segunda-feira, 19 de junho de 2017

Hanseníase - Eu quero em mutirão esvaziar a palavra preconceito e estigma


Por Zilda Borges*
Às vezes, muitas vezes, no pequeno jardim de minha casa, na janela do meu olhar eu fico contemplando a longitude histórica do discurso sobre o preconceito e estigma. Eu pergunto o que o estudo sobre estes fatores ajudaram concretamente a vida de quem sofre preconceito e o estigma?

Quando escuto uma pessoa com hanseníase, debaixo de um pé de manga no fundo do quintal, numa comunidade onde a maioria das pessoas vive do lixo da cidade, eu posso ver a longitude do discurso sobre o preconceito, estigma…

Eu pergunto para que serve este significante preconceito e estigma…? Para que serve? Estas palavras não iluminam os des-caminhos de nossas vidas… Então para que servem?

No silêncio da noite eu fiquei tentando tentando burilar estas palavras e fazer delas varias ações. Uma das ações foi reunir com pessoas atingidas pela hanseníase e juntos realizamos um levantamento sobre o que estas duas palavrinhas alteram em nossas vidas. Em poucos minutos nos vimos embruralhadas na dor de quem sofreu na pele a rejeição.

Percebemos o poder que as palavras estigma e preconceito têm, a ponto de evocar em nosso íntimo dor emocional. Uma dor que deixa nossa vida na penumbra, quase que no escuro, paralisados.

O desafio do grupo era: Vamos iluminar nossas vidas.

E a primeira luz que acendemos em nossas vidas foi; com toda dignidade, com toda autoridade substituímos a palavra preconceito por conceito e a palavra estigma por estima. Nos propusemos em falar mais do conceito da hanseníase e da estima para com as pessoas afetadas pela hanseníase.

E felizmente quando estamos embrulhados com o conceito e com a estima, somos convocadas a responsabilidade e ao acolhimento e tudo que sobra é uma pitada de alegria, um pouco de suavidade e a luz que ilumina o caminho. A estima nos cobre de esperança, afasta o medo e nos reveste de coragem.

Eu quero a movimento e a dança das palavras. Isso é LUZ


*Zilda Borges (Psicóloga, Presidente da IDEA-Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook