quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Feriado nacional complica situação do banco de sangue do ES


Estoque de sangue deve ser reforçado devido aos acidentes de trânsito.
Para ser doador, o cidadão precisa ter entre 18 e 67 anos, ou 16 e 17 anos.


O consequente aumento dos acidentes automobilísticos devido a maior circulação de carros pelas rodovias estaduais e nacionais durante o feriado de 7 de Setembro, preocupa a direção do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes). Por esta razão, a secretaria Estadual de Saúde (Sesa) mobiliza voluntários para reforçar o estoque de sangue, para atender o aumento na demanda gerada durante este período.

Os voluntários podem comparecer nas unidades de Vitória e Serra, na Grande Vitória, as de São Mateus e Linhares, na região do Rio Doce, e a de Colatina, no Centro-Oeste para fazer as doações.
Para ser doador de sangue, o cidadão precisa ter entre 18 e 67 anos, ou 16 e 17 anos de idade, com autorização do responsável com firma registrada em cartório. Pessoas com menos de 50 Kg também podem ser doadores, basta passar por uma avaliação médica. O procedimento deve ser realizado pelo menos três horas depois das refeições.

O voluntário deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas. No Hemoes, o doador passará por uma triagem para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

Quem quiser se tornar doador voluntário de medula óssea, pode se inscrever no cadastro nacional de potenciais doadores de medula óssea. Para isso, o voluntário deve comparecer a uma das unidades do Hemoes para preencher uma ficha com dados pessoais e autorizar a coleta de até 10 ml de sangue. Qualquer pessoa com a saúde em dia, com idade de 18 a 55 anos, pode participar.

Onde doar sangue
- Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes)
Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 7 às 18 horas.

- Unidade de Coleta a Distância da Serra
Tel. 3338-7880/3338-7373. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira das 7 às 12h30min.

- Hemocentro de Linhares
Tel. (27) 3171-4361/4363/4362 - Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 12h30min.

- Hemocentro Regional de Colatina
Tel. (27) 3177-7930 - Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 12h30min.

- Hemocentro Regional de São Mateus
Tel. (27) 3767-4135 - Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda-feira a sábado, das 7 às 12h30min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

SE GOSTOU SIGA O BLOG

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seja Bem-Vindo

Paulo Freire

Paulo Freire
Para analisar

BLOG MIN

BLOG MIN
Porque todos temos uma opinião, seja construtiva, destrutiva, cientifica, acéfala, perversa, parva, demolidora ou simplesmente uma opinião...

Mensagem do Autor

Ocorreu um erro neste gadget

Seguir No Facebook