terça-feira, 13 de novembro de 2012

Artesãos apoiados pelo Sebrae-ES confeccionam peças para o Natal


O mês natalino é aquecido pelo comércio e os artesãos capixabas resolveram potencializar suas vendas através da confecção específica do tema
artecultura  gui Artesãos apoiados pelo Sebrae ES confeccionam peças para o Natal

Com o mês de dezembro chegando, se aproxima a data comemorativa mais esperada do ano. O Natal é época de confraternização e troca de presentes, e é sem duvidas a melhor data para o comércio. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae ES) apoia, através do Programa Sebrae de Artesanato Capixaba, os artesãos do estado, que encantam com suas variadas opções de presentes.
Os artesãos identificaram uma oportunidade de negócio, através de uma produção tematizada voltada para o Natal. “As peças artesanais são presentes personalizados, pois contam uma história, levando cultura de quem fabrica e encantando quem os recebe”, afirmou Izolina Passos, gestora do Programa de Artesanato do Sebrae no Espírito Santo.
São confeccionadas árvores de natal em artesanato, guirlandas, enfeites para árvores, arranjos de mesa e outros artigos. Além dos produtos produzidos ao longo do ano, os artesãos estão trabalhando com artigos natalinos para ambientação, o que impulsiona as vendas nesta época. Esse é o caso da microempresa de artesanato Gibarbosa e seus anjos e guirlandas artesanais.
“É uma época de inauguração e de vendas altas, onde o lucro e a produção aumentam. Recebemos muita demanda de grandes empresas e trabalhamos muito”, afirmou Giovanna Barbosa, dona do negócio. Ela usa como matéria-prima principal as conchas e outros artigos do mar. No natal, Giovanna conta com auxílio de mulheres voluntárias do Presídio Feminino de Bubu, Cariacica. “Elas confeccionam as cabeças e asas dos anjos artesanais. Vejo isso como incentivo a elas e auxílio na produção, que é acelerada nesta época do ano”, afirmou.
Confira as novidades
Confira abaixo as principais novidades que os artesão capixabas prepararam para este Natal. Eles são participantes do Programa Sebrae de Artesanato, que tem o objetivo de valorizar as heranças culturais da população, desenvolvendo, assim, ações para estimular e valorizar o trabalho dos artesãos capixabas.
Gibarbosa
Desde 1999 no ramo de artesanato, sua matéria prima principal são conchas. Para o Natal deste ano, está preparando anjos forrados em tecido, com conchas e massa dourada/prateada; presépios e guirlandas produzidos com conchas, flores de bucha vegetal, palha de milho e cascas de sururu.

Papel Recriado
Contribui para o artesanato capixaba há dez anos e utiliza como matéria prima principal papel e fibra vegetal. Neste Natal, suas novidades são a agenda 2013 e agenda telefônica personalizadas, porta-cartão de visita e caixas tematizadas para bombons e presentes em geral.

Oficina Produtiva Equillibrium
Há três anos a oficina trabalha com artesanato, que usa como matéria prima lonas de publicidade e resíduos industriais. O grupo tem um núcleo de produção dentro do Presídio Masculino de Xuri, em Vila Velha, onde 22 detentos participam da confecção do artesanato. Como novidade para o Natal, a oficina lança bolsas temáticas, em vermelho e verde, além de pequenos painéis de árvores de Natal, feitos com técnica de dobraduras, aproveitando lona já utilizada.

Núcleo de Artesanato Valdete Reis
Valdete Almeida é natural do município de Rio Novo do Sul. Desde 2004, ela e a família produzem artesanato com fibra de bananeira e palha do café (casca), encontradas em secadores de café, próximos da propriedade onde moram. A produção das peças é elaborada pensando sempre no reaproveitamento de materiais e, para isso, utilizam ainda papelão reciclado que compram de uma associação de catadores de papel. Para o Natal, trazem de novidade anjos e presépios feitos com palha de café.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook