sexta-feira, 30 de outubro de 2015

‘Jumentísse’ da semana.


Numa conversa com militares da reserva, o general Antônio Hamilton Martins Mourão convocou o “despertar de uma luta patriótica” e falou o seguinte sobre a hipótese do impeachment de Dilma:

A mera substituição da presidente da República não trará mudança significativa no ‘status quo'”. Mais: “A vantagem da mudança seria o descarte da incompetência, má gestão e corrupção”.

Para o militar, “a maioria dos políticos de hoje parecem privados de atributos intelectuais próprios e de ideologias, enquanto dominam a técnica de apresentar grandes ilusões”.

Em que país democrático do mundo um general da ativa, com tropas sob o seu comando, emite opiniões dessa natureza? Resposta: em nenhum! Eu posso até concordar cem por centro com ele no mérito, mas eu não envergo aquele uniforme, não carrego aquelas insígnias, não posso dar ordem de ataque a ninguém.

Gente armada não tem de ficar emitindo opinião política. Ponto final. Como todos sabem, eu sou contra até a existência de sindicatos de polícias e congêneres.


Alguém lembrará que o Artigo 142 da Constituição atribui aos militares a tarefa subsidiária de garantir a ordem interna. É verdade. Mas não dá para citar apenas um pedaço do caput do texto. Fiquemos com ele inteiro:
“Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.”

4 comentários:

  1. De um torrão de açúcar pro bicho calar a boca...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torrão de açúcar são para cavalos de raça. Jumentos pangarés merecem é, se muito, uma espiga de milho.

      Excluir
  2. Coitado do animal. Covardia usar a imagem de um animal tão dócil para ilustrar a fala de um acéfalo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está correta Analice, mas minha intenção não foi a de ofender o animal. No caso o Jumento que usei para ilustrar a postagem. É bom esclarecer pois pode ter algum desavisado que pode imaginar que faço referências ao autor da fala. rss

      Excluir

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook