terça-feira, 9 de outubro de 2012

Deputados discutem alianças para o segundo turno na Grande Vitória


Após o fim do recesso branco durante as eleições municipais, 22 deputados compunham quórum na sessão desta segunda-feira (08), na Assembleia Legislativo do Espírito Santo (Ales). Dos 13 parlamentares candidatos, seis não estavam presentes na sessão. Entretanto, nas conversas de pé de orelha as alianças para os municípios que vão para segundo turno (Vitória, Vila Velha e Cariacica) dominou. Na sessão, sete Projetos de Lei (PL) foram aprovados, entre eles o PL que autoriza o Poder Executivo estadual a desapropriar uma área de 41.407,76 m² no município da Serra.
Após o primeiro turno, três cidades da Grande Vitória continuam com a indefinição de quem será o próximo prefeito. Para o líder do PT na Ales, Cláudio Vereza, as alianças ainda estão indefinidas. Segundo ele as decisões de apoio para o segundo turno serão tomadas de acordo com os diretórios municipais. Em Vitória, o petista afirma o apoio pessoal à candidatura de Luciano Rezende (PPS), já que o PSDB de Luiz Paulo Vellozo Lucas é adversário nacional do partido dos trabalhadores. “Acredito que neste momento a maior preocupação do PT em Vitória seja impedir a vitória do PSDB. Vou defender Luciano com argumento político”, declarou.
Em Vila Velha, o petista acredita que a decisão será mais complexa, pois o partido já esteve na atual administração. “Saímos da administração por problemas partidários, mas quem está do outro lado também é oposição nacional, iremos conversar com o diretório”, disse Vereza.
Na cidade canela verde a decisão petista de apoio no segundo turno será definida nesta quarta-feira (10). Já na capital capixaba, o partido não tem nenhuma previsão para o anúncio.
O candidato eleito para o segundo turno em Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), disse que após os resultados tem realizado reuniões internas e que nesta terça-feira (09) já terá o encaminhamento das novas alianças. “Alguns candidatos eleitos e não eleitos já nos procuraram. Agora o jogo está igual para todos”, ressaltou o candidato.
Rodney disse ainda que não será necessário se licenciar das atividades parlamentares. “Conciliei as duas agendas no pior período de campanha, quando tínhamos mais concorrentes. Mantenho minhas atividades na Ales em respeito aos nossos eleitores”, declarou.
Já o deputado Sandro Locutor (PV), que concorreu à prefeitura de Cariacica no primeiro turno, mesmo com a desclassificação para o Executivo, o balanço para o partido foi positivo. “Conseguimos eleger dois vereadores em Cariacica e cinco vice-prefeitos em todo o Estado. Isso mostra o crescimento do partido no Estado. Estamos ouvindo os dois candidatos, acredito no alinhamento entre os poderes”, declarou.
Desapropriação
O PL enviado pelo Governo do Estado foi aprovado nesta segunda (08) pelas Comissões de Infraestrutura e Finanças. A mensagem governamental desapropria uma área de 41.407,76 m2, no bairro de Laranjeiras, no município da Serra. O terreno será destinado ao Estado, para a implementação do Programa de Mobilidade Metropolitana – PMM, especificamente no tocante a adequação do atual Terminal de Laranjeiras às novas concepções de operação do BRT(sigla em inglês para Tráfego Rápido de Ônibus) Grande Vitória.
A discussão em plenário sobre o assunto teve início no final do mês de setembro, após o envio de uma Mensagem de Governo e alguns parlamentares entenderam que a aprovação de um PL como o encaminhado pelo Executivo estadual poderia influenciar de alguma maneira no pleito eleitoral. Por isso, a Comissão de Infraestrutura, liderada pelo republicano José Esmeraldo, pediu vista do projeto, que voltou para a pauta nesta segunda (08). “Nossa palavra não tem preço”, disse Esmeraldo após o parecer da Comissão.
Em plenário, os deputados reconheciam a importância da aprovação da indicação do Governo, mas o deputado Roberto Carlos (PT), pediu na tribuna da Casa para que os deputados revessem a discussão durante o período eleitoral. “Nunca dissemos que a desapropriação não é importante para o ES, mas naquele momento poderia interferir na disputa eleitoral”, ponderou o petista.
O deputado Gilsinho Lopes (PR), apoia o colega de parlamento e reitera que o compromisso da Ales é com ES. “Todos os deputados compreenderam o adiamento dos projetos do governo estadual. Agora com a prefeitura da Serra definida votamos o PL. Estamos a serviço do ES”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook