terça-feira, 12 de junho de 2012

Presidente Kennedy: vereadores divergem e lançam dúvida sobre futuro da prefeitura


Quase dois meses após a deflagração da “Operação Lee Oswald”, a prefeitura de Presidente Kennedy vive uma situação oposta: o município que chegou a ficar uma semana sem comando após a prisão do prefeito afastado Reginaldo Quinta (PTB) tem agora dois pretendentes à cadeira. Nesta terça-feira (12), a Câmara de Vereadores suspendeu a sessão que marcaria a posse no cargo do novo presidente da Casa, vereador José Carlos Barreto de Araújo (PSD). O atual ocupante, Jardecir Terra (PMDB), vereador mais antigo, não quer sair da cadeira.

Pela legislação, o presidente efetivo do Legislativo seria o sucessor natural de Quinta, que permanece preso desde a operação policial no dia 19 de maio. José Carlos Araújo chegou a anunciar a intenção de assumir o cargo, porém, o objetivo esbarra na resistência de Jardecir Terra. Empossado no último dia 26, o peemedebista quer ficar no cargo até a definição do futuro do município – já que o prefeito foi afastado pelos vereadores por 180 dias.

A falta de acordo sobre o chefe do Executivo municipal deve ser um elemento a mais no julgamento pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJES) do pedido de intervenção feito pelo Ministério Público Estadual (MPES). Por conta da omissão do Regimento Interino do TJES, o relator do caso, desembargador Ney Batista Coutinho, não tem um prazo para levar o caso ao Tribunal Pleno. Entretanto, fontes ligadas ao tribunal apontam que o magistrado acompanha os desdobramentos da crise política no município.

Nos bastidores, o clima de instabilidade tem acirrado os ânimos entre a gestão interina e os vereadores do município. Circula pela cidade uma listagem com salários de servidores da prefeitura, inclusive de alguns que foram presos durante a “Lee Oswald”. Já o prefeito interino se defende ao afirmar que promoveu a exoneração de 34 ex-servidores – entre secretários e comissionados – acusados de participação nas fraudes em licitações, como apontou na peça de defesa contra a invenção apresentada na Justiça.
De acordo com informações da Câmara, a próxima sessão ordinária está marcada para o próximo dia 22. No entanto, a indicação nos meios políticos é de que a pendenga entre o interino Jardecir Terra e o presidente eleito da Casa, José Carlos Araújo, seja resolvida antes deste prazo. Nerter Samora | Foto: Divulgação / CMPK 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook