sexta-feira, 3 de maio de 2013

O fim do golpe da TelexFree


Notícia retirada do blog do Nassif


Autor: 
Coluna Econômica
Ontem à tarde, através de sua página no Facebook, a empresa TelexFree deu ordem de debandada a seus divulgadores. Meia hora antes, em meu Blog, publiquei um pequeno organograma, com vários sites que faziam parte do esquema.
Foi o fim de cinco dias de luta surda, na qual meu Blog foi derrubado dezenas de vezes pela quadrilha, para impedir de veicular detalhes da denúncia.
À tardinha, a Secretaria Especial de Acompanhamento Econômico (SEAE) do Ministério da Fazenda informou que estava aguardando apenas um parecer da Procuradoria da Fazenda para acionar a Polícia Federal e o Ministério Público.

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Chega ao fim o mais atrevido golpe já perpetrado contra o consumidor brasileiro. Durante um ano, o esquema TelexFree envolveu um milhão de pessoas e movimentou mais de R$ 300 milhões através de uma versão online do velho golpe da pirâmide.
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O esquema surgiu inicialmente em 2009, montado pelo aventureiro capixaba Carlos Wenzeler, através de um site denominado de Disk à Vontade.
Para entrar no jogo, a pessoa tinha que pagar de US$ 200 a US$ 1.000 dólares. Depois, colocar publicidade em sites de Internet dos serviços de VoIP (telefonia pela Internet) da TelexFree. Por cada publicidade colocada, a pessoa receberia US$ 20.
Acontece que toda a remuneração dos primeiros da fila era bancada pelos últimos que entravam – como em toda pirâmide, levando ao estouro da boiada depois de algum tempo.
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A versão inicial do golpe demorou um pouco a decolar devido à falta de confiabilidade na empresa.
Aí Wenzeler deu o segundo passo. Foi até os Estados Unidos, localizou uma pequena empresa de VoIP e tornou-se sócio dela. A empresa tinha um pequeno escritório virtual em um grande prédio de Massachusetts. No site da TelexFree o prédio era apresentado como se fosse totalmente da empresa. E o sócio norte-americano como se fosse um gênio do marketing.
A publicidade da TelexFree ganhou impulso quando passou a veicular que a TelexFree americana era uma multinacional que existia desde 2002.
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O passo seguinte foi arregimentar uma verdadeira quadrilha de oportunistas, espalhada por todo o país. Essas sub-quadrilhas montaram sites usando o nome da TelexFree na URL (o endereço da Internet). E inundaram o Youtube com vídeos vendendo as maravilhas do enriquecimento fácil.
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Nos próximos dias a Polícia Federal entrará em cena, prendendo parte da quadrilha. A grande questão que se levanta é o fato da quadrilha ter agido por tanto tempo sem ser incomodada.
Os Procons do Acre e do Mato Grosso solicitaram informações à SEAE. Houve dificuldade em qualificar a natureza do crime. Por outro lado, não se sabia se a repressão deveria partir de Ministérios Públicos estaduais ou do Federal; se da Polícia Civil dos estados ou da Polícia Federal.
A cada dia que passava, mais consumidores eram prejudicados. Pululavam depoimentos de pessoas que chegaram a vender a casa para entrar no negócio.
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Na semana passada, a presidente Dilma Rousseff anunciou que o governo daria toda ênfase à defesa do consumidor.
O primeiro passo é aparelhar o Estado de ferramentas legais para coibir os velhos crimes que adquirem feição nova através de novas tecnologias.
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5 comentários:

  1. De novo essa notícia?kkkkkkkk
    Desse jeito não sei quem fala a verdade...
    Li essa mesma noticia ha dois meses atrás e nada acontece.

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  2. O Esquema da Telexfree surgiu para provar um estudo divulgado pelo Movimento Todos pela Educação, onde quase 90% dos alunos terminam o ensino médio sem saber matemática.

    Qualquer pessoa que "saiba" matemática percebe que o esquema "revolucionário" da Telexfree não é sustentável, e consequentemente, milhares de pessoas sairão lesadas.
    A dinheiro tem que sair de algum lugar, que nesse caso é o bolso dos novos divulgadores, e quando não houver mais divulgadores? Simples. Poucos estarão milionários e ricos, muitos terão recebido uma boa renda, e milhares sairão lesados.

    Simples assim, isso é matemática meus amigos.

    Para os divulgadores:

    Existem 3 perfis diferentes entre os divulgadores da Telexfree:

    1. O Estelionatário: são os idealizadores do esquema, estão no topo da pirâmide, estão ganhando milhões de reais.

    2. O Aproveitador: é aquela pessoa entendida, que sabe que o esquema irá acabar um dia, mas não está nem um pouco preocupado com os divulgadores que virão abaixo dele, está preocupado em ganhar enquanto é tempo.

    3. O Ignorante: entra na rede pois é hipnotizado pelos argumentos da empresa e dos seus divulgadores mas não tem conhecimento e nem imagina que um dia muitas pessoas sairão lesadas.

    Cada um se enquadre no perfil que desejar.

    Um abraço a todos.

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    Respostas
    1. Concordo Alan Ricardo, e acrescento:

      A Telexfree, assim como todas as demais empresas com foco no MMN é um negócio que só funciona se não tiver nenhuma fórmula matemática que obrigue o distribuidor a fazer malabarismo para entender. Todas as empresas que fazem uso de tabelas progressivas, ganhos acumulados por pontos frontais e laterais, “mirabolâncias” estranhas e complexas são mal intencionados e estão enganando seu público.

      MMN funciona quando você compra por um preço, vende por outro, ganha a diferença e se bater certas metas terá descontos maiores. Se as redes formadas não forem maiores que duas linhas abaixo e também contabilizem ganhos residuais, pode haver ganho, caso contrário, MMN só é bom para os donos, os primeiros agentes e os conferencistas e escritores de livros sobre o assunto que ganham para falar bem. O resto vai contribuir, bater palmas, ir em encontros ridículos e fazer cara de otário quando faz fotos com os diamantes, esmeraldas, rubis, platinas e outros metais raros ainda nem descobertos.

      Abraços

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  3. O Alan falou muito bem. Esquema furado, quem entra é muito desalmado para querer se aproveitar ou muito burro para não perceber o golpe!
    Só falta acontecer, porque essa notícia é velha e ainda não fizeram nada.

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  4. nao fiz ainda ,mas tó pensando em fazer.

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Dag Vulpi

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