sábado, 4 de novembro de 2017

Governo tem de 6 bilhões a 15 bi de barris para leilão extra do pré-sal


São reservas descobertas em seis áreas do pré-sal entregues à Petrobras durante o processo de capitalização da estatal, em 2010.

Leia também:

O governo tem entre 6 bilhões e 15 bilhões de barris de petróleo já descobertos para realizar um leilão extraordinário de áreas do pré-sal em 2018. O cálculo foi feito pela consultoria Gaffney, Cline & Associates (GCA) por encomenda da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) em áreas do chamado excedente da cessão onerosa.

São reservas descobertas em seis áreas do pré-sal entregues à Petrobras durante o processo de capitalização da estatal, em 2010. O contrato permite que a empresa produza apenas 5 bilhões de barris.

O estudo da GCA estima que, além dos 5 bilhões de barris cedidos à Petrobras, essas áreas têm um volume de petróleo que pode variar de 6 bilhões a 15 bilhões de barris.
A diferença leva em conta a probabilidade de reservas. Para os 6 bilhões, há 90% de probabilidade. Para os 15 bilhões, 10%. No meio-termo, com 50% de chances, são 10,8 bilhões de barris de petróleo.

O governo Dilma chegou a tentar transferir essas reservas para a Petrobras em 2014, mediante o pagamento parcelado de R$ 15 bilhões, R$ 2 bilhões referente ao bônus de assinatura, e o restante, a antecipação do petróleo que deveria ser transferido à União ao longo da vida útil do campo.

O contrato, porém, foi questionado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) e nunca foi assinado. Agora, o governo Temer quer vender o excedente da cessão onerosa como parte do esforço para controlar o deficit fiscal em 2018. O petróleo está em seis áreas onde a Petrobras descobriu os campos de Búzios, Itapu, Sul de Sapinhoá, Norte e Sul de Berbigão, Norte e Sul de Sururu, Atapu, Sul de Lula e Sépia.

O primeiro deve entrar em operação já em 2018 -o plano de negócios da Petrobras prevê a entrada de três plataformas na área no ano que vem. Caso o excedente seja mesmo leiloado, o vencedor do leilão terá que negociar com a Petrobras a divisão dos investimentos e dos lucros dos projetos. Até agora, há um leilão do pré-sal previsto para 2018, com a oferta de sete áreas. 

Com informações da Folhapress,

8 comentários:

  1. ESTA É UMA DAS RAZÕES PARA O GOLPE MADE IN USA. DERRUBAR O NOVO MARCO REGULATÓRIO PARA O SETOR PETROLÍFERO PROMULGADO POR LULA PARA PODER USURPAR NOSSO PETRÓLEO, OUTROS DOIS MOTIVOS PARA O GOLPE, TAMBÉM JÁ ESTÃO SENDO IMPLEMENTADOS : AFASTAR O BRASIL DOS BRICS E CRIAR OBSTÁCULOS PARA O CRESCIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL ( O CLIENTE DE SEMPRE NÃO PODE TORNAR-SE CONCORRENTE ) DAÍ A PARALISAÇÃO DE IMPORTANTES PROJETOS , COMO AS REFINARIAS DO COMPERJ E ABREU E LIMA E DESISTÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DAS REFINARIAS PREMIUM 1 NO CEARÁ E PREMIUM 2 NO MARANHÃO, QUE TERIAM A FINALIDADE DE REFINAR O PETRÓLEO DO PRÉ SAL PARA EXPORTAR DERIVADOS EM VEZ DE PETRÓLEO CRÚ; NOTE - SE QUE AS DUAS ÚLTIMAS LOCALIZAM-SE NA REGIÃO NORDESTE PARA REDUZIR OS CUSTOS DE TRANSPORTE PARA EUROPA E ESTADOS UNIDOS;ESTAS REFINARIAS SOFRERAM VÁRIAS CRÍTICAS DE PARLAMENTARES QUE AS CLASSIFICAVAM COMO DESNECESSÁRIAS E ANTI ECONÔMICAS , MAS APÓS O GOLPE JÁ EXISTEM INTERESSADOS ESTRANGEIROS EM TOCAR SEUS PROJETOS. A AQUISIÇÃO DE TECNOLOGIA MILITAR DE PONTA ERA OUTRO GRANDE MOTIVO PARA O GOLPE : A CONSTRUÇÃO DE SUBMARINOS NUCLEARES PELO BRASIL , GEROU AS DENÚNCIAS CONTRA O ALMIRANTE OTHON , A AQUISIÇÃO DE CAÇAS SUPERSÔNICOS COM TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA SEM QUE OS EUA PUDESSEM INTERFERIR NASUA MATRIZ ELETRÔNICA DURANTE COMBATES, A BASE DE LANÇAMENTO DE SATÉLITES EM ALCÂNTARA ( JÁ SABOTADA POR ELES) E QUE PODERIA SER TRANSFORMADA EM BASE DE MÍSSEIS A RENÚNCIA DO BRASIL À TECNOLOGIA NUCLEAR PARA FINS MILITARES (JÁ ASSINADA POR TEMER EM SUA VISITA AOS EUA ) ETC....

    ResponderExcluir
  2. O desmonte é notório meu caro Marcio Correa. Mas tudo vai muito bem obrigado, ao menos para aqueles que exigem um estado minimo e as cartas nas mãos de grandes empresários e banqueiros. É o capitalismo selvagem, a política do manda quem pode e dane-se os menos abastados. Esquecendo-se os defensores dessa política que os pobres são maioria e também pagam impostos, logo, também TERIAM direito a algum retorno na área social.

    ResponderExcluir
  3. Eu até entendo quando vejo grandes empresários defendendo este tipo de política, o que não encaixa e ver os pequenos e ainda pior, os micro, também apoiando esta ideia.

    Ainda pior é constatar, aqui mesmo no grupo, e fora dele, nas minhas rodas de amizade, que cidadãos que felizmente gozam de uma situação financeira acima da média nacional, apoiam este tipo de política, esquecendo-se eles que seus negócios iam muito melhor nos tempos em que os "pobres" podiam consumir seus produtos e serviços.

    ResponderExcluir
  4. ´´É a cegueira política fomentada pela mídia de aluguel que leva as massas a adotar opiniões que fortalecem as forças que a oprimem.O incompreensível é que mesmo diante de medidas claramente anti nacionais,os manipulados pela mídia , continuam histericamente bradando contra quem os privilegiou,contra quem implementava políticas públicas de interesse social , contra quem implementava políticas em direção a uma soberania nacional crescente.

    ResponderExcluir
  5. Quero ver o que eles vão fazer quando as vendas do final do ano despencarem...

    ResponderExcluir
  6. ESTE DESGOVERNO COLABORA PARA MANTER A GASOLINA BARATA NOS EUA , PARA QUE OS NORTE AMERICANOS A DESPERDICEM COM CARROS COM MOTORES 6.0 , 7.0 ETC...ENQUANTO ESTE MESMO DESGOVERNO ADOTA UMA POLÍTICA DE AUMENTOS CONSTANTES PARA OS COMBUSTÍVEIS NO BRASIL,COM A FINALIDADE DE VOLTAR A OPINIÃO PÚBLICA CONTRA A PETROBRAS PARA QUE O POVO ACEITE SUA PRIVATIZAÇÃO SEM PROTESTOS.

    ResponderExcluir
  7. Temos que reagir boicotando...é o mínimo que deveríamos fazer !

    ResponderExcluir

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook