quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Aplicativos para Android, apps que não podem faltar

Seleção de melhores aplicativos para Android assume uma lógica diferente. Não há aqui qualquer prioridade para lançamentos. O que importa é destacar aqueles apps que, para cumprirem determinadas finalidades, muitas delas de grande relevância, se destacam entre os melhores aplicativos presentes no Android Market. Vamos aos “clássicos”.

Estrongs Explorador de Arquivos


O explorador de arquivos da Estrongs é um dos primeiros apps que instalo em qualquer Android. A vantagem vista mais imediatamente é a semelhança com a interface dos exploradores de arquivos que já usamos em desktops e notebooks. As demais você vai percebendo conforme usa o aplicativo.

O Estrongs oferece, com muita praticidade, os recursos mais básicos de gerenciamento de arquivos. Encontrar, copiar, colar, deletar. Tá tudo ali e a lógica de utilização é bastante intuitiva, uma vez que assemelhada ao Explorer que usamos em outros sistemas operacionais.

O mais interessante é que, para as funções mais avançadas, a praticidade é mantida. Para acessar partes compartilhadas numa rede Windows ou num servidor SMB do Linux, basta rodar um scan que os compartilhamentos são encontrados e configurados automaticamente, sem complicação alguma.

Para usuários mais avançados é possível manter configurações de acesso a servidores de FTP e até liberar, nas opções, o acesso a partições do sistema (requer root).

Ou seja, um ótimo app que facilita a vida desde o usuário comum até o tipo de maluco que acessa FTP servers a partir do celular.

Vamos começar assim: o Evernote é um app que, sozinho, justifica a compra de um smartphone num desses modelos mais baratinhos. Falando sério, se desse pra instalar apenas o Evernote, já estaria valendo. Se você não usa, o que diabos você já fazendo mesmo com um smartphone, hein? Só jogando Angry Birds e mandando fotos para marcar amigos no Facebook?

Exageros hiperbólicos à parte, a função do Evernote é facilitar a tomada de anotações que ficam sincronizadas entre os diversos dispositivos em que ele esteja instalado. Você tem o software instalado no seu desktop ou notebook com Windows, MacOS ou até mesmo Linux, tem os apps instalados em tablets ou smartphones de qualquer plataforma e tudo está ali. Quer sair de casa com uma lista de compras? Joga no Evernote do PC  e ela aparece no smartphone (precisa da rede de dados). Pra que papel?

É o tipo do app que quanto mais usamos mais imprescindível se torna. A descoberta de novas possibilidades também incrementa a utilidade do Evernote, como o add-on para navegadores que permite salvar conteúdo da web numa anotação.

Outro app que felizmente se popularizou e tem nos salvo de pagar pelo envio de SMS. Existe uma cobrança mais abusiva do que R$ 0,30 ou mais para enviar uma mensagem de 140 caracteres no mundo de hoje? Imagine, se o Twitter cobrasse isso, eu conseguiria gastar a grana do Eike Batista inteira num dia.

O funcionamento do Whatsapp é simples. Ele vasculha seus contatos, vê quais dos seus amigos possuem o app instalado e, a partir de então, vocês podem trocar mensagens de maneira idêntica à feita com SMS, mas com o texto trafegando via rede de dados, portanto sem a cobrança ultrajante.

Acredito que todo leitor do blog deva ser usuário do Whatsapp. De qualquer forma, compartilhe essa listinha usando os botões de redes sociais ao fim do texto. Quanto mais gente usando, mais interessante se torna o sistema. Se você não usa ainda… então clica lá.

Wifi Manager

Você não precisa, no Android, perambular pelo app drawer, encontrar o ícone de acesso às configurações de sistema e ir nas opções de rede para ativar e desativar o WiFi ou mudar de uma rede para outra. Isso é coisa da “interface revolucionária” do iPhone. Aqui, com poucos toques na home screen, acessados o widget do WiFi Manager para realizar essas tarefas com rapidez e praticidade.
A principal função do WiFi Manager é essa. Apesar de ser possível usá-lo acessando através de um atalho, faz muito mais sentido e é muito mais prático usar o widget, que além das funções referidas acima ainda mostra uma marcação da qualidade so sinal. Esse é certamente um dos primeiros instalados em qualquer Android que eu pegue.

Currency Converter

Outro app obrigatório nesse mundo globalizado onde o DealExtreme substituiu o camelô da calçada. Com o nome auto-explicativo, o Currency Converter permite converter valores entre moedas do mundo inteiro com as cotações atualizadas online. Uma mão na roda tanto para quem paga quando para quem recebe pagamentos de fora.
Com esses eu cumpro a missão de indicar na sexta-feira os melhores aplicativos para android . Nas próximas edições desse “periódico” aqui do Droider, seguirei nessa linha de indicar os essenciais, não importando se os apps são lançamentos ou não. Vale lembrar que a proposta de indicar também os melhores jogos para Android de 2011  continua de pé e o segundo artigo sai por esses dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook