Não há qualquer incompatibilidade
entre Ciência e Religiosidade, nem também entre Religiosidade e Democracia.
Sobre a coerência entre o pensamento científico e as concepções religiosas, já
Einstein dava o seu testemunho afirmando que a Religião e a Ciência eram
complementares: “a Ciência sem a Religião é manca; a Religião sem a Ciência é
cega".
Max Jammer, que foi colega de Albert Einstein em Princeton, testemunha que este
entendia pudesse um cientista ser um homem religioso. A visão de Einstein era
de uma perspectiva cósmica, não antropomórfica, de Deus. O caminho científico,
diversamente do caminho religioso, é mais abstrato e menos sincrético. No final
da trajetória, entretanto, ambos os caminhantes podem ver-se irmanados à face
do divino.
Ieda Assumpção Tillmann, Cristina Lopes Horta, Paulo Sousa e Flávio M. de
Oliveira, pesquisadores da Universidade Católica de Pelotas, observam que o
exame mais detalhado das relações entre religiosidade e condições físicas,
psíquicas e sociais do indivíduo só pôde ocorrer depois que a cultura conseguiu
desatrelar-se do pensamento positivista, dominante até o século XX. Nas últimas
décadas, o processo de emergência de um novo paradigma é que deu sustentação
para que, em lugar de distanciamento e desconfiança, surgisse proximidade e
interesse recíproco entre religiosos e cientistas.
Andrew Newberg, professor da Universidade da Pensilvânia, evidenciou aumento
significativo da atividade cerebral, na região do córtex pré-frontal, durante a
meditação, o que é consistente com o processo de atenção focalizada.
Wolfgang Maass, pesquisador de Neurobiologia do Instituto Salk (Estados
Unidos), constatou que orações podem ajudar a curar doentes. Preces rezadas,
antes das intervenções médicas em pacientes que se submeteriam a angioplastias,
trouxeram resultados positivos, formando, assim, um elo entre espiritualidade e
saúde.
Quanto à coerência entre Religiosidade e Democracia, só não existe essa
coerência dentro de uma visão fundamentalista de Fé.
O Fundamentalismo, ou seja, a pretensão de deter toda a verdade, a intolerância
para com o divergente, o carimbo de herege aposto aos que discordam não é
monopólio do Islã, como tantas vezes se propala. Também entre os cristãos
existem fundamentalistas.
A Religiosidade não é fundamentalista. O Fundamentalismo é, a meu ver, uma
corrupção da Religiosidade. A Religiosidade coere perfeitamente com uma
concepção democrática de vida e de sociedade.
Direto da Redação
Max Jammer, que foi colega de Albert Einstein em Princeton, testemunha que este entendia pudesse um cientista ser um homem religioso. A visão de Einstein era de uma perspectiva cósmica, não antropomórfica, de Deus. O caminho científico, diversamente do caminho religioso, é mais abstrato e menos sincrético. No final da trajetória, entretanto, ambos os caminhantes podem ver-se irmanados à face do divino.
Ieda Assumpção Tillmann, Cristina Lopes Horta, Paulo Sousa e Flávio M. de Oliveira, pesquisadores da Universidade Católica de Pelotas, observam que o exame mais detalhado das relações entre religiosidade e condições físicas, psíquicas e sociais do indivíduo só pôde ocorrer depois que a cultura conseguiu desatrelar-se do pensamento positivista, dominante até o século XX. Nas últimas décadas, o processo de emergência de um novo paradigma é que deu sustentação para que, em lugar de distanciamento e desconfiança, surgisse proximidade e interesse recíproco entre religiosos e cientistas.
Andrew Newberg, professor da Universidade da Pensilvânia, evidenciou aumento significativo da atividade cerebral, na região do córtex pré-frontal, durante a meditação, o que é consistente com o processo de atenção focalizada.
Wolfgang Maass, pesquisador de Neurobiologia do Instituto Salk (Estados Unidos), constatou que orações podem ajudar a curar doentes. Preces rezadas, antes das intervenções médicas em pacientes que se submeteriam a angioplastias, trouxeram resultados positivos, formando, assim, um elo entre espiritualidade e saúde.
Quanto à coerência entre Religiosidade e Democracia, só não existe essa coerência dentro de uma visão fundamentalista de Fé.
O Fundamentalismo, ou seja, a pretensão de deter toda a verdade, a intolerância para com o divergente, o carimbo de herege aposto aos que discordam não é monopólio do Islã, como tantas vezes se propala. Também entre os cristãos existem fundamentalistas.
A Religiosidade não é fundamentalista. O Fundamentalismo é, a meu ver, uma corrupção da Religiosidade. A Religiosidade coere perfeitamente com uma concepção democrática de vida e de sociedade.
Direto da Redação
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