sexta-feira, 3 de maio de 2013

Telexfree: análise de rentabilidade do Marketing Multinível


O que é a Telexfree?

Acredito que muitos já tenham a resposta para essa pergunta, já que a cada cinco spams que recebo em meu e-mail, pelo menos um deles fala a respeito dessa empresa e como ela promete lhe enriquecer em pouquíssimo tempo. Mas enfim, respondendo a pergunta do título acima: a Telexfree é uma empresa do segmento de telecomunicações, que comercializa serviços de VOIP. Simplificando, possui um produto que concorre com o tão aclamado Skype.
Mas o que a Telexfree tem de diferente?
Nesse tópico, talvez se esconda o motivo pelo qual recebo tantos e-mails com assunto “Telexfree”. A empresa de telefonia não difere de seus concorrentes por seu preço, qualidade ou nível de serviço, mas sim por seu plano de marketing, que pode ser caracterizado como uma proposta de Marketing Multinível. Se você está se perguntando o que isso significa, aí vai a resposta: a Telexfree trabalha com um sistema de divulgação, onde você pode ser remunerado por indicar pessoas, ou seja, após aderir o sistema, você se torna um divulgador, com o objetivo de converter o maior número de pessoas, tornando-os divulgadores ou consumidores dos serviços da empresa. Ficou claro? Não? Então acompanhe o desenvolvimento das análises abaixo que tudo se esclarecerá.

Como funciona o Marketing Multinível?

De maneira geral, todas as empresas que trabalham com Marketing Multinível operam da mesma forma. Você inicia uma rede, entrando abaixo de alguém (ou não – depende da proposta de cada uma). A partir desse momento, você passa a trabalhar para inserir novas pessoas abaixo de você, sendo remunerado por isso.
Até onde tenho consciência, todos os planos de marketing que se baseiam no MMN estruturam-se da seguinte forma: ao inserir pessoas em sua rede, você inicia duas equipes – uma à esquerda e outra à direita. Por sua vez, essas pessoas inserem novas pessoas abaixo delas, criando suas próprias equipes. De acordo com a periodicidade estabelecida em contrato pela empresa, você receberá uma gratificação de acordo com o tamanho de suas equipes. Geralmente (para fazer com que você não pare de trabalhar e passe a se sustentar à custa dos outros) você é remunerado com base na quantidade de pessoas na sua menor equipe (esquerda ou direita).
Se tudo der certo, e as pessoas abaixo de você também trabalharem, você terá uma distribuição de pessoas semelhante a essa:

O que encontrarei nas análises abaixo?

Foram feitas duas análises considerando as principais formas de ganho da Telexfree, na primeira delas você encontrará o resultado do sistema caso você consiga inserir mensalmente 4 pessoas em sua rede. Na segunda, foi considerada o volume de 20 pessoas entrando na rede do afiliado, mensalmente.

O que foi considerado nas análises?

As informações apontadas abaixo foram obtidas através de apresentações de representantes da Telexfree e também do contrato de divulgação da empresa, disponível no link http://www.telexfree.com/public/file/Contrato_Telexfree-PT.pdf
  • “Investimento” inicial: R$1.375,00 por 5 AdCentrais, o que é chamado AdCentral Family (mais à frente explico o que isso lhe dá direito). Existe a opção de adquirir apenas uma AdCentral, pelo valor de R$299,00, no entanto o pacote Family mostrou-se mais rentável em minhas análises e, por esse motivo, ele foi escolhido;
  • Períodos entre “reinvestimentos”: 12 meses. Após esse período, você deverá desembolsar novamente o valor apontado acima, para se manter ativo como divulgador da Telexfree;
  • Número de períodos considerados nas análises: 24 períodos, onde cada um equivale a 1 mês;
  • Taxa de desistência: Segundo dados levantados pelo IBGE, aproximadamente 70% de todos os investimentos fracassam e geram desistência no país, por esse motivo, considerou-se esse valor;
  • Remuneração por postagem de anúncios: Cada AdCentral lhe dá direito de postar 1 anúncio por dia, se você divulgar a empresa todos os dias da semana, semanalmente você terá direito a US$20.00. Ou seja, ao final do mês serão US$80.00 por cada AdCentral em que o procedimento foi seguido. Como consideramos o pacote Family, ao final do mês serão US$400.00;
  • Remuneração por indicação: US$20.00 por cada novo entrante;
  • Remuneração por formação de pares: US$20.00 por cada vez que uma nova pessoa for inserida em sua equipe da esquerda e na sua equipe da direita;
  • Remuneração por renda residual: 2% do valor total de AdCentrais até o 6º nível de sua rede;
  • Remuneração por venda de serviços VOIP: 10% sobre o valor do produto, para vendas realizadas por você e 2% para vendas realizadas por pessoas em sua rede. O valor do produto é de US$49,90 mensais;
  • Remuneração por Team Builder e Royalty: foram ignorados devido à complexidade dos cenários considerados;
Taxa Mínima de Atratividade (TMA): 1,17% a.m.
A Taxa Mínima de Atratividade é, basicamente, uma taxa de juros. Ela representa o mínimo que um investidor deseja ganhar através do investimento realizado. É um artifício utilizado para se avaliar investimentos, onde se define em que ponto deseja-se chegar com a aplicação do capital. Através dela, pode-se tomar a decisão de se realizar ou não o investimento.

Telexfree meus 4 membros por mês

Agora que já compreendemos tudo o que foi considerado previamente, podemos partir para o que interessa. No primeiro caso, considerei um cenário onde 4 novas pessoas entram em sua rede todos os meses; você pode pensar “Ahhh, mas isso é muito pouco. Eu consigo muito mais pessoas em 1 mês”. Aí eu gostaria que você entendesse o seguinte: para algumas pessoas, encontrar 4 pessoas dispostas a abrir mão de R$299,00, durante 24 meses, será extremamente complicado. Além disso, essa é uma média, o que nos diz que em alguns meses esse valor pode ser superado e, em outros, pode até mesmo não ser contemplado. Com o passar do tempo, você irá perceber que sua rede de contatos está ficando saturada e que, por esse motivo, fica complicado encontrar pessoas para as quais o plano da Telexfree ainda não foi apresentado.
Enfim, com um pouco de sorte e dedicação, você encontrará 4 pessoas dispostas a abrir mão de R$299,00 em todos os 24 meses; com isso, o Valor Presente de seu investimento seria semelhante ao que é mostrado no gráfico abaixo.
Quando aplicamos um capital, esperamos que ele seja valorizado. O Valor Presente refere-se ao valor que o montante de capital, obtido em determinado período, teria no instante zero, quando o investimento foi realizado. Para esse cálculo, consideramos que o capital deveria ser remunerado a uma taxa pré-determinada, a qual chamamos de TMA, anteriormente.



A partir do gráfico acima é possível verificar que o “payback” (tempo em que o investimento se paga) está representado no terceiro mês. É importante detalhar que esse não é o rendimento mensal da Telexfree, para o caso analisado, mas sim seu saldo acumulado após dois anos de trabalho. As receitas, por período, seriam como exposto abaixo.

O ganho mensal apresenta pouca variação, ficando negativo apenas quando a aplicação de capital acontece. Dessa forma, é possível concluir que inserindo 4 membros em sua rede, todos os meses, você terá uma renda extra de aproximadamente R$1.000,00.

Telexfree e meus 20 membros por mês

A partir da mesma metodologia desenvolvida no exemplo acima, elaborou-se uma análise considerando que 20 novos membros são inseridos em sua rede todos os meses, durante 24 meses. Como é possível deduzir, o resultado é bastante superior ao obtido com o exemplo anterior. Veja o gráfico abaixo.

O payback desse exemplo ocorre ainda no primeiro mês após o investimento.



Como é possível verificar, o ganho de quem consegue criar seu pequeno exército de divulgadores Telexfree flutua entre R$2.000,00 e R$2.500,00. Essa é uma remuneração que supera a média de ganho dos brasileiros, principalmente das classes mais baixas. No entanto, é preciso verificar as dificuldades em se fazer cumprir esse cenário. É necessário ter uma rede de contatos que não vivam em extrema dificuldade financeira e ter uma boa retórica alinhada a uma capacidade de vendas com certeza será diferencial para se tornar um divulgador. Além disso, possuir resiliência é essencial. Também é importante considerar que inserir 20 membros, mensalmente, em sua rede, demandará tempo e se você pensar em desenvolver a Telexfree apenas como uma renda extra, talvez não consiga organizar seu tempo para encontrar 20 pessoas dispostas a abrir mão de seu capital.

Devo ou não entrar na Telexfree?

A resposta aqui é a mesma que dei quando analisei a Monavie: Depende. Apesar do “investimento” ser consideravelmente menor, ainda assim é bastante difícil encontrar pessoas dispostas a se envolver com a divulgação, pelo fato de existirem inúmeras incertezas com relação à capacidade de ganho individual e coletivo. Se você possuir uma rede de contatos de elevado poder aquisitivo, tiver disposição e capacidade para vender ideias novas e não tiver medo de perder alguns amigos por se passar por chato, esse esquema pode lhe trazer algum benefício financeiro. No entanto, é importante considerar que o seu circulo social é limitado e que, em algum momento, ficará bastante complicado encontrar pessoas para apresentar o Plano de Marketing da Telexfree.
Depois de ser escaldado por uma apresentação da Monavie, fiquei bastante receoso com as propostas de MMN existentes, atualmente. Passei a investigar a respeito da Telexfree já com um pé atrás, esperando encontrar vestígios de representações com pouco foco na ética. Contudo, sou obrigado a admitir que não encontrei nada que me fizesse desconfiar a respeito dessa empresa. Com base em minhas análises, acredito que seja possível sim obter renda com a Telexfree; todavia, a promessa de enriquecimento que vejo surgir todos os dias em meu e-mail está longe de ser uma verdade universal. Talvez algumas pessoas, consigam fazer fortuna em esquemas como esse, no entanto, isso é para poucos e não uma regra geral. Com base nisso, recomendo que, aqueles que optarem por se aventurar nesse universo, mantenham um plano B em sua manga, para o qual poderão recorrer caso o negócio entre em declínio.

Telexfree e o problema moral

A meu ver, a Telexfree é uma empresa que (talvez de forma indireta) incentiva o spam, através da proposta em que incentiva seus membros a postarem anúncios para serem remunerados. É possível que alguns membros interpretem erroneamente a proposta e, na sede de gerar mais e mais receita, acabam por desenvolver o negócio de maneira ilícita (spam é crime).
Outro ponto que acho interessante abordar aqui é que a Teexfree não é um investimento. Isso mesmo. Não é. No contrato, cujo link foi disponibilizado acima, é possível verificar as seguintes clausulas.
O DIVULGADOR concorda em respeitar todas as leis e regulamentos locais, municipais, estaduais, federais e internacionais aplicáveis, sendo responsável exclusivo por todas as ações ou omissões realizadas com sua senha de acesso, inclusive sobre o conteúdo de suas transmissões através do Sistema, concordando ainda que não deva de modo especial:
[...]
m) utilizar vocábulos que distorçam o real significado dos produtos ou do mecanismo e funcionamento do marketing multinível, inclusive, mas não só, expressões que transmitam a ideia de enriquecimento instantâneo e sem contraprestação, bem como tratar o custo com a adesão como um “investimento financeiro”. Desta forma, é expressamente vedada a utilização do vocábulo “INVESTIMENTO” nas reuniões e material de divulgação em geral, oralmente ou por escrito.
[...]
o) por comprovação de envio de SPAM, ou seja, qualquer tipo de mensagem não autorizada ou não solicitada pelo destinatário, que contenha informações do Sistema de Marketing da Rede TELEXFREE ou de seu Website;
Como foi exposto, os usuários do sistema poderão ser banidos caso se comprove qualquer um dos tópicos apresentados. Fique atento.
Acredito que existam maneiras mais inteligentes e perspicazes de investir meu tempo e dinheiro e, por esse motivo, (também) não sou Telexfree.
Essa postagem foi feita originalmente no site miguelando.com


3 comentários:

  1. Nobre amigo, além do meu irmão, conheço pelo menos duas pessoas que já jogaram muito dinheiro nos TELEXFREE da vida, sem contar o tempo....., nunca receberam um CENTAVO e um grande amigo por exemplo, já perdeu para mais de 10.000,00 pagando para colocar outros na sua rede, na esperança de ganhar.....SÓ PERDEU.....como diz meu primo que é engenheiro.....as probabilidades apontam que a grande maioria perde,e, dois a três ganham algo.....eu não entro numa dessas......prefiro ganhar dinheiro, trabalhando muito, como fiz e faço a vida toda. Boa sorte a quem arriscar. Abraços.

    Jorge Aragão

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  2. Eu já tenho uma análise diferente do caro leitor acima.
    Tenho visto uma empresa que trouxe esperança a centenas de milhares de pessoas que estava sem rumo e com a entrada na TelexFREE tudo isso mudou!
    Eu mesmo sinto me muito animado com a empresa e espero que venha a ter vida longa no MMN entre as maiores do segmento!

    Fico aqui meu ponto de vista e parabéns pelo artigo.

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  3. Gostaria de fazer algumas ponderações:

    De onde vem o dinheiro que a empresa paga aos seus divulgadores?

    Outro ponto: não vejo ninguém falando do serviço VOIP da empresa, todos estão focados em trazer mais divulgadores!

    Logo, será sustentável um empreendimento que tem mais divulgadores do que clientes para seus produtos?

    Alguém faz idéia de quantos clientes VOIP esta empresa tem?

    E se tudo isso é apenas uma estratégia de markting, qual foi o crescimento nos negócios de VOIP da empresa com este sistema de divulgação?

    Por fim, acabo sempre chegando a mesma conclusão, o dinheiro vem dos novos membros, assim, alguém novo sempre tem de entrar colocando dinheiro no esquema, e isso me parece insustentável.

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Dag Vulpi

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