quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Computação em nuvem e backups no Android com o Titanium Media Sync [Dica]

Aproveitando que segurança é o assunto mais em voga quando se trata de smartphones e Android, vai a dica para um sistema de backup infalível que está ao alcance de qualquer usuário intermediário. A principal ferramenta aqui é o Titanium Media Sync. Os interessados podem instalar o aplicativo, o melhor da categoria, agora mesmo. O texto tratará das possibilidades oferecidas por esse app ou pela combinação dele com alguns outros.

A situação

Muito do seu Android já fica salvo na nuvem através da sua Google Account e pronto para ser recuperado após um Factory Reset ou até mesmo depois da aquisição de um novo Android. Seus contatos, seus e-mails, seus apps em utilização, gratuitos ou pagos. Tudo isso irá povoar um Android “zerado” tão logo você configure a Google Account.
Sempre há aqueles dados que você gostaria de poder restaurar mas que não vão para a nuvem da Google, não estão replicados na internet ou em qualquer dispositivo. A verdade é que realização de backups manuais é hábito de pouquíssima gente e se você perder seu smartphone, muita coisa, sobretudo os dados carregados no SD Card, perder-se-ão juntos com ele.

A solução

O funcionamento do Titanium Media Sync é muito interessante e permite que você faça uso da ferramenta conforme suas prioridades. O que ele faz é manter em sincronia uma cópia de cada pasta selecionada pelo usuário em um armazenamento remoto. É possível, para o armazenamento online, escolher contas do Dropbox ou de servidores FTP, SFTP, ou FTPS (FTP over TLS/SSL).
Uma vez adicionada as contas, a interface do app mostra seus arquivos locais à esquerda e o servidor remoto à direta. Basta por o dedo sobre um arquivo local e arrastar para o servidor remoto para criar um “espelho” online daquela pasta, com todo o seu conteúdo.

Em suas configurações padrão, o app irá realizar a sincronização toda vez que o dispositivo estiver conectado ao carregador e conectado a uma rede WiFi. Essas configurações evitam que você consuma demasiadamente a carga da bateria os a sua cota do plano de dados.
Voce pode manter, em sincronia com um servidor de FTP que roda no NAS, suas pastas de fotos e vídeos produzidos com a câmera do smartphone, além da pasta de downloads e as pastas de backup, tanto do Titanium Backup quando uma efetiva cópia da memória NAND, gerada com o ClockworkMod Recovery.

Opções para usuários avançados

Além de ser bastante fácil de usar e acessível para o usuário comum, o Titanium Media Sync se faz uma poderosa ferramenta na mão de um usuário avançado. No exemplo dado acima, por exemplo, ao manter um backup da memória NAND do aparelho sincronizado com o FTP de casa, na verdade voce tem, em termos de software, o seu Galaxy S II inteiramente replicado, sem que qualquer detalhe deoce poderle se perca diante de uma necessidade de restauração.
Digamos que esse smartphone seja completamente destruído. Com a cópia da memória NAND, voce poderá replicá-lo inteiramente, sem que qualquer mínimo detalhe ou aspecto de configuração seja alterado, num outro Galaxy S II.  Isso é segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook