Você sabe qual é a diferença entre "ÍNDICE DE REFERÊNCIA" e "UNIDADE DE REFERÊNCIA"?
Dag Vulpi 30/01/2023
As expressões: índice de referência e unidade de referência, são comumente usadas em textos sobre economia. Porém, normalmente essas expressões acabam sendo, despercebidas ou mal interpretadas pela grande maioria dos leitores.
E é para tentar esclarecer as características de cada uma delas, que resolvi escrever este texto.
1 . ÍNDICE DE REFERÊNCIA: 'CORRIGE'
O índice de referência é usado para CORRIGIR possíveis defasagens nos valores de bens e serviços. Como os preços das mercadorias, dos aluguéis, da mão de obra, do reajuste da poupança etc...
Esse índice que será utilizado para corrigir os valores dos bens e serviços é obtido ESPECIFICAMENTE através da média da variação dos custos daquele bem ou serviço.
2 . UNIDADE DE REFERÊNCIA: 'GARANTE'
A unidade de referência é usada para GARANTIR a conversão de valores para determinado padrão monetário. A mais comum e segura é a unidade de referência vinculada à taxa de câmbio de um combo composto pelas moedas maís fortes do mercado.
O critério usado é o da porcentagem equivalente ao valor da estabilidade e valorização de cada uma das moedas que compõe o combo. Como exemplo usarei uma unidade de referência que terá como equivalência: 50% para o dólar, 30% para o euro, 10% para a Libra esterlina e 10% para o yen japonês. Observe que a soma das equivalências de cada uma das moedas totalizam os 100% da UR.
Neste exemplo, a unidade de referência será obtida proporcionalmente pela variação das quatro moedas num determinado espaço de tempo. Podendo ser diário, semanal ou mensal. Porém, normalmente as unidades mantém seu valor de equivalência por 12 meses ou mais. No caso da SRD, Direitos Especiais de Saque (SDR), que é a unidade de referência utilizada pelo FMI. É composta por um combo de cinco moedas: Dólar estadunidense; Euro; Libra esterlina; Iene japonês; e Yuan chinês. E tem seu valor calculado há cada cinco anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!
Abração
Dag Vulpi