sábado, 22 de dezembro de 2012

Dirceu ficou ‘aliviado’ com decisão do STF sobre prisões, dizem assessores

O ex-ministro José Dirceu ficou “aliviado” com a decisão do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, de rejeitar o pedido de prisão imediata de condenados do mensalão. A informação foi passada por assessores do petista

O ex-ministro José Dirceu ficou “aliviado” com a decisão do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, de rejeitar o pedido de prisão imediata de condenados do mensalão. A informação foi passada por assessores do petista.
Segundo eles, Dirceu recebeu a notícia com “tranquilidade e serenidade” e estava pronto para acatar qualquer uma das duas possibilidades.

Dirceu ouvia em MPB na sala de seu apartamento quando soube da decisão pelo UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha) e logo após procurou noticiário na televisão. A decisão foi brindada com vinho e um desabafo do petista: “Agora é tempo da família”.
Dirceu foi condenado no julgamento do mensalão por corrupção ativa e formação de quadrilha, e a uma pena de 10 anos e 10 meses de prisão, mais o pagamento de R$ 676 mil em multas.

O ex-ministro deve passar o Natal com sua mãe, em Santa Rita do Passa Quatro em Minas Gerais. Deve viajar hoje ou amanhã.
“Essa foi mais uma etapa, atrás dela vem outra”, disse Marco Aurélio Carvalho, do setor jurídico do PT, se referindo a execução das penas dos condenados pelo mensalão.
Ainda segundo os assessores, Dirceu recebeu diversos telefonemas de apoio. O ex-presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Arthur Henrique, visitou o ex-ministro por cerca de 15 minutos no início da tarde. Segundo ele, o petista ficou muito feliz com a decisão. Henrique também afirmou que se o STF tivesse tomado a decisão de prender Dirceu hoje seria um “absurdo”.

Se a prisão dos condenados fosse decretada neste momento não era avaliada como ruim por réus do mensalão porque ajudaria a reforçar a tese de arbitrariedade do Judiciário, uma vez que ainda cabe recurso da pena. Como todos já estão conscientes de que serão presos, o fato ajudaria a politizar a questão.

Ontem, José Luis Oliveira Lima, advogado do petista, afirmou que caso o STF decretasse a prisão imediata dele, Dirceu deveria se entregar.
“Ele vai se apresentar e depois vamos tomar as medidas [recursos] cabíveis”, disse à Folha o advogado ao sair de uma reunião de duas horas com o petista, em São Paulo.
(Do UOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook