quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Notificações de casos de dengue caem no ES, mas número no ano ainda é alto e chega a 16.575


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu um total de 16.575 notificações de casos de dengue, sendo 647 suspeitas da forma grave (dengue com complicação e hemorrágica), oito óbitos confirmados e um em investigação, no período entre 1º de janeiro e 15 de setembro. Essas informações são enviadas à Secretaria até o dia anterior à divulgação do boletim epidemiológico.
Nesse caso, a incidência calcula a quantidade de notificações de dengue em relação ao número de habitantes. Em outras palavras, torna mais real a análise da situação da doença em uma determinada localidade.

Para o cálculo da incidência, divide-se o número de notificações pelo quantitativo populacional do município e multiplica-se este valor por 100 mil.

O Ministério da Saúde (MS) considera três níveis de incidência de dengue: baixa (menos de 100 casos/100 mil habitantes), média (de 100 a 300 casos/100 mil habitantes) e alta (mais de 300 casos/100 mil habitantes).
Municípios com maior incidência (setembro)


Municípios
Incidência
Viana
50,1
Nova Venécia
36,7
Mucurici
35,5
Conceição da Barra
35
Atílio Vivácqua
30,1

A incidência na prática

De acordo com a tabela de incidência acima, por exemplo, mesmo que Mucurici não abrigue 100 mil habitantes, o município teria 35,5 casos de dengue para cada grupo de 100 mil habitantes.

Ou seja, isso quer dizer também que, de acordo com a classificação do MS, a incidência da doença no município é baixa, porque há menos de 100 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Como se prevenir

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
- Tirar água dos vasos de plantas;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Tampar toneis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.;
- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, toneis, caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Assessoria de Comunicação da Sesa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook