sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Com água contaminada, Linhares decreta situação de emergência

Mancha escura com mal cheio apareceu no rio que abastece a cidade.
Há suspeitas de esgoto clandestino.

A Prefeitura de Linhares decretou situação de emergência na manhã desta sexta-feira (25). O motivo é a recente contaminação das águas do Rio Pequeno, que abastece a cidade. Mais de 80 mil pessoas estão sem água desde quinta-feira (24).

Para solucionar o problema, a prefeitura acionou o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema), que aprovou intervenções emergenciais na margem do rio. A previsão é restabelecer 30% ou mais do abastecimento da cidade ainda nesta sexta.

O município trabalhou para estabelecer a captação de água direto do Rio Doce e aumentar a vazão da Lagoa Juparanã para o Rio Pequeno, para que a mancha desça com mais rapidez, durante esta sexta-feira.

Também estão sendo escavados bolsões de areia ricos em água à margem oeste do Rio Pequeno. Empresas e parceiros da cidade de Linhares integram a força-tarefa de limpeza do rio e captação de outros pontos para abastecimento da sede de Linhares.

O abastecimento foi interrompido nesta quinta-feira (24), depois que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) detectou que havia matéria orgânica na captação de água do Rio Pequeno.

Amostras da água foram coletadas e o resultado deverá ficar pronto nesta sexta-feira (25). Uma equipe de peritos da Polícia Civil está investigando as condições do Rio Pequeno e há suspeita de esgoto clandestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook