK> Texto a Destacar </MARK>faz isto para nós. Queremos realçar, na frase “Atenção, Alunos. Provas I e II têm peso 5; as restantes têm peso 2″ a seleção Provas I e II têm peso 5. A frase completa, com o código HTML, ficaria assim:

Atenção, Alunos. <mark>Provas I e II têm peso 5</mark>; as restantes têm peso 2.”.

A saída HTML seria assim:

Atenção, Alunos. Provas I e II têm peso 5; as restantes têm peso 2“.

Observação: Consegue-se muito mais controle, bem como flexibilidade de cores, com o uso de Estilos, os quais, como frisado antes, estão além do escopo deste mini-tutorial. Nos linques por nós fornecidos, por exemplo, da W3Schools, é possível aprofundar bastante sobre o uso de Estilos. Importante, pois é uma tendência irrecorrível, ainda mais quando se sabe que todos os sítios estão migrando para C. M. (Gerenciadores de Conteúdo) e estes, sabe-se, truncam bastante os efeitos de HTML puro.

Transcrevendo Citações E Comentários, Com Destaque

Às vezes, em meio a um artigo, comentário, queremos transcrever o dito pelo autor, dando, porém, destaque a pontos mais relevantes do que fora dito. Entra em cena uma Tag importante. Ela nos permite transcrever só o trecho fundamental do autor, dando destaque gráfico e deslocando o texto, como numa verdadeira citação. É importante deixar este trecho selecionado italicizado, como é praxe nas citações, pois a Tag BlockQuote só nos dá o destaque gráfico, com o deslocamento e, dependendo do Estilo de Página, um sinal, à esquerda, mostrando que há um avanço do texto. Para formatar a Etiqueta (Tag) BlockQuote, segue-se o usual. Fechá-la, idem, utilizando a barra (/) como indicador de final de efeito. Vamos testar, com um pequeno exemplo: em uma discussão sobre codificação, Pedro falou:
— “… sabemos que o Protocolo HEVC vai imperar, é questão de tempo, pois se exigirá mais e mais densidade de informação multimídia e as Camadas MPeg anteriores já obsolesceram.“.

Agora, utilizado a Tag <
blockquote>Texto a Destacar</blockquote></> iremos testar o mesmo excerto de texto do autor:
— “… sabemos que o Protocolo HEVC vai imperar, é questão de tempo, pois se exigirá mais e mais densidade de informação multimídia e as Camadas MPeg anteriores já obsolesceram.“.

Não precisa quebrar a linha, com Enter ou com código HTML. A Tag citada faz isso automaticamente. O travessão (—) é conseguido com um pequeno e útil truque: escreva, em vez do hífen ou do próprio travessão, ”
---
” (três hifens, sem espaço entre eles. O Gerenciador de Conteúdo de qualquer sítio / Blogue vai convertê-lo em travessão). Se quiser, alternativamente, pode digitar, para ser convertido também, de modo automático, “&mdash;” (âmper, “mdash” , ;& “;”). Este método de se escrever o carácter se chama “URL Encode“.

Pronto. Agora já sabes como citar o trecho daquele tópico | comentário. E boa discussão. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook