Após ver o pedido de criação do seu partido, o Rede Sustentabilidade, ser negado em outubro passado, a ex-senadora Marina Silva não apresentou novas assinaturas e a ação foi arquivada pelo Tribunal Superior Eleitoral, nesta quarta (5); ao que parece, discurso de Marina de que adesão ao PSB seria provisória não procede; além disso, a perda do prazo revela um certo descaso da ex-ministra com um projeto que ela dizia ser tão importante para sua vida política; Rede continuará sendo um apêndice do PSB?
A ex-senadora Marina Silva, atualmente no PSB, deixou transitar em julgado o processo de criação do seu novo partido, o Rede Sustentabilidade. Por não ter recorrido da decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que indeferiu o pedido da criação da nova agremiação, por inconsistência nas assinaturas mínimas necessárias, a decisão tornou definitiva após esta quarta-feira (5), e o pedido foi arquivado. Em outubro do ano passado, quando rejeitou a ação, o plenário do TSE converteu o pedido em "diligência", o que permitiria que Marina apresentasse mais assinaturas, mas o Rede não apresentou qualquer documentação dentro do prazo necessário.
Agora será necessário fazer um novo pedido de registro de partido ou pleitear o desarquivamento do pedido de criação. A decisão de desarquivar pode ser analisada individualmente pelo presidente do TSE ou ser levada ao plenário. À época do julgamento, a ex-senadora queria que o TSE validasse 95 mil assinaturas de apoio que foram rejeitadas pelos cartórios eleitorais. Ela argumentou que os cartórios rejeitaram sem motivo assinaturas de jovens e idosos, cuja participação em eleições anteriores foi facultativa. A maioria dos ministros do tribunal, no entanto, entendeu que os cartórios têm autonomia para verificar se a ficha de apoio apresentou os requisitos ou não para ser validada.
Do Brasil 247
a jogada é a seguinte, depois da posse dos novos eleitos a Rede volta a pedir registro então poderá contar com politicos que se elegeram e que querem mudar, por isso a Marina esta se empenahndo em eleger algumas de suas parcerias,depois pé no traseiro do PSB.
ResponderExcluirA Rede de dona Marina balança de um lado para outro...aliás de quem der mais um empurrãozinho para balançar mais e ganhar mais apoio para o lado que der mais conveniências isso é pragmático..
ResponderExcluirÉ por isso que gilmar dantas, ops, mendes abre a bocarra fedorenta para acusar os militantes petistas de lavagem de dinheiro. O PT é um partido que possue uma militância, pessoas apaixoanda por um ideal, por uma ideologia. E essa rede, em? A mulher da cabeça de cágado teve 20 milhões de votos e não conseguiu nem assinatura suficiente para validar esse partideco de aluguel? É, minha gente, esse povo precisa aprender a ser partido. E somente o PT é capaz de ensinar. Aliás, estamos esperando o enquadramento de gilmar dantas, ops, mendes. Afinal, ele acusou pessoas inocentes de praticar lavagem de dinheiro.
ResponderExcluirEvidente que terminaria assim. Como Marina poderia apresentar o que não existe?
ResponderExcluir