SE GOSTOU SIGA O BLOG

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

EUA, Coreia do Sul e Japão discutem resposta a teste nuclear norte-coreano

Representantes dos governos do Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul vão se reunir no próximo sábado (16), em Tóquio, no Japão, para coordenar uma resposta ao teste nuclear norte-coreano, informou hoje (12) o ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Fumio Kishida.

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Akitaka Saiki, o subsecretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, e o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros sul-coreano, Lim Sung-nam, vão se reunir para “demonstrar a estreita cooperação entre os três países para lidar com a Coreia do Norte”, disse Fumio Kishida.

Japão, Estados Unidos e Coréia do Sul querem estreitar sua colaboração em matéria de defesa e segurança, após a tensão gerada na península coreana pelo quarto teste nuclear do regime de Pyongyang.

Antes do encontro de sábado, representantes para a desnuclearização da península coreana dos três países vão se reunir amanhã (13) em Seul para tratar do assunto.

Na capital sul-coreana, as três potências vão discutir eventuais medidas, incluindo uma resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, em resposta ao teste nuclear norte-coreano.

O chefe da diplomacia do Japão elogiou os Estados Unidos, por sobrevoarem a península coreana no domingo (10), com um bombardeiro estratégico de longo alcance.

O destacamento do bombardeiro “reflete o firme compromisso dos Estados Unidos em cumprir seu papel pela paz e estabilidade na região”, disse o ministro, em declarações reproduzidas pela agência Kyodo.

O teste nuclear subterrâneo anunciado na semana passada por Pyongyang agravou o clima de tensão na península coreana, desencadeando protesto quase unânime da comunidade internacional e levou o Conselho de Segurança da ONU a considerar novas e mais duras sanções contra a Coreia do Norte.

O regime norte-coreano, liderado por Kim Jong-un, garantiu ter detonado, pela primeira vez, uma bomba de hidrogênio, apesar de muitos especialistas sustentarem que provavelmente explodiu uma bomba H.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seja Bem-Vindo

Paulo Freire

Paulo Freire
Para analisar

BLOG MIN

BLOG MIN
Porque todos temos uma opinião, seja construtiva, destrutiva, cientifica, acéfala, perversa, parva, demolidora ou simplesmente uma opinião...

Mensagem do Autor

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Seguir No Facebook