Com o Windows
8, a Microsoft fez mudanças ousadas na aparência do software que alimenta a
maioria dos PCs. Mas esses movimentos podem ter sido agressivos demais para
alguns consumidores, a empresa agora admite.
A Microsoft
revelou na última quinta-feira que vendeu 100 milhões de licenças para seu
software carro-chefe desde que ele foi lançado, há seis meses.
Isso foi
aproximadamente o mesmo número de licenças que a empresa vendeu para a bem
recebida versão anterior do sistema, o Windows 7, durante o mesmo período.
No entanto, o
Windows 8 não agradou parte do público que compra computadores.
Com o Windows
8, a Microsoft mudou a aparência tradicional do sistema operacional para uma
interface que se parece com uma tela de azulejos. A alteração não funcionou para
todos os usuários, e embora eles pudessem alternar entre o antigo e o novo te
olhar, aparentemente a função não estava clara o suficiente para que todos
soubessem como fazê-lo.
Em uma
entrevista, Tami Reller, diretora de marketing e diretora financeira do
Windows, disse que uma atualização para o software, de codinome Windows Blue,
chegará ao final deste ano. Ela incluirá modificações que tornam o software
mais fácil de descobrir, especialmente em computadores sem telas sensíveis ao
toque.
Havia um outro
problema. O design baseado em blocos foi feito para as pessoas que utilizam
computadores com telas sensíveis ao toque, e não há muitos desses dispositivos
com Windows disponíveis.
Pesquisadores
da IDC estimam que a Microsoft tenha vendido apenas cerca de 900 mil unidades
de seu tablet Surface durante o primeiro trimestre do ano, cerca de 1,8% do
mercado global. Para comparação, a Apple, vendeu 19,5 milhões de iPads, o
equivalente a 39,6%.
Para a
decepção de fabricantes de computadores como a Dell e a HP, o Windows 8 não tem
ajudado a afastar a concorrência de aparelhos como o iPad.
As vendas
mundiais de PCs caíram 13,9%, para 76,3 milhões de unidades durante o primeiro
trimestre do ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado --o pior
resultado em duas décadas, de acordo com a IDC.
Já as vendas
de tablets cresceram 142,4%. para 49,2 milhões de unidades no mesmo período, a
IDC estima.
INTERFACE
Windows 8
deveria ser a ponte entre tablets e computadores pessoais tradicionais, com
software feito para telas sensíveis ao toque mas com opção de mudar para a
interface de desktop sempre que alguém queira criar uma apresentação do
PowerPoint ou trabalhar em uma planilha do Excel usando um teclado e mouse.
Microsoft
previu uma enxurrada de novos dispositivos touchscreen com Windows 8, incluindo
laptops com telas que também respondem a gestos com os dedos. Mas a previsão
não se concretizou. A maioria dos computadores pessoais nas prateleiras das
lojas ainda são baseados no modelo clássico com teclado.
"Se você
não está indo para fornecer o ambiente adequado para as pessoas a entender como
usar o sistema, você corre o risco de perder uma grande quantidade de pessoas
que usaram o sistema por uma década", disse David Daoud, analista do IDC.
Reller disse
que a Microsoft iria revelar mais sobre as mudanças do Windows 8 nas próximas
semanas, mas ela recusou-se a confirmar que eles incluiriam uma opção para
evitar a nova interface de blocos da tela incial, como sites de tecnologia têm
relatado.
A executiva
acrescentou que a Microsoft já tinha treinado os seus parceiros de varejo para
lembrar os clientes de que a interface de desktop antiga ainda existe no
Windows 8.
Pesquisa da
própria Microsoft sobre padrões de uso do Windows 8 mostrou que a satisfação
dos usuários com o novo sistema estava semelhante à satisfação com o Windows 7,
se os usuários analisados possuíssem tablets ou outros sistemas com telas
sensíveis ao toque, disse Reller. Pessoas com PCs convencionais não estão tão
felizes.
"Precisamos
ajudá-los a aprender mais rápido", disse ela.
Joshua Blood,
um engenheiro de áudio em Hudson, Massachusetts, colocou o Windows 8 em um de
seus computadores, mas retirou depois de alguns dias, argumentando que o
software só fazia sentido se tivesse uma máquina sensível ao toque. "Eu
posso fazer absolutamente tudo o que eu preciso fazer no Windows 7, e é um
sistema operacional de boa aparência", disse Blood.
VENDAS PARA EMPRESAS
Os 100 milhões
de licenças para o Windows 8 parecem muito, mas esse número não indica quantas
pessoas estão realmente usando o novo sistema operacional. Isso porque uma
parte significativa das vendas ocorrem por meio de contratos plurianuais com
clientes empresariais, que estão autorizados a escolher a versão do sistema
operacional que roda em seus computadores.
Assim,
enquanto os clientes empresariais que assinaram tais acordos desde o Windows 8
saiu estão entre as licenças vendidas, muitos podem ter voltado ou permanecido
no Windows 7.
Al Gillen,
analista do IDC, estima que cerca de 40% das vendas do Microsoft Windows são
para clientes que têm esse direito. Há um padrão entre os clientes
empresariais, que tendem a adotar um novo software com cautela, diz o analista.
Folha de
S,Paulo
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