terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Relator da MP dos royalties quer acordo para nova divisão


O futuro relator da medida provisória que estabelece mudanças na divisão dos royalties do petróleo de novas licitações, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), quer selar acordo entre Estados e municípios produtores e não produtores em torno da questão no novo texto da MP.
"O ideal é que a MP tenha um novo texto que sele um acordo de equilíbrio entre produtores e não produtores. É o que tentamos desde o projeto anterior, de que também fui relator", disse Zarattini à Reuters.
Segundo o parlamentar, a medida provisória também poderia propor uma nova divisão em relação aos contratos vigentes, parte do projeto que foi vetada pela presidenta Dilma Rousseff a pedido dos Estados (Rio de Janeiro e Espírito Santo) e municípios produtores. 

Os não produtores receberiam parte dos recursos de nova produção oriunda dos campos já em produção, segundo o deputado.
Mas a preocupação de Zarattini é que antes da apreciação da MP, o Congresso analise hoje (11) e derrube o veto da presidenta Dilma ao projeto que foi aprovado no início de novembro. 
A sessão conjunta para votar pedido de urgência para veto dos royalties está marcada para às 12h30. 
Dilma vetou parte do projeto de lei preservando a atual distribuição dos recursos das áreas já licitadas, atendendo à reivindicação dos Estados produtores.
O veto da presidenta também determinou que os recursos dos royalties de petróleo das futuras licitações sejam integralmente destinados à educação, o que desagrada a parte dos parlamentares. 
Foto: Renato Araújo/ Agência Câmara. Deputados durante a votação do projeto de divisão dos royalties do petróleo. 
Com informações da Reuters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook