RIO - O ministro da Economia de Portugal, Álvaro Santos Pereira, afirmou nesta sexta-feira, na abertura do 6º Encontro de Negócios Brasil-Portugal, que seu país vai anunciar na próxima semana um austero programa de reformas econômicas. Segundo o ministro, as mudanças lançadas entrarão em vigor o mais rápido possível. Entre essas reformas, está previsto um programa de privatizações de diversas empresas, no qual as primeiras a serem negociadas serão a EDP (Energia), Galp (petróleo) e uma empresa de transporte.
Segundo o ministro, para Portugal sair da atual crise financeira, é preciso fazer reformas como as que foram feitas no Brasil no final dos anos 90. Para ele, a crise dos países europeus, entre eles Portugal, é uma oportunidade para a retomada do crescimento econômico. Pereira acrescentou que detalhes do programa de privatização serão divulgados em breve.
O ministro ainda destacou a importância da cooperação estratégica entre Brasil e Portugal com a ampliação dos negócios entre os dois países. Segundo ele, será uma boa chance de empresas brasileiras aproveitarem as oportunidades de negócios com as privatizações portuguesas.
- O conjunto de reformas anunciadas nas próximas semanas será implementado muito rapidamente para melhorar as nossas contas externas e, principalmente, permitir que o crescimento econômico seja cada vez uma realidade mais próxima.
Sobre a ajuda anunciada ontem dos cinco bancos centrais (EUA, Japão, Inglaterra, Suíça, Europa) aos países em crise, o ministro disse que é importante que a Europa se una cada vez mais para sair da crise atual.
- É fundamental que isso ocorra, mas é importante que aconteça como no Brasil em 1998, durante a crise financeira. Se as reformas econômicas necessárias forem feitas, os países saem das crises mais fortes, mais competitivos - defendeu.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sobre o Blog
Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.
Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.
Dag Vulpi
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!
Abração
Dag Vulpi