Estimativa
do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) aponta que 6
milhões de famílias de baixa renda têm direito a desconto na conta de energia
elétrica, mas ainda não pediram o benefício. Trata-se da Tarifa Social de
Energia Elétrica, que reduz a fatura mensal de 10% a 65%, conforme a faixa de
consumo. Atualmente 10,5 milhões de famílias já estão recebendo a dedução.
Segundo
a coordenadora de Gestão de Processos de Cadastramento do MDS, Ana Gabriela
Sambiase, a Tarifa Social existe desde 2002, mas as regras foram alteradas. “Houve uma mudança na concessão. Antigamente
era só por faixa de consumo, independente de ser baixa renda. A legislação
mudou e ampliou a gama de famílias que tem direito”, diz, assinalando que
não são apenas os beneficiários do Programa Bolsa Família que têm direito à
redução na conta de energia.
O
abatimento é destinado às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas
Sociais do Governo Federal com renda de até meio salário mínimo per capita ou
que tenham algum membro beneficiário do Benefício de Prestação Continuada da
Assistência Social (BPC).
As
famílias indígenas e quilombolas cadastradas e com renda per capita de até meio
salário têm direito ao desconto de 100% na conta de energia elétrica, desde que
o consumo não ultrapasse 50 KW/h ao mês.
Se
o grupo familiar tiver pessoas em tratamento de saúde, que necessitem usar
continuamente aparelhos com elevado consumo de energia, também tem direito ao
desconto, contanto que a renda mensal seja de até três salários mínimos.
Para
ampliar o conhecimento da população sobre a tarifa, o MDS vai produzir 2
milhões de folders e cartazes para serem distribuídos nos municípios. Para ter
acesso ao benefício, a pessoa interessada deve procurar a concessionária de
energia da sua cidade, comprovando o cadastramento.
Divulgação –
Alguns estados, como Maranhão e Paraíba, já estão com 91% dos cadastrados
atendidos pela Tarifa Social de Energia. O gestor do Bolsa Família em João
Pessoa e secretário de Desenvolvimento Social, Antônio Jácome Filho, destaca
que o aumento dos beneficiários se deve ao empenho na divulgação. Na capital
paraibana existem 19 pontos de atendimento.
“Toda vez que o cidadão se dirige a um dos
postos, seja para se cadastrar ou atualizar seu cadastro, informamos que ele
tem direito à tarifa. Queremos que essas políticas possam, de fato, alcançar a
população”, diz o gestor. Além disso, foi feito um trabalho com as
emissoras locais para divulgar informações sobre o benefício.
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