quinta-feira, 5 de julho de 2012

Banco Central Europeu reduz juros a níveis sem precedentes


O Banco Central Europeu (BCE) reduziu a sua taxa de juro diretora para 0,75%. A instituição também reduziu a taxa de depósito (paga pelos depósitos dos bancos comerciais feitos no Banco Central), de 0,25 % para zero. Como previam os analistas, o banco com sede em Frankfurt anunciou hoje um corte de 25 pontos base à sua taxa de refinanciamento (o juro cobrado pelos bancos em operações interbancárias). São níveis sem precedentes na história da zona euro.
A redução das taxas é um sinal aos mercados de que o BCE continua determinado em estimular o aquecimento da economia europeia, que atravessa um longo período de estagnação.
A redução da taxa de depósito para zero tem um objetivo específico: estimular os bancos a “não estacionar” o seu dinheiro no BCE, reavivando a concessão de crédito à economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Bem‑vindo ao Blog Dag Vulpi!

Um espaço democrático e apartidário, onde você encontra literatura, política, cultura, humor, boas histórias e reflexões do cotidiano. Sem depender de visões partidárias — aqui prevalecem ideias, conteúdos e narrativas com profundidade e propósito.

Visite o Blog Dag Vulpi