quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Trabalhando com Cabeçalhos em HTML

Agora, amig@, vamos trabalhar um pouco com Cabeçalhos. Cabeçalhos, em HTML, têm um sentido específico. Cabeçalhos são específicos a uma página e são um texto chamativo, grande, indo do Nível 1 ao 6 (do maior para o menor). Algumas pessoas utilizam a TAG <BIG>Texto a Destacar </BIG>; mas o grupo Cabeçalhos permite padronizar as Seções de sua página com muito mais controle.

Para colocar um título, por exemplo, com Nível 2 de Cabeçalho, basta instruir, na sua página:

<H2>Este é Um Cabeçalho Nível 2</H2>. Como qualquer Tag, informamos à página o fim marcação de cabeçalho com </H[1-6]>. Veja abaixo exemplos de Cabeçalhos em ordem decrescente de tamanho:

Este é Um Cabeçalho Nível 1

Este é Um Cabeçalho Nível 2

Este é Um Cabeçalho Nível 3

Este é Um Cabeçalho Nível 4

Este é Um Cabeçalho Nível 5
Este é Um Cabeçalho Nível 6


Inserindo Comentários em HTML

Às vezes, queremos comentar pequenos trechos da nossa página. Como em qualquer linguagem de computadores, ao se comentar um trecho qualquer, este só será visível em modo de edição, o que é útil para ajudar aos formatadores a entenderem aquele trecho, como está programado, o que faz aquele tópico, etc. No caso específico de HTML, os comentários ajudam o formatador da página, dando-lhe informações que ficam transparentes para o leitor da página. A TAG para iniciar um comentário, o qual pode se desenvolver em várias linhas de texto, é <!– (MenorQUE, Exclamação, hífen, hífen – tudo junto, sem espaço). A partir deste ponto, tudo é tratado como comentário, não sendo exibido pelo seu Navegador, até o HTML encontrar a Tag para finalizar o efeito. Para finalizá-lo, basta indicar o fechamento da TAG de comentários com –> (hífen, hífen, MaiorQUE. esta é uma das poucas TAGS que não fecham com a Barra, a exemplo também da TAG IMG).

Digamos que estou escrevendo um texto e quero sinalizar para o Moderador que determinado trecho não está concluso, ainda. Posso me valer dos comentários, vez que o Moderador analisará o código-fonte do que fora enviado, à cata de possíveis problemas.

Vejamos um exemplo:

“… Para calcular a corrente, precisamos saber, pelo menos, duas grandezas: a voltagem e a resistência…”.

<!– Atenção Moderador. Colocar Gráfico da URL Aqui!!! –>

O que será visto pelo leitor:

“… Para calcular a corrente, precisamos saber, pelo menos, duas grandezas: a voltagem e a resistência…”.

O Moderador / diagramador da página, pelo que se falou, vai ler o código-fonte e vai ver os comentários. Para o leitor, é transparente. Literalmente transparente, ou seja, não viu as informações que só tinham relevância para quem vai editar o conteúdo. Num artigo, em um comentário em um blogue, exemplos, tu podes colocar comentários para registrar data, URL do tópico, etc. Bastante útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook