segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Como Liderar quando você não é o chefe

Liderança nunca é uma questão de mera autoridade formal. Os líderes são eficazes quando outras pessoas reconhecê-los como tal, ouvindo seriamente as suas ideias, valorizando e seguindo as suas sugestões para a ação.

Oportunidades para liderar não está limitado a momentos em que você tem autoridade formal sobre uma determinada equipe ou empresa. Quando você passa à frente e demonstra liderança, você contribuirá com valor ao projeto ou da empresa, e fortalece suas habilidades de liderança.

Veja um método de 4 passos úteis para liderar uma equipe quando você não está formalmente no comando. Seus passos podem ser aplicados a praticamente qualquer projeto que você está envolvido, equipe ou reunião que você participar.

1. Estabelecer metas - Pessoas realizam o máximo quando elas têm um conjunto claro de objetivos. Segue-se que qualquer grupo de primeira ordem de negócio é escrever exatamente o que espera alcançar. A pessoa que faz a pergunta "Podemos começar por classificar os nossos objetivos aqui?"  E que depois assume a liderança na discussão e elaboração dessas metas - está automaticamente assumindo um papel de liderança, seja qual for o seu cargo.

2. Pense sistematicamente - Observe a sua próxima reunião: as pessoas costumam mergulhar direto para o tópico em questão e começam a discutir sobre o que fazer. Os líderes eficazes, ao contrário, aprendem a pensar de forma sistemática - ou seja, eles se reúnem e disponhe os dados necessários, analisam as causas da situação, e propõe ações com base nessa análise. Em um grupo, os líderes ajudam a manter os participantes focados por meio de perguntas adequadas. Não temos a informação de que precisamos para analisar esta situação? Podemos focar em descobrir as causas do problema que estamos tentando resolver?

3. Envolver outras pessoas - Uma equipe de alto desempenho envolve os esforços de cada membro, e líderes de equipes eficazes buscar o melhor ajuste possível entre os interesses dos membros e as tarefas que precisam fazer. Sugerir escrever uma lista de tarefas e combinando-os com indivíduos ou subgrupos. Se ninguém quer uma determinada tarefa, debater formas de tornar essa tarefa mais interessante ou desafiador. Ajuda extrair membros mais quietos do grupo para que todos se sintam parte do projecto global.

4. Fornecer feedback -  Se você não é o chefe, que tipo de feedback que você pode oferecer? Uma coisa que sempre valoriza é simples apreciação - "Você fez um ótimo trabalho lá dentro." Às vezes, também, você estará em uma posição para ajudar as pessoas a melhorar seu desempenho através de coaching. Coaches eficazes pedem um monte de perguntas: "Como você acha que fez sobre esta parte do projeto?" Eles reconhecem que as pessoas podem tentar arduamente e não de qualquer maneira: "O que tornava difícil cumprir sua parte da tarefa?" Eles oferecem sugestões pensadas para a melhoria, tendo o cuidado de explicar a observação e do raciocínio que estão por trás delas.   Não só no futebol, mas dentro dos departamentos, das empresas e das grandes cooperações esta visão de liderança deve estar bastante amadurecida para aqueles que querem atingir metas.     Sucesso Agora!

Como ser um Líder que Todos querem ter? Veja 3 dicas!


Ser um Líder nada mais é do que lidar com pessoas e lidar com problemas, para ser um Líder é necessário aprendizado, os maiores líderes da atualidade foram liderados! Para você começar a mandar você tem que aprender a obedecer.

Para ser um Líder que todos querem ter, veja estas dicas abaixo.

Seja um Líder e não um Chefe
Enquanto o líder é obedecido por respeito o chefe é obedecido por medo, o chefe ao invés de motivar a equipe, ele desmotiva, ele é autocrático.Não seja autocrático, para ser um Líder de sucesso, saiba lidar com pessoas, saiba lidar com problemas.

Elogie as pessoas
Elogio é um hábito, muitas vezes as pessoas gostam de reclamar e não elogiar, cultive o hábito de elogiar as pessoas, procure os pontos positivos em cada pessoa e elogie sinceramente.

Seja exemplo
Para ser um líder de sucesso é importante ser exemplo para sua equipe. Seja exemplo na materialização dos valores que você prega – Já ouviu aquela frase: Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. Pense, será que estou tendo esta atitude? Se sim, o que posso fazer para mudar? Lembre-se que para ser um líder de sucesso você tem que ter seguidores que lhe valoriza, no entanto esses seguidores vão seguir seu exemplo. Procure mostrar como se faz para depois pedir para fazer.

Portanto, se você quer ser um líder que todos querem ter, siga as dicas acima, preocupe-se com as pessoas que lhe cercam e ajude as pessoas de sua equipe. Se assim fizer, você não apenas vai ser um líder melhor, mas também conquistará o carisma das pessoas.

Edson Silva, Webmarketer Profissional e Líder em marketing de Rede.
Melhor que alcançar o sucesso e realizar sonhos é ajudar amigos a realizarem os sonhos deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook