Que a Google pretenda concorrer efetivamente com o Kindle Fire é mais do que esperado. Conforme cheguei a argumentar num artigo, escrito logo após o lançamento do Fire, o tablet da Amazon se apresenta como um concorrente interno para o Android. Trata-se de um tablet baseado no código fonte do Android, mas inteiramente reformulado para utilizar exclusivamente o ecossistema de apps e de conteúdo da Amazon. Ou seja, o tablet usa o Android e acaba se tornando um concorrente da própria Google, uma vez que nem os GApps podem ser instalados no aparelho, a não ser mediante hacks.
A nova informação parte do Digi Times, que alega ter acesso a fontes segundo as quais o tablet oficial da Google terá uma tela de 7 polegadas e deverá custar menos que US$ 200,00, tendo como alvo principal o Kindle Fire, e não o iPad. O tablet virá com o Android 4.0 (Ice Cream Sandwich) e deverá ser lançado em março ou abril.
Embora se tratem de rumores em cima de rumores, os novos dados fazem sentido. Os planos da Google para o Android não incluem lucrar como vendedora de hardware, mas é preciso zelar pela integridade do ecossistema de apps e pelo uso do mecanismo de buscas. De certa forma, o surgimento de um amplo leque de opções em tablets com Android e o aumento da oferta de bons apps para o formado cuidarão de amadurecer a plataforma, capacitando-a para competir com o hegemônico iPad. Dessa maneira, é mais preocupante a presença da Amazon como um inimigo interno do que a concorrência da própria Apple.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!
Abração
Dag Vulpi