terça-feira, 3 de abril de 2012

TENTATIVAS E GOLPES VIRTUAIS

Que os golpes virtuais existem, e estão cada vez mais descarados é sabido por todos, e nós que temos este perfil “internáutico” estamos na categoria dos tentados por eles, ou já sofremos tentativas ou conhecemos alguém que também sofreu, ou pior, caiu em algum golpe. 

Quem nunca recebeu pedido para preencher os dados para atualização cadastral, inclusive solicitando  senha? Conheço muita gente que preencheu esses cadastros, inclusive colegas bastante esclarecidos.

Conheço uma pessoa que caiu em um golpe recentemente, boa pessoa,  simples, educada, porém  com suas fragilidades e carências de mulher de terceira idade, sozinha e  sem companheiro. 
Ela conheceu uma pessoa pela internet, também extremamente educado,  que a convidou para ir morar na Europa, empolgada ela aceitou e começou a enviar dinheiro ao suposto namorado… No final o namorado sumiu juntamente com o dinheiro enviado. Não é preciso nem dizer que isso pode acabar com a vida de uma pessoa, emocional e financeiramente.

Recentemente eu também fui tentado a cair numa esparrela dessas, recebi uma tentadora mensagem via facebook. 

Nela o Sr. Paulo Alson me faz a seguinte proposta:

“Caro Dagmar Vulpi,

Fiquei como parente mais próximo do "Mr. Michael Harris"
Eu preciso da vossa indulgência para esta carta, mesmo sendo de natureza não solicitada, mas confirmo meu desespero diante da situação atual. Por favor, tenha paciência comigo, mesmo que ela não atenda os seus interesses comerciais.
Meu nome é Sr. Paulo Alson, eu trabalho com o Royal Bank of Scotland, em Londres UK.  E existe um financiamento operacional staff. relacionado a um cliente "Mr. Michael Harris", que morreu no voo 447 da Air France, um Airbus A330-200 que voava do Rio de Janeiro, Brasil, para Paris, na França, que caiu no Oceano Atlântico, matando todos os 228 ocupantes, incluindo 12 tripulantes.

Agora eu estou desesperado como seu gerente de conta sobre como obter os parentes do falecido Sr. Harris porque ele tem multi-milhões de dólares de depósitos avaliados $ 18.5MILLION com o Royal Bank of Scotland, Londres, Reino Unido, e estou à procura de alguém que vai trabalhar comigo para ficar como o seu parente mais próximo para o fundo, portanto, eu te escrevi.

Por favor, devido à magnitude deste problema e algumas razões de segurança, eu não seria capaz de explicar tudo aqui, mas eu preciso de sua ajuda para reivindicar esse dinheiro. Eu gostaria que você defina um tempo que nós podemos falar sobre este projeto. Por favor me dê uma chamada no +447035914423, para que eu possa explicar e juntos podemos explorar a oportunidade e suas possibilidades.

Estou ansioso para um relacionamento mutuamente benéfico, como podemos ajudar a colher os benefícios dessa sinergia de negócios”.

Convenhamos que a proposta é tentadora, são $ 18,5 milhões de dólares que estão lá esperando que alguém apareça para sacá-los. O pobre do Sr. "Mr. Michael Harris" infelizmente faleceu naquele acidente aéreo  do vôo 447 Brasil/França, e não possui nenhum parente para reclamar aquela quantia, e o outro coitado o Sr. Paulo Alson que trabalha com o Royal Bank of Scotland, Londres, Reino Unido, está desesperado para encontrar um sortudo para sacar a “micharia” de R$ 33.300.000,00 (convertidos em reais). Bastando para isso entrar em contato pelo nº de telefone apresentado acima.

Outra tentativa de golpe virtual similar à que sofri, é esta que apresento abaixo, sofrida e narrada por outro amigo.

“Recebi um chamado com uma proposta das 1001 noites! Recebi um chamado através de meu Skype de uma pessoa, que não fazia parte de minha lista de contatos. Curioso,  dei a seqüência a conversação, que transcorreu em inglês.
Chamarei meu interlocutor de Sr. Abdulla, que se apresentou como sendo um alto executivo da área de tecnologia de um renomado banco dos Emirados Árabes. Nesse primeiro contato ele desabafa dizendo que foi pelos céus que ocorreu esse encontro tão procurado!  Em seguida ele pede meu email ou telefone para estreitar a conversa, afirmando que o assunto é de meu total interesse e que irei me beneficiar com isso, desde que mantivesse sigilo absoluto.
Passei a ele um email criado no Hotmail para esse tipo de situação, rapidamente ele responde passando os detalhes da proposta, que resumidamente me colocava como herdeiro de uma grande fortuna de um próspero empresário com o mesmo sobrenome que o meu e, sem nenhum parente! Esse empresário havia falecido no terremoto da Indonésia de 2006 e que desde então ele busca desesperadamente alguém com o mesmo sobrenome. Como ele é o detentor de todas as senhas dos sistemas do banco, não teria dificuldade em alterar o cadastro para modificar o herdeiro… Simples, não? Para isso ele propôs uma partilha de meio a meio… Justo, não? Também impôs  uma condição: eu não poderia comentar sobre esse assunto com ninguém. Ele ainda menciona que, por Deus, que me pôs em seu caminho, ele conseguiria abrir sua tão sonhada empresa de tecnologia, alcançando sua independência.
Dei seqüência ao assunto respondendo ao email e solicitando mais informações de como proceder para conseguir a fortuna, nada menos que US$ 26.000.000,00! A resposta foi a que já esperava, ele iria me colocar em contato com um advogado especializado nesse assunto e que seu nome não poderia ser envolvido em hipótese alguma, reforçando o total sigilo sobre o assunto.
Nesse mesmo email ele ousa um pouco mais e me passa um link com um artigo, real, sobre ele, porém os vigaristas criaram um perfil falso no Facebook. O incrível é que a pessoa existe e trata-se de um grande executivo, impressionante.
Retribui passando a ele também um link com algumas informações sobre mim, falso também, claro! Esse foi o pulo do gato! Esse subdomínio que passei estava sendo monitorado pelo Google Analytics! E Sr. Abdulla também se mostrou curioso! Passados alguns dias e para nenhuma surpresa da minha parte surge um acesso! Nigéria!
Esse foi o xeque mate no golpe!
O que eu percebi com tudo isso é que os golpistas utilizam golpes clássicos e por que não dizer, consagrados,  pois muitos tiveram diversos êxitos com eles, aprimorando suas técnicas e utilizando de tudo o que estiver disponível na rede. Emails, mensagens instantâneas, redes sociais, entre outros.
A seqüência desse golpe seria um contato com um suposto advogado, onde eu devia mandar algum dinheiro para despesas com diversas taxas, esse valor gira em torno de US$ 10.000,00 aproximadamente… Mas convenhamos que é um valor ínfimo para quem vai conseguir uma fortuna, não é mesmo?
Os golpistas chegam a passar alguns documentos falsos, imagens digitalizadas, como títulos, extratos e vários outros, para quem desconhece, chega a ser convincente. Os espertalhões também buscam um grau de intimidade com a vitima, afirmando que a partir daquele momento, um forte laço fraternal envolve os dois!”.   (Clécio Antao)

Então meus amigos, a rede nos proporciona muitas coisas boas, manter contato com amigos e parentes distantes, encontrar um parceiro para relacionamento íntimo, amigos do passado, mas permite também  que pessoas de má fé possam explorar esses recursos tecnológicos e principalmente a inocência de pessoas, na maioria simples e mal informadas.

Fica aqui o alerta, dinheiro nunca vem fácil e, como já avisa um velho ditado: Quando a esmola é demais, o santo desconfia!

Grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook