segunda-feira, 8 de julho de 2013

Azamerica S922 – SKS, IKS ou CS qual sistema devo usar?


A leitura deste texto, assim como a maioria das minhas postagens relacionadas a este tema, é indicada principalmente para iniciantes. Procuro tratar deste assunto de forma bem simplória, dispensando os termos técnicos que costumam serem usados na maioria dos sites e fóruns que tratam de assuntos a esse assemelhados. Entendo que desta forma eu posso atingir o meu objetivo, que é único e exclusivo o de levar para meus leitores e amigos um conhecimento básico do assunto, fazendo com que eles não fiquem reféns de possíveis aproveitadores de ocasião.    

Nos últimos dias eu tenho recebido muitas reclamações dos meus leitores que usam o sistema SKS. E a maioria delas estão relacionadas aos constantes problemas de travadas (ESCALADAS) nos canais de TV.

Na medida do possível eu tenho respondido a todos, e minha orientação sugestiva é a de que na minha humilde visão é um desperdício os proprietários do Azameria S922 tradicional ou MINI, ficarem restringidos ao uso do sistema SKS, sendo que seus aparelhos trazem integrado (via cartão chipado) o sistema IKS, que é um sistema que tem se mostrado estável e com uma qualidade bem superior ao SKS.

Talvez o problema seja momentâneo, e o SKS volte a ter uma boa qualidade. Mas, e até que ele se estabilize novamente, fato que parece ser pouco provável, o que podemos fazer?

Veja bem, os proprietários do Azameria S922, e os de outros modelos mais modernos, podem usar concomitantemente os três sistemas que hoje estão disponíveis.  Ou seja, o SKS, o IKS e o CS.

Normalmente quando os proprietários desses aparelhos contratam um técnico para fazer a instalação recebem a sugestão de que seja instalado o sistema SKS, mas a sugestão do instalador não esta na preocupação com a satisfação do seu cliente (certamente que existem exceções), mas sim com o fato de que, no sistema SKS são instaladas duas antenas, e isso eleva o custo do seu serviço. Com isso podemos chegar à conclusão de que, por falta de conhecimento muitos estão pagando mais caro por uma instalação que não atenderá suas expectativas, e ainda há o gasto extra com equipamentos adicionais, como é o caso da segunda antena do sistema SKS.

Diante do exposto, proponho aos amigos que revejam a forma como estão utilizando os seus decodificadores, e se animem em procurar conhecer um pouco mais sobre eles, afinal, vocês investiram um bom dinheiro na compra de aparelhos que iam de encontro com suas expectativas, e nada mais normal e justo que agora vocês queiram desfrutar de todos os recursos que eles possam oferecer.  

Neste tutorial eu desprezarei a parte que trata do posicionamento da(s) antena(s), pois ele já foi contemplado em outras postagens. Os links estarão à disposição dos amigos ao final deste TUTO.

Favor desconsiderarem as etapas pelas quais vocês já passaram e dominam.

01 - Vamos começar verificando se todos os itens prometidos na compra realmente estão na caixa do seu S922. 

Abaixo apresentamos a foto e uma relação do kit.
  

01.1 - Na caixa deve vir: 

01 Aparelho S922, 
01 Controle remoto, 
01 Smartcard, 
01 cabo RCA e 
01 Manual

01.2 - Desembale o aparelho e retire todos os plásticos.

01.3 - Agora vamos baixar (Aqui) e dar uma boa lida no Manual do Azamerica S922 em português (o manual que vem no kit não esta em português).

Depois de conferir o kit e ler o manual vamos aos primeiros passos da instalação e configuração do seu Azamerica S922.

02 - Adicionar o SMARTCARD no compartimento.

02.1 - Com o aparelho desligado e o chip voltado para baixo e em direção ao fundo, vamos inserir o cartão empurrando-o ate o final, de forma que a porta do compartimento possa ser fechada livremente.

03 – Conectar os cabos.

03.1 – Com o aparelho ainda desligado (atenção e imprescindível que o aparelho esteja desligado sempre que os cabos forem ser conectados ou desconectados do aparelho, e essa regra vale para sempre. NUNCA devemos conectar ou desconectar cabos com os aparelhos ligados, pois corremos o risco de queimar as fontes de entrada e/ou saída). Vamos conectar o cabo da antena apontada para satélite STAR ONE C2 no LNB1 IN, depois o cabo Rj45 (internet) e o de áudio e vídeo da  TV, neste caso e aconselhável  a utilização de um cabo HDMI. Se você for usar o sistema SKS o cabo da antena apontada para o satélite HISPASAT 30 W devera ser conectado no LNB 2 IN. Lembrando que o cabo de rede Rj45 devera estar ligado a um roteador que provê liberação de IP via DHCP.

04 – Baixar a ultima atualização (com a devida atenção para não confundir a atualização do Azamerica S922 HD com a do Azamerica S922  MINI).

04.1 – Vá a um site de sua confiança (se desejar ela estará disponível ao final deste TUTO) e baixe a ultima atualização do seu Azamerica S922 para o seu computador. Descompacte-a (a disponibilizada aqui já está descompactada), e a salve num pen drive vazio e formatado, para posteriormente proceder com a atualização do seu Azamerica S922.

04.2 - Inserira o pen drive no Azamerica S922 (você poderá usar tanto a entrada USB da parte da frente quanto à traseira);

04.3 – Ligue o Azamerica S922 na tomada.

04.4 – Ligue a chave de fonte (liga/desliga) na parte traseira do Azamerica S922. Caso ao ligar o aparelho apareça a mensagem se quer atualizar ou algo do tipo clique em não, opte por acessar o MENU e no item “tools > upgrade by usb” Faça a atualização por ALLCODE. Após a atualização se ele não reiniciar sozinho reinicie-o desligando e ligando o aparelho.



Obs. Após a atualização, toda aparência do sistema estará diferente daquela que ele estava antes, pois agora ele esta com a firmware do team e não mais a original de fabrica.
Agora daremos inicio as novas configurações do seu Azamerica S922, serão elas que determinarão entre outras coisas qual ou quais sistemas você ira usar (recordando do inicio da postagem: SKS, IKS e/ou CS). 

05 – Pegue seu controle remoto e click em MENU depois Instalação.

05.1 - Na primeira opção, Antena Connection, selecione Dual Different,

05.2 - Desça o cursor ate a terceira opção, Configuração de Antena, aqui o LNB Frequência deve ficar em UNIVERSAL.

05.3 - Volte para a segunda opção e click em Lista de Satélite. Abrira uma nova janela com uma relação contendo o nome de vários satélites, em LNB1 selecione o Star One C2 70 W de um ok encima do nome que ele estará selecionado. 

05.4 – Desça o cursor até o ultimo satélite da lista, o telstar12, será esse que, caso você opte por usar o sistema SKS terá editar, mudando seu nome para Hispasat 30 w.

05.5 – Agora vá novamente para MENU Instalação > e na quarta opção de um ok em Única busca de Satélite, abrira uma nova janela, desça ate a quarta opção Explorar Modo e escolha Auto Observar, desça ate a sexta opção e de um ok em Buscar . Aguarde a busca finalizar (100%) e de um ok, deverão ser encontrados entre 160 e180 canais de TV,

Depois de configurar: 
 - Antena Connection em Dual Different ;
 - LNB Frequência em UNIVERSAL ;
 - Lista de Satélite LNB1 Star One C2 70 W e LNB2 Hispasat 30 w e,
 - Fazer uma busca completa de canais de TV, vamos passar para as próximas configurações.

Será nesta próxima etapa que configuraremos qual o tipo ou tipos de sistemas que iremos usar se, SKS, se IKS ou CS, ou ainda se dois deles ou ate mesmo os três sistemas concomitantemente.     

06 – Vá em MENU > Sistema configuração e encontre a opção OUTROS. Para encontra-la desça bastante a barra de rolagem, pois a opção “outros” fica bem para baixo. De um ok em OUTROS que abrira uma nova janela, modifique a opção Key Sharing para AZCAMD (se for usar somente o IKS do TEAM), se for usar o SKS e/ou o CS deixe em: Twin Protocol.

06.1 - No menu ferramentas de um ok na opção Network local Settings, que abrira uma nova janela, coloque o DHCP em LIGADO, depois clique em “Apply” para confirmar.

06.2 –  Ainda em Network local Settings  selecione a opção Server List, (esta seleção será feita através do botão azul do controle remoto). Esta é a opção que você usara para configurar o login e a senha do seu servidor de Card Sharing, o CS que comentamos como sendo uma das opções de sistemas compatíveis com o seu Azamerica S922.

Após todas as configurações serem efetivamente realizadas, você devera desligar o Azamerica S922 na chave de alimentação liga/desliga na parte traseira do aparelho, aguardar uns cinco segundos e liga-lo novamente.  

Após religa-lo ainda serão necessários uns 30 segundos para os canais abrirem (durante este tempo ficara sendo exibida uma mensagem de escalada no monitor da TV), este e o tempo que o Azamerica S922 precisara para confirmar as novas configurações realizadas.   

Espero que as informações tenham sido úteis,

Abaixo eu disponibilizo alem das ultimas atualizações do modelos Azamerica S922 e Azamerica S922 MINI, o titulo de 28 postagens que poderão ser muito uteis no esclarecimento de duvidas.  Ao final de cada postagem estão os fóruns com perguntas e respostas que esclarecem muitas duvidas relacionados ao assunto.

Clique (AQUI) para baixar a ultima atualização do Azamerica S922 HD já descompactada. Basta salvar num pen drive vazio e formatado.

Clique (AQUI) para baixar a ultima atualização do Azamerica S922 MINI já descompactada. Basta salvar num pen drive vazio e formatado.


10 comentários:

  1. Olá Vulpi. Parabéns pelo excelente Blog.
    Peço sua sugestão de um provedor CS.
    Meu email é dr.sergiohenrique@gmail.com
    Obrigado e um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Sergio,

      Estarei encaminhando via e-mail.

      Abraço e uma ótima semana.

      Excluir
  2. Boa noite DAG.

    Esse lançamento da azamerica "SCODE" para satelite será que é confiável? Será que vale a pena, pois pago um CS duplo com sinal da CEU e ESCURO e será que esse SCODE terá a mesma funcionalidade? Se funcionar acredito que o custo x beneficio compensa, o que você acha a respeito?

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Francisco.

      Eu desconheço a funcionalidade do SCODE, conheço o "X"CODE que é o cartão chipado (IKS) da AZ América que vem junto aos aparelhos mais novos.

      Posso adiantar que é pouco provável que ele tenha as funções de CS e IKS, conforme você usa no momento. Entendo que é pouco provável que haja interesse por parte da AZ America em lançar este tipo de dispositivo. Porém é possível, e neste caso é melhor aguardar mais alguns dias até termos certeza do seu funcionamento. Não podemos esquecermos dos XCODEs falsos que lesaram vários consumidores menos avisados.

      Abração e sucesso.

      Excluir
  3. Boa tarde dag.
    O meu s922 está filé no iks usando o ralink. Já no Cs trava pra caramba sendo a msm net e já tentei vários Cs sendo o travamento igual.
    Conto com sua ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Weldon,

      Seja sempre bem-vindo ao blog.

      Não faz muito sentido, mas tratando-se destes sistemas é compreensível que haja algum tipo de problema. A internet não é, disso estou certo, e basicamente o que provoca as travadas ou são as falhas no envio dos KEYS através da internet, alguma configuração que está desconforme, incluindo-se ai também a atualização. Como não é possível eu ter acesso ao seu aparelho será preciso rever todas as possibilidades, que são:

      01 - Um bug no sistema:
      Que seria corrigido com uma nova atualização de firmware;

      02 - Falta de ajustes nas configurações do aparelho:
      Lista de TPs desatualizada;
      Mudar a opção de Key Sharing para AZCAMD. Caso não funcione mudar para Twin Protocol e em ultimo caso mudar para desligado.
      No menu ferramentas acesse Network local settings e Ligue a opção DHCP e clique em “Apply”.
      Clique em Server List (botão azul do controle remoto) para configurar o CS, observe se clicando com o botão azul o URL Type esta mostrando que ele está na opção Cccan mude para NewCand.

      OBS. Mesmo que apareça NewCan antes de clicar no botão azul, após clicar ele mostrará que de fato estaria em Cccan, e este pode ser o problema.

      Abração e sucesso.

      Excluir
  4. Gostaria de testar um provedor cs, mas meu s922 não funciona de jeito nenhum,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Marcelo,

      Agradeço sua visita e participação aqui no fórum.

      Você afirma que o CS não funciona no seu S922, mas certamente está faltando alguma coisa que você certamente está pulando no passo a passo. Todos os decodificadores S922 funcionam perfeitamente com CS.

      Você poderia relatar até que passo você consegue ir.

      Você consegue inserir os dados do CS no seu aparelho?

      Você certificou-se de que todos os cabos estão conectados?

      Ao inteiro dispor para novos esclarecimentos.

      Excluir

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook