quinta-feira, 15 de maio de 2014

Polícia prende mais de 80 estudantes em novo dia de protestos na Venezuela

Ao menos 80 manifestantes foram detidos ontem (14) na Venezuela, após uma marcha de estudantes opositores próxima à sede do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), agência das Nações Unidas, em Caracas. As detenções foram realizadas pela Guarda Nacional Bolivariana (GNB) e confirmadas pelo general Manuel Quevedo, responsável pelo comando regional.Iniciada na manhã de hoje, a marcha saiu da Praça Brión de Chacaíto, no leste da capital, e tinha como objetivo entregar um documento ao Ministério Público para pedir a libertação de jovens detidos na semana passada, quando 243 estudantes foram presos.

Segundo a imprensa local e informações publicadas por entidades estudantis venezuelanas no Twitter, o documento pede a libertação dos jovens presos e também o “fim da repressão” por parte da polícia na dispersão dos protestos no país.

De acordo com a Federação de Centro Universitários da Universidade Central da Venezuela, a detenção dos estudantes hoje aconteceu depois de a polícia dispersar a multidão com gás lacrimogêneo. Também há informações de que quatro repórteres fotográficos foram espancados por policiais.

Amanhã (15) é esperada a chegada da comissão de chanceleres da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). A oposição suspendeu os diálogos após a prisão de estudantes na semana passada e informou que entregará um balanço da ação policial na repressão aos estudantes na semana passada.

Hoje pela manhã, o presidente Nicolás Maduro havia pedido que a oposição não abandonasse os diálogos. Segundo ele, a postura de resistir ao diálogo neste momento, representa uma má influência de grupos radicais da direita no país.

O Ministério Público venezuelana investiga denúncias de violações de direitos humanos na repressão aos protestos e admite que abusos foram cometidos. O governo, no entanto, alega que está reprimindo somente atos de vandalismo que afetam a "institucionalidade" e a ordem pública no país.

Da Agencia Brasil, com informações da Agência Venezuela de Notícias e da Agência Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Bem‑vindo ao Blog Dag Vulpi!

Um espaço democrático e apartidário, onde você encontra literatura, política, cultura, humor, boas histórias e reflexões do cotidiano. Sem depender de visões partidárias — aqui prevalecem ideias, conteúdos e narrativas com profundidade e propósito.

Visite o Blog Dag Vulpi