terça-feira, 15 de março de 2016

Brasileiros nos Estados Unidos e na Argentina protestam contra o governo

Parte da comunidade brasileira que vive nos Estados Unidos aderiu às manifestações contrárias ao governo da presidenta Dilma Rousseff neste domingo (13). Foram registrados protestos e aglomerações em algumas cidades como Boston, Miami, Nova York e Washington. A movimentação foi registrada pelos manifestantes que usaram as redes sociais como o Facebook para publicar fotos e também em sites de notícias brasileiros regionais nos Estados Unidos.

Em Boston, estado de Massachusetts, região com a maior comunidade brasileira no país, centenas de pessoas se reuniram no começo da tarde na Praça de Havard. Em Nova York, o grupo se concentrou em Manhattan, na Time Square. Na capital Washington, as manifestações aconteceram em frente ao Consulado Geral do Brasil. Em Orlando, Flórida, há manifestações previstas para as 18h30 (no horário local de verão), 19h30min no horário de Brasília.

A maioria dos brasileiros que vivem nos Estados Unidos não apoia o governo Dilma, fato que ficou comprovado nas eleições de 2014 quando a maioria dos eleitores brasileiros que votaram no país escolheram outros candidatos. Além das manifestações que aconteceram nos Estados Unidos, houve manifestações de brasileiros em Londres, Portugal, Canadá e Argentina.

Repercussão internacional
Os protestos e o volume de participantes repercutiram na imprensa nos Estados Unidos e na Europa. O The Wall Street Journal noticiou o protesto e disse que "milhares protestaram contra a presidente Dilma Rousseff e o partido do governo".

A britânica BBC mostrou os protestos e destacou a posição da presidenta de Dilma em defesa do ex-presidente Lula e o posicionamento dela contrário a uma renúncia.

Na Argentina
Carregando bandeiras e cartazes, cerca de 50 brasileiros se reuniram neste domingo (13) no Obelisco, no coração de Buenos Aires, em apoio às manifestações no Brasil. Muitos eram universitários de Medicina, que estudam na Argentina, onde não existe vestibular e as universidades públicas têm prestigio e são gratuitas.

“Somos cerca de 30 mil estudantes brasileiros aqui e, mesmo morando fora, muitos de nós sentimos os efeitos da crise brasileira”, disse o estudante Emerson Pires. “Meus pais me sustentam e, com a inflação e a alta do dólar, tem sido cada vez mais difícil para eles”.

Isadora Boing , outra estudante, chegou à Argentina há dois meses. Ela disse que foi ao protesto porque acha importante ter participação politica – mesmo fora do Brasil. “Espero que quando o governo perceber que a população está unida contra a corrupção, que tome decisões coerentes e concretas em relação a isso”, disse.

O pequeno grupo cantou o hino nacional e gritou slogans contra a presidenta Dilma Rousseff, o ex-presidente Luíz Ignácio Lula da Silva e o PT. Mas segundo Isadora, os petistas não são o único alvo. “Queremos uma limpa geral e que todos os corruptos, não importa o cargo, o partido ou a empresa, fiquem fora do governo e dentro da cadeia”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook