terça-feira, 23 de maio de 2017

Na béstia uma aparição sobrenatural




Por Antonio Luiz Carlini

“Béstia” é o nome de um jogo de cartas, cujo desenrolar foi diversão muito atrativa entre nossos antepassados, causando até dependência entre alguns. “Na falta de outras opções de entretenimento, “quando à noite não podiam jogar “MALHA” (maia)”, ou ‘BOCCIA”, (bola de pau), em virtude da luminosidade apenas conseguida com lampiões ou lamparinas, aquele carteado foi uma opção, senão para a diversão, também para apostar alguns réis!

Pois, no vale que aparece nas fotos acima, -atualidade- disto a menos de dois quilômetros da Capela e respectivo Cemitério de São José do Caldeirão, viveram várias famílias de meeiros, primeiro do Mateus Corteletti, depois do Estevão Corteletti, filho do primeiro. Porém, no início da década de mil novecentos e trinta, ali estavam Angeli Atílio, Zanetti Sebastião, além da Família Piffer, esta com vários membros, para formar uma comunidade dentro da supracitada, somando-se das três, as respectivas proles.

O segundo, dos filhos da família Zanetti, antecessor de quase uma dezena, por dom natural, ou por exaustivo treino, era bom prestidigitador, cuja habilidade em manusear as cartas, lhe permitia sempre ganhar naquele jogo, senão com a sorte, trapaceando com a maestria de um daqueles mágicos de circo. Entretanto, depois de três ganhos de toda a aposta, sua mãe de sobrenome Zachè, o delatou para os demais que passaram a não aceitá-lo mais no carteado. Disse ela: - Não quero que meu filho seja um ladrão! Ele está viciado no jogo e ganhou roubando. Prefiro que ele sofra frustração agora, que penalidades mundo afora!

Um jogo marcado para aquela noite, onde ele foi o primeiro a chegar! Contudo, cada um que foi chegando para a Béstia e o Rizotto (rizzòtti) da meia noite, declaravam que se aquele rapaz participasse do jogo, este não participaria, já que não concordava ser surrupiado doravante.

Calorosa discussão naquele escurecer, resultou com o Patriarca Zanetti, ordenando que o filho ficasse fora. Este protestou! Um dos Piffer incomodado com aquela situação teve a ideia de desafiar o rapaz, com uma tarefa para lá de inusitada: - Se você for lá ao Cemitério e nos trouxer aqui, aquela cruz com a inscrição DESCONHECIDO, cujo corpo encontrado ali na PICADA, foi enterrado sem identificação, depois que foi encontrado pelo Vaqueiro dos Corteletti, assassinado sabe-se lá por quem e, sua alma até ontem rondou por ai, assustando quem se atreve passar lá de noite, nós te deixaremos jogar conosco!  Ele concordou e saiu. O patriarca Zanetti ria e dizia: - Ele é mais medroso que a menina de quatro anos, daqui a pouco vou lá olhar se ele não está debaixo da cama!  Daqui a pouco vou!

E passou uma hora.

Calor lá fora, janelas e portas abertas, mulheres nos serviços com o RIZZOTO e os Galetos sendo preparados. Muita conversa. – comum nas reuniões de itálicos-. Notícias sendo colocadas em dia, no normal vozerio. Homens absortos no jogo, muitas blasfêmias para comemorar três cartas boas, ou para protestar contra três ruins, criando ali entre aqueles seis homens outro vozerio, concorrendo com o grave, ao som mais agudo lá na espaçosa cozinha. Muitas lamparinas e dois lampiões queimando o querosene. Meninas mostravam bonecas de pano e o machucado no pé, obtido quando foi buscar as vacas e pisou no espinho de MARIA POBRE. Outra mostrava a vermelhidão no braço de pele caucasiana, irritado pelo contato com o ARREDIABO.  Mesmo assim ouviram as pisadas daquele sapato de solado duro que chegava correndo, impossível de ser abafado pelas palavras do jovem Zanetti: - Deixe-me levar, depois devolvo! Isso repetidamente.  Deixe-me mostrar, é um empréstimo, depois devolvo!

Irrompeu adentrando a sala onde acontecia a BÉSTIA e disse: - Aqui estão a Cruz do desconhecido e a caveira dele, mas não quero jogar, ele está correndo atrás de mim, desde lá do PAU D’ALHO, por isso deixo na mesa para vocês verem, mas vou logo levar de volta, por que ele está chegando aí!

Depositou sobre a mesa de madeira rústica, uma cruz e um crânio que tomara no ossuário do Cemitério, fingindo estar com muito medo. Aquilo fez com que faltassem portas e janelas na casa para a retirada dos jogadores de Béstia, conquanto os outros tantos que estavam na cozinha. Vários membros daquelas famílias passaram a semana seguinte, senão mancando, então expondo lesões, dos machucados que não sentiram acontecendo, enquanto o falastrão recolhia o dinheiro que os seis homens esqueceram-se de levar, quando da debandada.


A família Pifer passou a semana comendo arroz requentado com polastro (frango), também requentado. Exceto para aquele jovem atrevido, todos aqueles ficaram sem respostas, para algumas perguntas, até o fim da vida: - Por que um morto desconhecido dos italianos levaria embora o baralho, as fichas e o dinheiro do jogo? Onde esteve aquele rapaz enquanto alguns tentavam sair do brejo, se desvencilhar do CALUMBI, se reencontrar na escuridão, lavar no regato, o sangue das lesões, encontrar o caminho de retorno para casa? Mas o professor deles escreveu: - Enquanto todos não entendiam, o engodo, o rapaz de posse do dinheiro, enterrou o baralho e as fichas - sementes de guapuruvu - que ganhou de forma diferente; devolveu ao cemitério os objetos emprestados!


4 comentários:

  1. Muito bom Antonio Luiz Carlini e Parabéns primo pelo blog estar resgatando a história de nossos pais e avós. Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Antonio Luiz Carlini e Parabéns primo pelo blog estar resgatando a história de nossos pais e avós. Muito bom mesmo. Isso é realmente muito importante. Publiquei novamente porque estava como anônimo.

    ResponderExcluir
  3. Quero registrar neste comentário que citei no texto, vários vocábulos me referindo a elementos endêmicos daquele trecho do território capixaba. Pois, citei arbustos, cipós espinheiros e árvores, sem a devida explicação que estava absorto ao linguajar local. Vi agora que ao menos quatro dos vocábulos são jargões dos hábitos oriundos de regionalismo!

    ResponderExcluir
  4. Parabenizo o amigo e agora também colaborador do blog, Antonio Luiz por seu excelente conto. Todos os jargões usados no texto, certamente devida às minhas origens, me fizeram recordar os bons tempos em que vivi naquele local e com alguns dos descendentes dos protagonistas desse conto.

    Termos como: "Béstia", "Maia", "rizzòtti", "arrediabo" e outras mais comuns como: pau d'alho e calumbi, me arremeteram aos meus tempos de garotice vividos entre parentes e amigos daquela região.

    Já estou ansioso, e certo que os leitores do blog também, pelo próximo conto que por certo já está no forno.

    Abração e mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook