quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Suposto Nexus Tablet poderá ser concorrente do Kindle Fire


Baseada inicialmente em rumores, depois fortalecida por declarações de Eric Schmidt, a ideia de que a Google planeja fabricar sua própria linha de tablets se torna cada vez mais concreta. Inicialmente especulado como um modelo hi-end, a se posicionar lado a lado ou acima de um Asus Transformer Prime, novas informações sugerem um Nexus Tablet barato para bater de frente com o Kindle Fire.

Que a Google pretenda concorrer efetivamente com o Kindle Fire é mais do que esperado. Conforme cheguei a argumentar num artigo, escrito logo após o lançamento do Fire, o tablet da Amazon se apresenta como um concorrente interno para o Android. Trata-se de um tablet baseado no código fonte do Android, mas inteiramente reformulado para utilizar exclusivamente o ecossistema de apps e de conteúdo da Amazon. Ou seja, o tablet usa o Android e acaba se tornando um concorrente da própria Google, uma vez que nem os GApps podem ser instalados no aparelho, a não ser mediante hacks.

A nova informação parte do Digi Times, que alega ter acesso a fontes segundo as quais o tablet oficial da Google terá uma tela de 7 polegadas e deverá custar menos que US$ 200,00, tendo como alvo principal o Kindle Fire, e não o iPad. O tablet virá com o Android 4.0 (Ice Cream Sandwich) e deverá ser lançado em março ou abril.

Embora se tratem de rumores em cima de rumores, os novos dados fazem sentido. Os planos da Google para o Android não incluem lucrar como vendedora de hardware, mas é preciso zelar pela integridade do ecossistema de apps e pelo uso do mecanismo de buscas. De certa forma, o surgimento de um amplo leque de opções em tablets com Android e o aumento da oferta de bons apps para o formado cuidarão de amadurecer a plataforma, capacitando-a para competir com o hegemônico iPad. Dessa maneira, é mais preocupante a presença da Amazon como um inimigo interno do que a concorrência da própria Apple.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook